sábado, 22 de março de 2008

A EXPOMAR E O POLIS

Foi oportuna a escolha dos temas da Expomar. Assim, mais umas quantas pessoas ficaram esclarecidas quanto a algumas questões que afectam a ria e a quem nela trabalha.
Mas também ficou claro que o presidente da Câmara de Olhão não está cá para resolver qualquer questão. Quando ele diz que com o POLIS se vai afundar a barra ou os canais da ria, está objectivamente a fugir à questão principal. Não é afundando a barra ou os canais que se resolve o problema da poluição. É, isso sim, atacando as fontes poluídoras e que estão sobejamente identificadas.
Se a própria GNR já teve oportunidade de confirmar o que falta agora? Bem, parece-me que os viveiristas tem que procurar uma forma de luta que não passa por usar bandeiras pretas, como forma de luto. Isso é só uma forma de desviar a atenção dos objectivos, é apenas simbólico, não faz mossa. Os viveiristas tem que se unir, organizar-se e exigir indemnizações às autarquias da Ria Formosa pela mortandade do marisco. Mas, atenção, quando falamos em organizar-se, chamamos a atenção para terem cuidado com as associações, porque na maioria dos casos são associações criadas, inicialmente, para servir a comunidade e depois são completamente desvirtuadas e servem, sim, para usufruto de dois ou três elementos, apenas.
O esgoto, no topo norte da doca, muito provavelmente só terá solução quando o snr presidente sa câmara transformar o porto de pesca em marina, empurrando os "porcos, feios e maus" dos pescadores para um sitio onde irão apanhar com outro esgoto. Bem, pelo menos as eirozes deixam de aparecer com pensos ou óculos...
Os níveis de cobre estão a aumentar? As águas da Ria estão piores? Porquê? Será que o POLIS tem "cura" para este problema? Ficamos à espera para ver...

3 comentários:

Anónimo disse...

o comandante da marinha reis ágoas,o mesmo que levou o patrão do salva vidas a tribunal,num debate sobre as marinas de recreio,disse que o melhor a fazer era por barcos de recreio na doca de pesca.já num outro debate o comandante do porto de olhão,jaime trabucho,também disse que isto seria uma realidade e que ele ficaria contente,com tal decisão.com podem ver as coisas estão bem estudadas e não fáltará muito para a doca de pesca ser transformada numa marina e os pescadores ,e a pesca?

Anónimo disse...

muito obrigado por a coberto do anonimato, porem palavras na boca das mais diversas pessoas, que bem sei nada de parecido disseram.... agora percebo porque à 200 anos os franceses se foram embora... pudera ter de aturar tais murcões.... vai mas é trabalhar, e já agora paga impostos , nao vivas da chulice dos subsidios, grana chulo!

ol disse...

De vez em quando lá surge um provocador a querer tapar o sol com uma peneira. Deixámos passar o insulto para que todos percebam que estamos a fazer mossa nalgumas pessoas. Ninguém está pendurado nos subsídios ou coisa que se pareça. Talvez o autor do comentário tenha algum "tacho" que o "partido" lhe tenha arranjado. Já estamos habituados a essas coisas. Pobre diabo!