quinta-feira, 5 de junho de 2008

CENTRO NOSSA SENHORA DO CARMO - FUSETA E A.C.A.S.O.

Duas faces da mesma moeda. O assalto à direcção pela nomenclatura do partido, do P"S". As eleições começam a aproximar-se a todo o vapor. Não é por acaso que o snr presidente da câmara já distribuiu uma brochura da obra feita pela câmara "dele".
O assalto partidário à direcção das instituições de solidariedade social, porém, levanta outras questões a que as pessoas na maioria dos casos não dá o devido relevo. Todos nós sabemos que para além dos 50 ou 60 idosos internados nos lares, há mais umas largas dezenas, até centenas como no caso da A.C.A.S.O., a quem é prestada assistência domiciliária. Entre a contribuição de cada um desses idosos e a parte correspondente da Segurança Social, vamos calcular uma média de 50 euros por mês por utente ou domiciliado. Se tivermos uma população alvo de 200 utentes, teremos, então, qualquer coisa como 10.000 euros de despesa mensal em farmácia. Ao fim de um ano representa qualquer coisa como 120.000 euros. Para qualquer farmácia representa sempre um bom negócio. Mas, estamos falando em 200 utentes quando o número é bem maior
Não constitui novidade que o Dr. Segundo possui farmácias na Fuzeta, em Olhão e em Pechão. Não sabemos se é o fornecedor ou não da A.C.A.S.O. e dos utentes da mesma, mas que estamos perante um negócio bem bom, estamos.
Aquilo que parece um mero assalto partidário também pode transparecer um excelente negócio e não admira, por isso, que o mesmo queira tomar a direcção do Centro Nossa Senhora do Carmo. A ajuda desinteressada tem destas coisas...Só falta saber qual foi o contributo que o dito doutor Segundo deu para a última campanha autárquica do seu conterrâneo Leal. 10.000 euros? Não sabemos mas se foi, são fácilmente recuperáveis...
Não sendo, éticamente, das melhores atitudes, ainda é possível tentar compreender que o presidente da câmara quisesse ser o presidente da assembleia geral da instituição, uma vez que o edifício é propriedade da câmara, e que, como tal, fizesse parte das duas listas concorrentes. O que já não é minimamente aceitável é que o presidente da câmara ande a arregimentar votos para uma das listas em detrimento da outra. É de bradar aos céus mas deste presidente tudo é de esperar.
Esta é a democracia que temos, estes são os políticos que temos. Vão correndo rumores de que funcionários apoiantes da lista que "perdeu" as eleições na A.C.A.S.O. tem sido alvo de alguma perseguição e intimidação por parte da directora executiva. Também não nos admira e quando tivermos algo de mais concreto cá estaremos para denunciar a dita senhora. Será que na Fuseta irá acontecer o mesmo?

1 comentário:

Anónimo disse...

Isto é tipico desta malta que governa a cidade, o assalto que verificamos ás instituições do concelho é apenas a ponta do iceberg. Porque para além dos negócios está o status que confere ser presidente disto ou director daquilo. Claro que haverá sempre perseguições aos que não subscrevem a continuação deste staus quo e a que está a ser levada a cabo contra funcionários da ACASO não é excepção. Porque não temos oposição, que mais do que falar mal ou contra, fiscaliza. E a sua ausência potencia o fartar vilanagem. Basta ver que o tesoureiro da junta é o tesoureiro da ACASO, sendo que a presidente da Junta é a presidente da ACASO. Será aceitavel? Não terei qualquer problema não fora sabermos em que concelho vivemos e com quem lidamos. Não deixem que vos intimidem e continuem, não deixem estas histórias morrer, continuem, pode ser que a malta acorde.