segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

A arte do "Graffiti"

Quem conhece Olhão, sabe perfeitamente onde fica a passagem desnivelada mais conhecida por túnel. Havia, e há ainda, uma casa velha, que confina a sul com "O Brinde", entre dois prédios, no lado direito da avenida, no sentido de quem sobe em direcção à Avenida Bernardino da Silva. Essa casa apresentava um aspecto degradante. Puseram uns tijolos a tapar portas e janelas, provavelmente com o intuito de impedir que drogados ou outros, se instalassem lá dentro.


As "pichagens" foram coisa do passado, no tempo da ditadura ou, até mesmo, depois do 25 de Abril, como forma de fazer uma determinada mensagem política. Aquilo que nós vemos hoje como "pichagens" não tem nada de mensagem a não ser com uma certa dose de vandalismo de uma juventude que não sabe o que e como quer.


Mas, não confundamos as coisas. Uma coisa são essas amostras de vandalismo, outra coisa são umas pinturas que vemos na parede da fábrica J. A. Pacheco ou na parede da Alisuper (antiga Litografia). Nestas últimas vislumbra-se um certo tipo de arte, que há que respeitar e criar condições para que os criativos exercam o seu direito de se expressarem através da sua pintura.


Foi o que fizeram. Azar dos azares. Eram cerca das 18 e 30 de 11 de Fevreiro deste ano, quando se acercarm três polícias e os admoestaram pelo facto de estar a dar outra cor, outra vida, a uma parede. Será que seria preferível deixar como estava? Qual a sensibilidade das polícias para lidar com estas questões? Nenhuma, certamente. E da Câmara? Nenhuma pelos vistos

3 comentários:

Anónimo disse...

boa pergunta.
na camara são uma camada de ignorantes que só conhecem a ameaça do chanfalho
graf

Anónimo disse...

A Camara de olhao numca gostou muito desses moços dos grafitis, mas isto ja sao resquisios do passado.Para quem e jovem e nao viveu o periodo revolucionario, que se viveu em olhao logo apos o 25 de abril de 74 e que nao sabe o que por ca se passou eu posso-lhes dizer, que um dos dias de maiores conflitos entre populares e policia de choque , foi precisamente por causa de uma pintura que estava na parede da camara e que o presidente de entao por tambem nao gostar desta forma de expresao resoveu apagar essa pintura.Resultado, o povo nao gostou ,e para abreviar a historia ,o presidente da camara levou com uma lata de tinta pela cabeça abaixo e a rua do comercio virou em campo de batalha com policia de um lado e populaçao revoltada de outro ,granadas de gas lacrimogenio lançadas pela policia e protamente devolvidas pelos manifestantes tiros de um lado pedradas do outro ,e apolicia de choque teve de bater em retirada para Faro.Bom mas isto sao verdades que muita gente ,pretende apagar da nossa historia local, mas que aconteceu,la isso aconteceu.Ontem como hoje,pinturas e grafitis NAO!E esa a maneira de pensar da nossa autarquia,em vez de criar um espaço,e porque nao uma escola de artes para esse tipo de pessoas,pois como diz o artigo algumas sao verdadeiras OBRAS de ARTE,e onde ha ARTE,ha ARTISTAS!

Anónimo disse...

A MOJU está a tentar criar uma via de discussão e tentar fazer um projecto para apoiar e dinamizar esta forma de arte.

Foi apresentado um projecto para isso que esperamos que saia do papel.

Quem quiser saber do que se trata e comentar deixo o link mas terão que se registar no Fórum:
http://www.takeforum.com/moju/viewtopic.php?t=23&mforum=moju