quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Novo ano em Olhão! Onde Param os 6 milhões da Educação?

Vou começar o ano a perguntar ao presidente da CMO Francisco Leal, se sabe, que as tarefeiras das escolas do ensino básico receberam ordens para ficar em casa, pois a CMO responsável pelo pagamento do seu miserável ordenado não tem dinheiro para lhes pagar!
E digo miserável ordenado porque elas trabalham 4 horas diárias e recebem da CMO a miserável quantia de cerca de 100 euros por mês! Sim digo 100 euros! E sem direito a subsidio de refeição, nem subsidio de férias e de Natal.
Mas mesmo assim a CMO não tem dinheiro para lhes pagar!
O que fez aos 6 milhões de euros que disse aos órgãos da comunicação social que tinha para gastar com as escolas do ensino básico?
Gastou-os todos em fogo de artifício?
E quem cuida agora dos nossos filhos?
E os alunos que têm deficiência física quem trata deles?
O que dizem os partidos em Olhão sobre esta vergonhosa situação?

Srº presidente responda a estas questões, ou demita-se por a CMO estar falida, mesmo depois dos empréstimos que pediu à CGD de 4,5 milhões de euros, ou será que a CMO comprou fundos do MADDOF?

39 comentários:

Anónimo disse...

ãntão xico zé o que fizeste á massa ardeste toda a narda nã sobrou nada para as escravas das tarefeiras 100 euros por mês móss isso mais parece a china.

Anónimo disse...

pois é essa a triste realidade do nosso concelho.gasta-se um fortuna em fogo de artificio e paga-se ordenados de miséria a tarefeiras para cuidarem dos nossos filhos.
e mesmo assimo presidente não tem dinheiro para lhes pagar e manda-as ficar em casa.quem cuida dos nossos filhos os professores ? esses tem muito mais que fazer ,pois a funçao deles é ensinar e a actual ministra nem tampo para issso lçhes deixa com tanta reunióes e papelda que têm de preencher.
sr presidente explique lá esta situação,é verdade ou é mentira?

Anónimo disse...

porca miséria só sabem falar do leal a culpa é das juntas.

Anónimo disse...

desculpe lá ó costa mas o mandatário de francisco leal não foi o gonçalo amaral mas ao que parece o advogado dele.
mas isso não tem nada de grave pois o que interessa no artigo é a CMO assinar um protocolo com o governo que se responsabilizava pelos pagamentos ao pessoal não docente nas escolas e agora despede mais uma série de pessoas,aumentando assim ainda mais o desemprego no concelho de olhão . além de olhão já ser o concelho com maior percentagem de desemprego no algarve ,o presidente preferiu gastar 150000euros em fogo de artificio ,que se queimaram em poucos minutos e não deram de comer a ninguém do que arrecadar esse dinheiro e agora ,não tomava essa medida.
mas o ordenado do leal e dos vereadores está assegurado ,por isso ele não se preocupa em dar um pontapé no cu daqueles que cuidam dos nossos filhos.
Um pai revoltado por o filho na escola Nº4 ter ficado sem tarefeiras.

Anónimo disse...

boa costa há que denunciar todas as situações para eles não pensarem que é com foguetes as pessoas comem.
será que o chico leal também manda agora o vereador anónimo comentar que se está a falar mal? eles se tiverem vergonha vão ficar mais caladinhos que uns ratitos na toca ,ou seja na sede do ps e na cmo.

Anónimo disse...

Como esse senhor está enganado e vem para aqui enganar os outros.
Quem foi o mandatário de Francisco Leal nas últimas eleições foi o advogado Antonio Cabrita.Eu estava em trabalho lá na apresentação da candidatura.
Se querem fotografias sobre o caso eu posso enviar.

Anónimo disse...

Também deve-se dizer que as tarefeiras que estão nas escolas ou em creches são aquelas pessoas que estão do funde de desemprego e que ao fim do mês recebem o subsidio de desemprego.
Iglorantes.

costa disse...

como já repararam retirei a informação errada que tinha passado para o post ,pois a informação ,que me tinham dada sobre gonçalo amaral não conrespondia á verdade .e como diseram aqui vários leitores ,de facto o mandatário do francisco leal foi o António Cabrita .obrigado pelo reparo ,e peço desculpa pelo engano.

Anónimo disse...

pelo ultimo comentário que deve ser de alguém da vereação ou da familia politica deles confirma-se
as escolas do ensino básico estão mesmo sem tarefeiras.
mas isso para esses senhores não é importante pois se calhar já não tem filhos em idade escolar,e não sabem o que é ter escolas sem tarefeiras e com alunos defecientes ´de 1º grau e sem mobilidade nenhuma. quem os ajuda a fazer as tarefas equem vai com eles à casa de banho ,só se for algum vereador ou presidente de jinta lá fazer voluntariado.o que não me parece que sejam pessoas para tal.

Anónimo disse...

Bem esse caso já é outro . Agora dizer-se que recebem cem euros ou duzentos tendo a receber o subsidio de desemprego é outro coisa completamente diferente.Olhe que estou consigo.

Anónimo disse...

o masi importante e revoltante desta situação é que a autarquia firmou um protocolo com o governo.em como assumia a responsabilidade do pessoal não docente .e assim que está sem verbas quem vai para a rua é o pessoal que está a recibo verde.
e que ganha uma miséria de 1.5 euros á hora para cuidadar dos nossos filhos.
entretanto as escolas do ensino básico vão ficar sem essas tarefeiras que fazem nas escolas o trabalho das auxiliares de esducação.

a pergunta e o esclarecimento que ainad não vi neste blog é a seguinte, quem se responsabiliza de algum acidente mais grave que aconteça ,nas escolas por causa da falta de tarefeiras?
quantas tarefeiras existem nas escolas do concelho nesta situação?
quanto tempo prevê a autarquia que essa situação se mantenha?
e porque motivo mandaram as tarefeiras para casa?
será que vão ser os professores a desempenharem essa função? ao que sei os professores mal tem tempo para as aulas e reuniões e preencher os papéis do magalhães.será que também terão de fazer o papel destinado a essas tarefeiras?
a CMO não tem dinheiro para as tarefeiras e irá ter dinheiro para pagar a internet dos alunos por causa do magalhães?
são questões como essas ,que a autarquia devia esclarecer, a polpulação.

Anónimo disse...

os fundos do madof que o leal comprou foram as obras mégalóna-mas que fez desde uma biblioteca sem livros(como gostava de ver em olhão uma biblioteca como a de portimão, repleta de livros para todos os gostos e aberta o dia inteiro sabados incluidos)
um auditório ,que veremos quem vai servir(irão servir os mesmos de sempre adeptos do beija mão ao chico leal?) um parque de estacionamento com 2 pisos abaixo do solo onde um está sempre ás moscas e com as luzes acessas mas com um elevador avariado há mais de 2 meses.e pelo que se vê esse parque serve práticamente a superficie comercial que está mesmo ao lado.pois caso contrário ainda mais ás moscas estaria.já agora quem sabe qual é a despesa mensal do funcionamento desse parquedesde a electrecidade a seguranças ?não deve ser nada barato.
outra das razões que os esgotos clandestinos continuam a despejar e a envenenar as águas da ria é a autarquia ,não saber como resolver o problema dos esgotos clandestinos.´cambada de inconpetentes.e poluidores.
mas dinheiro para foguetes e carros topo de gama eles têm pois a vereação foi toda contemplada com audis a4 e ao que parece at´´e a secretária do presidente teve direito a um audi a4 embora mais pequeno.para isso há dinheiro com fartyura para as tarefeiras o dinheiro esfumou-se.
belo exemplo em ano eleitora.querem que lhes diga uma coisa o ps nesta eleiçoes autárquica, e com actos destes, vai levar mais porrada que o burro do cigano.
para já o psd apresentou um candidato mediático,é só ele abrir a boca e as televisões correm logo atr´s dele portanto PS de olhão ou correm com o leal e arranjam um candidato capaz ,ou é desta vez que o ditado que diz que "o ps até pode por o pato donaldo como cabeça de lista e ganha sempre em olhão"vai por água abaixo
cuidade socialistas acordem ou perdma autarquia!
Um socialista descontente que não vota no leal.

Anónimo disse...

o individuo de 8 de Janeiro de 2009 23:38 escreveu o seguinte: "porca miséria só sabem falar do leal a culpa é das juntas."

parece-me insensato pois a culpa e os méritos são de quem manda. ou o presidente não vai cortar fitas a todo o concelho?

por essa ordem de idéias a culpa deve ser do porteiro,não!talvez do motorista ou da empregada de limpeza!?!?

a cadeira quente onde se sentam está prestes a ser limpa...pânico!!!

Anónimo disse...

os presidentes das juntas nesta matéria estarão ao lado das culpas?

Anónimo disse...

a culpa é do mata cães que anda na espreita?
aculpa e sempre de quem gere a autarquia!

Anónimo disse...

quem gere uma autarquia deve saber todas as necessidades dos seua minicipes,ora se não sabem que as escolas precisam de tarefeiras para funcionarem como deve ser,então são muito incompetentes.
quem é o responsável pela educação em olhão?
se é que há alguém responsável de alguma coisa.
quem é o responsável pelos mercados de olhão não cumprirem as regras de higiene e segurança ,que não cuprem?
pois o sistema de HACCP não está a ser cumprido nos mercados de olhão,alguém é responsável?
atoda a veração aprova varios documentos numa sessão de camara de 2 de abril de 2008 ,contra o parecer juridico e técnico da CMO e o que acontece o presidente diz que a acta que o olhão livre apresentou é falsa.
afinal em que ficamos?

Anónimo disse...

Novidades graças a este post do olhão livre,a CMO já deu ordens para que as tarefeiras que davam apoio aos deficientes se apresentem ao serviço na próxima 2ª feira.
porque será ? então era mentira e agora já deram ordem em contrário?
Afinal sempre é bom existir o olhão livre,pois assim a presão de determinadas coisas,que este blog faz á actual veração sempre serve para alguma coisa.
claro que noutras como o do favorecimento a determinadas pessoas e gruposimobiliários é mais complicado ,voltar atrás pois o carcanhol recebido,ou outros favores não deixam que se volte atrás com tanta facilidade.
continuem olhão livre ,quando eu souber de alguma coisa que não ache legal digo-lhes logo.
Um pai revoltado por o filho não ter tido tarefeira nos ultimos dias.

Anónimo disse...

bom sempre é bom existir este blog.
pois se não fosse isso o assunto não era discutido e como o ano passado somlá para o fim do mês é que voltavam a por as tarefeiras .
assim foi de um dia para o outro.
continuem olhão livre e não liguem ás más linguas.

Anónimo disse...

Não foi por causa das reclamações deste blog. que as tarefeiras das escolas vão voltar ao serviço segunda feira. Mas sim das funcionárias da acção educativa que reclamaram aos executivos das escolas que não davam conta do serviço com tão pouco pessoal.
Algumas chegavam a trabalhar 10 horas.

Anónimo disse...

Não foi por causa das reclamações deste blog. que as tarefeiras das escolas vão voltar ao serviço segunda feira.
Ainda bem ! Mas se por acaso nao tivesse aqui aparecido entao talvez podessem esperar mais um mes! Nao e mentira porra ; este ano e ano de eleiçoes e o PS nao se arriscaria a isso , apesar de a CMO estar de tanga como dizem alguns.

Anónimo disse...

Há cerca de duas semanas que os funcioários reclamaram à câmara a falta de pessoal nas escolas.
Eestavam a fazer horas a mais.

Anónimo disse...

Devo esclarecer que as tarefeiras ainda estavam ligadas ao ministério da educação.

Anónimo disse...

Em relação a contratação de pessoal na cãmara, até parece que é feito por aqueles patrões que nem a quarta classe têm, pois mete-se um anuncio do jornal e lá se metem mais seies funcionarios, que não se oercebe bem o que é que são afinal.
Quem é que viu o aviso no correio da manhã para contratar 6 pessoas para prestar seviço equiparado a bombeiros recrutas?
Então já não há concursos publicados no Diario da Republica, e os funcionarios são o quê bombeiros ou outra coisa qualquer? esta ainda não percebi, e os outros bombeiros profissionais nada dizem? e isto sem falar das responsabilidades do proprio comando.
Até nas questões de segurança dos olhanenses já são aldrabados. que lhes arda a casa deles.

Anónimo disse...

para quem não sabe engole tudo.o que que é verdade é que quem paga ás tarefeiras que estão a recibo verde , é a CMO.
e isso das tarefeiras trabalharem dez horas por dia,só se forem as que são efectivas pois as que estão a recibo verde ,só trabalham 4 horas a 1.5 euros´por cada hora de trabalho e não têm subsidio de refeição essa é a verdade ,e quem a desmentir é mentiroso.
e aos mentirosos já se sabemos o que mais tarde ou mais cedo acontece.

Anónimo disse...

é por isso que temos os bombeiros revoltados.mas já não só os bombeiros há muito mais gente revoltada e estas eleições o ps vai levar uma panada que nem sabe onde vai parar.

Anónimo disse...

os gajos do ps e daCMO que vem aqui comentar metem os pés pelas mãos e as mãos pelos pelos
pés.1º diziam que as tarefeiras estavam no fundo de desmprego.2º diziam que as mesmas tarefeira trabalhavam 10horas,depois dizem que tarefeiras que estão ligadas ao ministério da educação quando na realidade muitas delas estão numa situação de trabalho precário e a recibo verde.
festas e festinhas dá este resultado.cuidade que o gonçalinho anda a vasculhar os blogs de olhão,será desta que vai tudo preso?´
bom só falta também dizer que é o martins da junta de quelfes que não deu o dinheiro para o papel higiénico como daquela vez da escola Nº4,em que os pais foram fazer queixa ao correio da manhã.

Anónimo disse...

cuidade o gonçalo amaral já tem um gabinete só para consultar os blogs de olhão ,se só metade do que dizem for verdade pode mandar prender muita gente.
mas para isso também terá de prender alguns do psd.

Anónimo disse...

na minha ópinião o gonçalo amaral só é candidato a olhão porque o olhão livre desmas carou o compadrio que existe em olhão entre oxico leal e as figuras de proa do psd entre eles o prof.alberto e os sebastiões o coelho e o costa pois todos eles estão vendidos ao leal.
o olhão livre ao desmascarar isso publicamente fez que o mendes bota se virrá-se para o gonçalo amaral.
agora é a vez do ps mudar de candidato pois com o xico enterrado em merda até ao pescoço vai ser presa fácil para o gonçalo amaral que é um candidato muito mais mediático que o xico leal,e assim que ele abrir a boca as televisões vem logo a correr.e neste aspecto o leal é um coitado pois só tem nariz e uma cabeça que pensa abaixo do cinto.

Anónimo disse...

Ao CM
O sr. pelos vistos deve ser jornalista e se andou a trabalhar quando da apresentaçao do Leal e do Antonio Cabrita isto ha quatro anos atras ; pergunto-lhe o que andou o Sr. a fazer antes e depois ? Pois ainda nao consegui ver nenhuma denuncia ou "mentiras e calunias" suas em parte nenhuma sobre o que se tem passado e passa em Olhao ,chamar ignorantes aos outros mas manter-se calado tambem e um bom sistema

Anónimo disse...

móm leal tás tramado com este blog que não te dá descanso.com tanto trabalho tás mesmo a precisar de umas férias.e ainda porcima ,vais ter o judite á perna.

Anónimo disse...

Contratam-se uns dispensam-se outros!
Pois é meus amigos é essa a realidade que se vive por cá. Quantos de vós sabem da contratação de uns supostos funcionarios para funçoes equiparadas as de bombeiros! Seja lá isso o que for...
Então e quantos de vós conhecem a realidade vivida pelos nossos soldados da paz olhanenses?!
Lamento informar mas não é nada boa, voluntarios utilizados para poupar uns euros que sao gastos na mesma a encher os bolsos dos senhores de poder, municipais sem carreira, há pois é meus amigos! Olhão deverá ter o unico quartel de bombeiros do mundo em que apenas existe um posto.
Sem falar na garagem que se transformou para o senhor presidente ir trocando de automovel, ainda nao percebi se aquilo é um quartel de Bombeiros ou um posto do elefante azul!
Como se tudo isto não basta-se, é um negocio de familia em que a qualidade fala por si...Será que o filho do actual será também comandante?! Acho que vou mudar de cidade!
Quero desde já deixar o meu munto obrigado a todos aqueles homens e mulheres que todos os dias tem a coragem para enfrentar mais um dia em condiçoes desumanas....sim ESTAMOS EM 2009...NÃO ERA PARA ESTE ANO UMAS NOVAS INSTALAÇOES??
Senhor presidente da treta, queria uma ambulancia branca comprasse uma!
Acreditem que a maior vergonha deste conselho vive-se entre as paredes dos nossos bombeiros!Investiguem e veram os bichos cabeludos que andam por lá!

Anónimo disse...

é por essas e por outrs que as pessoas por vezes falam mal dos bombeiros.
mas se calhar é mesmo com este olhanense diz o cargo de chefe de bombeiros passa de geração para geração um pouco há imagem dos nossos politcos locais.
o pina pai deixa o legado ao pina junior ,deixa um legado e uma carrada de tachos,mas mesmo assim o pininha não tem coragem de enfrentar o xico e dizer-lhe assim mesmo mom ó leal vai é já endadande,pois essenegoicezinhe da quinta j.ourem
ainda vai dar cabo de ti.
o peres da coltura, deixou em herança a junta de freguesia para a mulher.oramirez tem a mulher deputada na A.R. mas é o mesmo que lá não estivesse pois nada faz em favor de olhão.
parece que nos bombeiros é a mesma coisa e o lugar de chefe ,vais passando de pais para filhos .desde que digam amem ao xico est´tudo bem mesmo que os bombeiros continuem sem condições.

Anónimo disse...

hoje a veração anda em campanha eleitoral em algumas escolas do concelho.será que já se esqueceram daquilo que prometeram o ano passado e não cupmpriram?há escolas no concelho que na ultima vez que o leal lá esteve disse que se sentia envergonhado ,por essa escola estar no concelho,que ele era presidente ,pois mais parecia uma escola do 3º mundo que uma escola da U.E.! hoje ao vositar essa mesma escola pensa que algumas pessoas se esqueceram do que ele prometeu?não as pessoas sabem bem as promessas que ele fez e não cumpriu.e pode prometer o que prometer ,pois se não fizeras obras e só mais uma vez apelidado de mentiroso .o que não é novidade para ele, com tantas promessas que
mas para os seus campangas desde que garantam o tacho está tudo bem,e ao que parece já fez as pazes com o clandestino grupo dos pinas.
o que faz ter em poder dele um filme.é isso.

Anónimo disse...

foi por isso que o meu filho me disse que tinham aparecido na escola umas pessoas muito bem vestidas.

Anónimo disse...

começaram a fazer campanha eleitoral foi só aparecer o candidato oficial do psd que não é do sistema. do alberto,pelo menos até ver.

Anónimo disse...

o que estes politicos tem andado a fazer até agora.como não tinham oposição só pesavam em negócios imobiliários caso da quinta j.ourem(afinal o pavilhão estão ou não estão construidos em terrenos que não são da CMO?).e como os terrenos onde eram a antiga estrumeira ao pé das barrequinhas.
e com alteração ao pdm da quinta de marim onde mesmo contra uma série de pareceres,os nosos autarcas querem á força fazer um hotel com 900 cams e um cmpo de golfe .mais uma fonte de ppoluição a juntar ás outra que jáexistem na ria .dos esgotos e da etar de poente não querem eles saber.pudera o bruxo foi um dia ao mar com o sogro e viu que trabalhar nos viveiros cansa e a agua ,até é molhada.
e disse ao sogro olhe isto para mim não é.
o pininha com o negócio do carcanhol também se está borrifando que as ameijoas morram ou não pois o negócio dele está sempre assegurado.pois se houver mortandade no cacanhol logo ele pede mais subsidios para o carcanhol.e a ele vem-lh e tudo aprovado.aos que morrem as ameijoas e´sses é que selixam.

Anónimo disse...

nas próximas eleições as pessoas tem opurtunidade de correm com esses mentirosos que prometem mas nada fazem a não ser obras malucas e só para gastar o nosso dinheiro ,pois a gente em olhão cada dia que passa estamos pior as ruas estão cada vez mais esburacads, os esgotos estão cada vez mais sujos. o lixo cada vez é mais na zona do levante.e eles só sabem é comprar carros de luxo par eles.
portanto nas próximas eleições rua com essa cambada toda.vão vergar a mola para saberem o que custa.

Anónimo disse...

Nã...vão lá continuar os mesmos de sempre. Seja o Leal ou Pina mai novo, que o papá tá orientado. mai dia menos dia tá esse no poleiro. Depois de sair este que lá tá. Foi galo o filho do outro ter-se atravessado, o marido da outra a quem deixou a junta fazia contas de lá ir ocupar o gabinete. A familia é toda a mesma, ao bom estilo de Corleone, mas em Olhão. Temos uma oligarquia do PS que manda nisto há mais de trinta anos e que ninguem se iluda que não saem ás boas. Têm as associações todas na mão, da ACASO aos Bombeiros, distribuiram durante três décadas empregos como o Major distribuiu micro-ondas e frigorificos. O filho do Pina é um estereotipo disso mesmo, o rapazola nunca vergou a mola, mas é só tachos. Deve ser por causa do curriculo, tem uma linha e diz filho de...Imaginem lá essa oligarquia perdesse a Camara? Têm a cidade na mão, os serviços todos, os amigalhaços em sitios chave, é que é sem hipotese, se o Gonçalo ganhar não o deixam trabalhar, a cidade fica parada durante quatro anos. O melhor que ele fazia era ir-se já inscrever nos Rotários, diz que é ideia para arranjar colinho. Deixem-se lá mas é de histórias que a maior parte da malta nem sabe que este blog existe, seremos uns dois outrês mil, mas a cidade ´bem maior, muita malta precisa, mas precisa mesmo, desta corja do PS para sobreviver. Num arrepio aos ensinamentos de Confuncio, pois o que esta malta fez foi distribuir peixe em vez de ensinar o povo a pescar. Assim é que os mantêm dependentes e subservientes. Isto para ir, só lá vai á porrada. Tamos a precisar é da Carbonária outra vez...

Anónimo disse...

pois pois j.pimenta é que é!
é só falar mal então o homem do filme não sabe o que é trabalhar? só o trabalho que ele teve para fazer aquele filme ,eo trabalho que tem tido para ele não ser mais divulgado.vamos lá ver se o leal cumpre a promessa e não empresta o filme a mais ninguém.