sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Festival do Marisco - Olhão 2008

Todos nós olhanenses, sabemos que Festival do Marisco em Olhão é sinónimo de confusão. A Av. 5 de Outubro torna-se um autêntico caos, em que os maiores sacrificados são os comerciantes locais e em geral todos os olhanenses, pois o trânsito é alterado e a zona da baixa torna-se um autêntico pandemónio.
Para além disso, um evento que foi pioneiro no Algarve, está a ser ultrapassado. Porquê? Primeiro porque o recinto não tem grandes qualidades para espectáculos ao ar livre, não é apropriado, nem para isso, nem para outras actividades que se organizam nesse espaço. Já se devia ter pensado em fazer um parque de feiras e exposições à altura de Olhão (pois a maior parte das cidades do Algarve já tem um), não só para o festival do Marisco mas também para a feira de S.Miguel e outros eventos que se têm realizado ao longo do ano. Com o dinheiro que se dá a ganhar a Expoalentejo, em poucos anos se recuperava o investimento.
Em segundo lugar porque o preço é, quanto a mim excessivo. Os 12 euros dão direito a uma caneca e a um pires de camarão (congelado??) e a assistir a um espectáculo que, na maior parte dos festivais de verão do Algarve, já é gratuito e em recinto apropriado. Se o F.Marisco de Olhão não se modernizar e se se continuar a insistir no local actual, está condenado.

Falando da Expoalentejo, … como é que se fazem esses contractos? São públicos? Os espaços para a venda do marisco e bebidas também vão a concurso? E as contas do festival, onde se podem consultar? Tem dado lucro ou prejuízo? Como é reinvestido esse dinheiro?
Quais os critérios para distribuição de convites? Por vezes são mais os convidados que os pagantes! São só para a família P.S. e amigos? (Veja-se os convites para a apresentação do filme “Floripes”, em que a primeira sessão foi para os VIPs cá da terra e seus amigos/apoiantes e a sessão da meia-noite foi a pagar, para o povinho que os colocou lá).

Tive conhecimento de uma pré-associação, denominada Somos Olhão, cujo objectivo é levantar algumas questões junto da autarquia, que levem a alguns esclarecimentos junto da população e que obrigue a um prestar de contas por parte daquela entidade. Pelo que li, levanta algumas questões em relação ao festival que vale a pena ler.

4 comentários:

Asulado disse...

Sem querer fazer de "advogado do diabo", compreendo em parte a decisão da Câmara em insistir em realizar o Festival do Marisco no Jardim Pescador, pois é um sítio bastante aprazível nesta altura do ano, com elementos que não se limitam a ser um mero espaço para feiras. Obviamente que há o problema do condicionamento do trânsito numa época já de si complicada, por um período de cerca de 3 semanas, já para não falar no caos de estacionamento, já bastante estrangulado devido ao acesso para as ilhas.
Outra coisa que também me faz muita confusão é que, cada vez que se realiza um evento no Jardim Pescador (não só o Festival do Marisco, mas também a Expomar e a Feira do Ambiente), é o montar e desmontar de infraestruturas, que obviamente a Alentexpo (e não Expoalentejo) agradece.
O ideal seria realmente um parque de exposições permanente com uma localização tão aprazível quanto o jardim. Sinceramente, não me ocorrem soluções.
Não é segredo para ninguém que as empresas municipais são estratagemas legais para que as autarquias possam agilizar procedimentos que, de outra forma, estariam sujeitos a concursos públicos. Penso que será preferível denunciar o sistema vigente do que casos isolados.
falei há dois anos sobre o processo de entrada no festival, pelo que não me vou repetir.
Sobre a antestreia de 'Floripes', uma correcção: a sessão destinada ao povão (na qual estive presente) também foi gratuita.

costa disse...

Caro asulado,agradeço as correcções no que toca ao nome da firma do monta e desmonta, e concordo plenamente,que alguma coisa se passa pois ainda não está a terminar um evento logo outro começa, mas em vez de se aproveitar o que já está montado ,não,desmonta-se e volta-se amontar. Quanto á estreia da Floripes no cinema, comentei assim porque fui com entusiasmo para poder ser um dos preveligiados a assistir e a pagar, por um filme de uma lenda de Olhão e em que a maior parte do actores são de Olhão, quando me deparo com a triste realidade a estreia é gratuita e para convidados,infortmartam-me que só podia ir a sessão da meia noite e eu resolvi ir-me embora e voltar no outro dia ,(por isso eu pensar que a sessão seguinte seria paga) não me arrependi,pois além do filme ser um espéctaculo(actores a maioria amadores mas que representaram como profissionais),também os comentários do publico pagante, foram outro espéctáculo.
Concordo que o local é aprazível mas quem vai a um festival de marisco quer é comer bem e ter condições para ver o espétaculo.
Quanto ao local se for bem organizado e tiver boas condições de estacionamento quem vai a sitio vai a outro.
Quanto a ser advogado do diabo ,não concordo o que se pretende neste blog,é que exista discusão pois é da divergêcia de opiniões que podem nascer ideias interresantes para os moradores do concelho de Olhão.

Anónimo disse...

Cuidados que estão a estragar a festa do marisco!
Os camarões congelados e salgados
Com uma caneca VERMELHA pra berr
foram 12,50 euros p/ pessoa sera por ser PORTUGUÊS.
para ouvir os ....... ANJOS.......
Não gostei de ter que "comer " camarões a 10 euros duas espetadas(nem um meti a boca) e pagar! Faço reclamação a quem! Éramos meia dúzia de pessoas pai e filhos, os ditos estavam mal passados crus e cheios de ferrugem das chapas!
o arroz de camarão e de cru ! as ostras enfim! o os camarões tigres MENOS mal foi o que salvou
A noite! Com umas cervejolas para entreter os doces!

Anónimo disse...

Cuidados que estão a estragar a festa do marisco!
Os camarões congelados e salgados
Com uma caneca VERMELHA pra berr
foram 12,50 euros p/ pessoa sera por ser PORTUGUÊS.
para ouvir os ....... ANJOS.......
Não gostei de ter que "comer " camarões a 10 euros duas espetadas(nem um meti a boca) e pagar! Faço reclamação a quem! Éramos meia dúzia de pessoas pai e filhos, os ditos estavam mal passados crus e cheios de ferrugem das chapas!
o arroz de camarão e de cru ! as ostras enfim! o os camarões tigres MENOS mal foi o que salvou
A noite! Com umas cervejolas para entreter os doces!