domingo, 10 de fevereiro de 2008

O lixo em Olhão















Olhão, é sabido, não é das localidades mais limpas do Algarve. Éventualmente haverá falta de cuidado por parte de alguns cidadãos. Terá a ver com a forma como foram educados, terá a ver com a forma como se processa a recolha do lixo, terá a ver com a inoperância da autarquia? Na fotografia da esquerda temos um triste exemplo daquilo que a autarquia põe à disposição dos olhanenses. Perto do painel que representa o sítio onde terá nascido Olhão, a cinco metros da entrada da Casa da Juventude, a 30 metros de uma pizaria e a cinco metros da entrada da Casa da Juventude. Um dia, não se sabe quando, que a antiga sede de "Os Olhanenses" vá abaixo, logo se pensará noutra solução, que certamente não passará de mais um triste remendo.


Na fotografia da direita, estamos num outro ponto do Algarve. A dez metros da estação de correios e frente a vários restaurantes, estes a cerca de vinte a trinta metros de distância. Será que os cidadãos daquela localidade sejam mais cuidadosos com o lixo? Será que a recolha do lixo é feita de uma forma mais consentânea com a realidade? Será que a autarquia quis dar uma imagem mais agradável à cidade? O que é facto é que o aspecto visual é completamente diferente, para melhor, claro. Não choca, não agride.


Pode o senhor presidente da Câmara de Olhão pensar que os olhanenses são porcos, sujos e maus, que não merecem ser tratados com mais dignidade, com mais respeito, mas os olhanenses também estão no direito de pensar que o senhor presidente pouco faz pela generalidade da população, preocupando-se mais com o circulo de amizades que a política lhe tem trazido.


















Sem comentários: