quarta-feira, 18 de junho de 2008

OLHÃO! Poluição na Ria Formosa.

Foi ontem efectuada mais uma descarga de esgotos não tratados para as águas da Ria Formosa. Os locais foram os do costume, esgoto na zona norte da doca de pesca e esgoto do cais T, local de embarque para as ilhas.
Estes esgotos encontram-se em linhas de águas que têm origens em ribeiros. Quando chove, a autarquia desculpa-se dizendo que são águas da chuva. Pois ontem não choveu, e esses ribeiros há muito que estão secos, logo não pode servir de desculpa, o malfadado S. Pedro.
Certo é que estas saídas de esgoto despejaram para a Ria mais uma carga de veneno, e disso fomos alertados por pescadores e viveiristas. Chegados ao local constatámos que o líquido que saía desses dois esgotos era quase preto, que fazia imensa espuma amarelada e era acompanhado de excrementos humanos. O cheiro era nauseabundo e embora passasse pelo local um jipe do ICN, nem sequer se dignou parar, já tão habituados estão a essas situações.
A questão que eu coloco é: Quando é que a autarquia perde a vergonha, e em vez de fazer grandes parangonas na comunicação social, em defesa do ambiente sustentável e da Ria, resolve de uma vez por todas o problema da estação elevatória, uma vez que sempre que abrem as comportas desta estação, o esgotos vem parar directamente para a ria?
Será que estão à espera de uma queixa para Bruxelas? Não se encontram à altura de solucionar o problema, não têm verbas? Estão à espera do Polis? Terão de ser as pessoas a organizarem-se e exigir o fim da poluição para a ria, e já é tempo disso!

3 comentários:

Anónimo disse...

O comentario que nós cidadaos dizemos quando passamos por Olhao, "CHEIRA A OLHÃO" é cracte-
rístico.
Nem abona nada a Camara Municipal
que tem recebido rios de dinheiro
da CE, sabe-se lá para quê, mas os esgotos continuam sem serem trata-dos.
O que à anos se passa em Olhão sobre os esgotos para a ria é uma
vergonha para a Câmara de Olhao.
Mas essa gente tem vergonha??????????????????????????

Anónimo disse...

o presidente da CMO ,e os restantes vereadores, sabem qual o motivo que há esgotos a serem despejados diectamente para a ria sem serem tratados.
porque não resolvem o probolema?Talvez por desprezo que esses autarcas de meia tijela ,têm pelos cidadões do concelho. Se fossem autarcas a sério se quisessem resolver este problema há que séculos que o tinham resolvido.
E sabem porque não o resolvem?porque eles não depedem da ria nem eles nem os familiares deles.
O principal objectivo deles é fazerem negócios com terrenos,foi assim no antigo largo da feira e estrumeira antiga,qual o preço que venderam estes terrenos?e quanto vai lucrar a empresa que os negociou ao preço da uva mijona? E em marim quanto não lucrou a CMO e os amigos desta com a dasefctação do PDM, e a a possivél criação de um campo de golfee de 900 camas?Embora haja pareceres contra tal empreendimento,pois viola tudo quanto é lei da defesa do ambiente, não nos esqueçamos que é reserva agricola ,parque natura 2000, e convencção RAMSAR,além de ser parque natural da Ria Formosa onde as construções da linha de caminho de ferro para sul estão quase prõibidas para quem têm um terreno de familia.Para os poderosos cria-se um PIN e está tudo legal .É asim a democracia deles os governantes.Mas a culpa é de quem vota neles e de quem não vai votar,argumentando que não vai lá fazer nada.Ficando em casa está a votar nos que ganham sempre as eleições.portanto não se esqueçam votem sempre mais que não seja em branco.pois ai estão a desmonstrar o vossso descontentamento contra a classe que nos têm governado até aqui,e que têm enriquecido a custa do poder.
Menino dos Olhos Grandes.

Anónimo disse...

a vereação da CMO só quer é negócios chorudos isto da poluição na ria não não é com eles.
nas próximas eleições voltem a fazer o mesmo,que eles agradecem.
o antigo vereador das obras agora têm tacho na empresa que negociou os terrenos enquanto vereador,vejam lá se os vereadores não tem negócios estranhos,e pouco transparentes.
Floripes.