domingo, 2 de março de 2008

O lixo em Olhão - 2



Há privilégios e privilégios! Aqui, os caixotes do lixo estão a 10 metros de um pronto a comer e talvez a pouco mais de cinco metros de um prédio de habitação.
Sendo certo que todos nós fazemos lixo e que ninguém quer o lixo à porta de casa, pelo menos que cuidássemos das aparências. É que aqueles malotes ali mesmo à porta de um pronto a comer, não será das melhores coisas a quem lá vai comprar comida. Gasta-se dinheiro em tanta coisa, algumas delas até que são úteis mas que não serão tão prioritárias quanto o aspecto visual de uma cidade "porca". Não, que os habitantes o sejam, mas porque a autarquia está mais empenhada nas obras de fachada do que nas pessoas. O edil não governa para os cidadãos que o elegeram, governa para os seus amigos, para os amigos da "rosa" e este é o resultado.
Vamos pegar nestes "malotes" e pô-los à porta dos nossos autarcas, para ver se eles gostam?

1 comentário:

Anónimo disse...

Olhão
Uma cidade onde até o lixo tem classe, para além do respeito pelo calendário eleitoral.
Pela cidade podemos encontrar os mais diversos modelos de pontos para recolha de lixo. Nas avenidas principais, os modelos são ligeiramente discretos, ornados com alguns materiais nobres e com tampa, basta fazer o desvio ligeiro e logo nos encontramos com um comboio de contentores, verdes, destapados, para que quem vive em frente e passa, possa apreciar a diversidade de cores e odores, ou, o mesmo não se situasse mesmo junto à “Casa da Juventude”.
Isto não é nada, em zonas “menos nobres”, aí sim, é possível apreciar toda a beleza dos contentores, qual instalação de criativos, na diversidade de cores, formas e odores.
No século XXI ainda não foram criados modelos de contentores adequados, tendo em consideração os utentes (grande parte da população pela sua idade não tem capacidade física, para utilizar correctamente os modelos disponibilizados), as regras básicas de higiene e segurança, sem tampa e sem desinfecção regular, não será um atentado à saúde pública?
Para não falar na imagem – essa fica para outras telas…