quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

O LIXO DE CÂMARA!

Um cidadão anónimo procurou um fiscal da câmara para fazer entrega de resíduos de plástico das estufas, tendo sido encaminhado para a nova lixeira a que deram o pomposo nome de eco centro da Câmara Municipal de Olhão. Quando se preparava para depositar o lixo surge-lhe uma brigada da GNR, que lhe levantou um auto, enviado para o Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território. Valeu-lhe o testemunho do dito fiscal para o arquivamento do processo. Sobram-nos, porém dúvidas quanto à legalidade do dito eco centro; é que o mesmo se situa a poente do cemitério novo, em terreno que consta das plantas das Reservas Ecológica e Agrícola. Diga-se que consta na planta da REN por existir um curso de água. Ou seja de uma só vez a autarquia desrespeita o espaço daquelas duas plantas, em que qualquer delas interdita a utilização dada. Senão vejamos:

Planta da REN:

art.26-Sem prejuízo....são interditas as seguintes acções:

A instalação de aterros sanitários, parques de sucatas, lixeiras,...

art.27-Os espaços naturais abrangem linhas de água...

art.28-Nos espaços agrícolas...são interditas as seguintes acções:

A instalação de lixeiras

Para além de tudo, não há qualquer placa identificadora da propriedade do prédio, nem da licença de funcionamento. A GNR deveria começar por aí. Tão célere a levantar o auto ao cidadão comum e tão cega quanto á autarquia. Será que a Administração Pública, central, regional ou local estão acima das leis? Parece que sim! A Camara Municipal de Olhão é campeã das infracções às leis do ambiente e consegue mesmo o apadrinhamento da hierarquia do Poder.

Tema a merecer outros desenvolvimentos em:

http://somosolhao.blogs.sapo.pt/


6 comentários:

Anónimo disse...

a CMO é useira e vezeira em desrespeitar o ambiente.pansa a CMO e em especial o seu presidente que pode poluir o ambiente do seu concelho,à vontade que ele é incolume a tudo.
e além disso a cmo ate faz uma feira de ambiente uma vez por ano .como tal,pensa que a CMO pode poluir à vontade sem dar cavaco a ninguém.
alei diz que o poluidor deve pagar , mas todos nos sabemos que esta autarquia é responsavél por uma série de atentados ao ambiente ,e não sofre nada por isso.até quando?

Anónimo disse...

tamvbém no site da CMO ele diz que em matéria de esgotos a ria está limpa ,e todos nós sabemos que os esgotos continuama desaguar na ria sem serem tratados. mas nós cidadões pagamos todos os meses na factura da agua uma determinada importância à CMO para o saneamento básico ,por isso a CMO tem a responsabilidade de tratar todos os esgotos e isso não acontece.pois a vergonha continua,no cais de embarque para as ilhas existe um esgoto que vocês tem falado no olhao livre que é um autêntico atentado´`a cidade de olhão pois cada dia que passa a vergonha é maior .e aCMO e o seu presidente encomendaram um trabalho a uma empressa de computadores para colocar no site da CMO que a ria está limpa no concelho de olhão .Grande Mentira.sr presidente.a RIA no concelho de olhão cada vez está mais poluida.
tenham vergonha e tratem a ria como deve ser pois ela é responsavél pela sobrevivência da maior parte da população de olhão.é a ria ,e as pescas que fazem que essa cidade exista em matéria de sobrvivência não o turismo como desde à uns tempos lhe meterm na cabeça.na cabeça e se calhar nalguma conta.pois o que se tem passado coma invasão de olhão, de grandes grupos imobiliários não acontece por acaso.

Anónimo disse...

olha olha o psd acordou,mas se calhar está dividido,pois em casa de determinado prfº do psd os votos vão para o ps.
vota mas não no mesmo.

Anónimo disse...

querem saber mais sobre este assunto vão ao forum olhao e busquem por lixeira em céu aberto.
juntamente coma poluição na ria formosa e o desporto é um dos tópicos que masi discusão tem no forum olhão.
força olhão livre o vosso blog fez acordar uma série de gente que andava adormecida.
talvez graças aos blogs que nasceramem olhão
nos ultimos tempos,tivesse nascido o forum olhao que neste momento é o sitio mais visitado na net sobre os problemas do concelho de olhão esta-mos com cerca de 55000 visitas em menos de 2 meses.
por enquanto o poder não controla a net há que aproveitar esse meio de divulgação práticamente gratuito.

Anónimo disse...

já nem o C.M vota no cds,o lemos vai-te dar uma repreesão por escrito

Anónimo disse...

como é que o sepna pode querer multar uma pessoa por querer por pláticos naquela lixeira. se é o sepna que quando algum cidadão faz queixa por causa dos esgotos não tratados que estão a poluir a ria diz que não pode fazer nada.não pode ou não quer o responsável por os esgotos serem tratados é a CMO a culpada pela poluição na ria.