sábado, 31 de janeiro de 2009

TEM CONDIÇÕES PARA CONTINUAR?

34 anos depois do 25 de Abril, o Povo começa a erguer-se contra a podridão que grassa na nossa (deles) democracia. Um pouco por todo o lado, começam a surgir movimentos de cidadania que questionam o Poder autárquico e o Poder central. Um pouco por todo o lado vão aparecendo sintomas de irregularidades, e uma coisa nova que ainda não é "crime": gestão danosa.

O Povo vai continuar a pagar a factura de tudo isto, através de impostos ou de qualquer outra forma. O País vai-se afundando à medida que se vão tendo conhecimento desses mesmos crimes. O governo vai injectando dinheiro em bancos que já deveriam ter fechado ou nacionalizados, com pena dos cada vez mais ricos.
Ricardo Espirito Santo Salgado quando apresentou as contas do Bes até ficou admirado com os lucros que o seu banco teve, apesar de uma crise nunca antes vista. Certo é que o Estado (todos nós) deu o aval para pedir mais dinheiro emprestado para os seus negócios chorudos (não tem offshores? o que é a ESCOM?)
O caso Freeport veio despoletar mais um escândalo. Pode até José Sócrates não ter recebido luvas, mas que a forma apressada como tudo se resolveu, é muito estranha, é. E, bem pode José Sócrates fazer-se vítima de uma "cabala" que ninguém já vai acreditar na sua completa inocência. Na mente de qualquer português, José Sócrates está atolado até ao pescoço (até pode estar inocente). Mas, se José Sócrates está a ser penalizado por esta bronca, que devemos dizer também da oposição? Zeferino Boal, o homem que denunciou a situação, enquanto membro da Assembleia Municipal, pelo CDS, disse perante as câmaras da SIC, que dentro do partido o mandaram calar. Já é hábito encobrirem-se uns aos outros. A questão dos submarinos quando Paulo Portas era ministro da defesa, nunca ficou cabalmente esclarecida, bem como o caso SIRESP ou como o caso do Casino de Lisboa. Política podre. Democracia podre é o que temos, onde uns e outros procuram proteger-se na repartição do bolo.
Perante isto, terá José Sócrates condições para continuar a governar-nos? Penso que não. Demita-se, pura e simplesmente, senhor engenheiro
!

7 comentários:

Anónimo disse...

ISTO É RESULTADO DA CRISE FINANCEIRA
TAMBÉM É RESULTADO DESTA VERGONHA NACIONAL E MESMO MUNDIAL, NEM NOS PAÍSES QUE SE DIZEM DO 3º MUNDO; O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA BANCA PORTUGUESA!...
- VEJAM O EXEMPLO QUE O BCP ESTÁ A DAR AO PAÍS, EM QUE O BANCO DE PORTUGAL TAMBÉM TEM CULPA:
- CONTINUA A EXTORQUIR E A SAQUEAR DINHEIROS DAS CONTAS DAS VÍTIMAS (CLIENTES) SILENCIADAS E INDEFESAS, DANDO SEGUIMENTO PARA O BANCO DE PORTUGAL COMO SENDO DÍVIDA DE INCUMPRIMENTO (CRC) DO CLIENTE. ASSIM DESTA FORMA O CLIENTE FICA CADASTRADO NO BANCO DE PORTUGAL PARA TODA A SUA VIDA, NÃO PODENDO FAZER QUALQUER MOVIMENTO BANCÁRIO... ENQUANTO OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS CONTINUAM INTOCÁVEIS E AINDA GOZAM...
bcpcrime.blogspot.com

Anónimo disse...

façam como eu ,tinha lá uma conta e acabou-se a papa oara eles!
agora chupem no dedo se todos fizerem isso querem ver eles já não mamarem mais!

Anónimo disse...

o zézito assim que se apanhou a liderar o governo uma das primeiras medidas foi criar os PIN.assim passa por cima de tudo o que é legislação .mas será legal?
o ministério do ambiente é aquele que mais negócios escuros propociona!
ve-se pelo algarve a merda que tem feito nos ultimos anos .os directores do PNRF mudam a todo o instante porque será?
perguntem ao chio cara dura pois ele está metido em muitos deles .quinta de marim?????$$$$$$$
não sei ao certo se coloco pontos de interrogação ou cifrões pois o meu computador não temo digito das luvas.
quantos apartamentos no marina vilage? CALHOU A QUEM APROVOU O PROJECTO SEM HAVER PLANO DE PROMENOR PARAA ZONA?

Anónimo disse...

depois do comentário do trabalhador camarário nada melhor que isto para exemplificar.Vamos fazer tb uma na camara de Olhão?


A MÁFIA DA MADEIRA... Onde isto Chegou!

Verdadeiramente escandaloso, por cá, em terras lusas, também existe, embora mais camuflada, e em menor escala, também devido, o escândalo, à dimensão do território, que na Madeira é muito mais significativo, pois a concentração de poderes mafiosos são em elevado grau “Per capita“.

Recebi, os seguintes dados via e-mail, de pessoa devidamente identificada.

Pode-se de certeza concluir que a ilha da Madeira encontra-se completamente minada..vejamos(vale a pena ler até ao fim).

Alberto João Jardim - Presidente do Governo Regional
Filha - Andreia Jardim - Chefe de gabinete do vice-presidente do Governo Regional

João Cunha e Silva - vice-presidente do governo Regional
Mulher - Filipa Cunha e Silva - é assessora na Secretaria Regional do Plano e Finanças

Maurício Pereira (filho de Carlos Pereira, presidente do Marítimo) assessor da assessora
Nuno Teixeira (filho de Gilberto Teixeira, ex. conselheiro da Secretaria Regional) é assessor do assessor da assessora

Brazão de Castro - Secretário regional dos Recursos Humanos
Filha 1 - Patrícia - Serviços de Segurança Social
Filha 2 - Raquel - Serviços de Turismo

Conceição Estudante - Secretária regional do Turismo e Transportes
Marido - Carlos Estudante - Presidente do Instituto de Gestão de Fundos Comunitários
Filha - Sara Relvas - Directora Regional da Formação Profissional

Francisco Fernandes - Secretário regional da Educação
Irmão - Sidónio Fernandes - Presidente do Conselho de administração do Instituto do Emprego
Mulher - Directora do pavilhão de Basket do qual o marido é dirigente

Jaime Ramos - Líder parlamentar do PSD/Madeira
Filho - Jaime Filipe Ramos - vice-presidente do pai

Vergílio Pereira - Ex. Presidente da C.M.Funchal
Filho - Bruno Pereira - vice-presidente da C.M.Funchal, depois de ter sido director-geral do Governo Regional.
Nora - Cláudia Pereira - Trabalha na ANAM empresa que gere os aeroportos da Madeira

Carlos Catanho José - Presidente do Instituto do Desporto da Região Autónoma da Madeira
Irmão - Leonardo Catanho - Director Regional de Informática (não sabia que havia este cargo)

Rui Adriano - Presidente do Conselho de administração da Sociedade de Desenvolvimento do Norte e antigo membro do Governo Regional
Filho - ???? - Director do Parque Temático da Madeira

João Dantas - Presidente da Assembleia Municipal do Funchal, administrador da Electricidade da Madeira e ex. presidente da C.M.Funchal
Filha - Patrícia - presidente do Centro de Empresas e Inovação da Madeira.
Genro (marido da Patrícia) - Raul Caíres - presidente da Madeira Tecnopólio (sabem o que isto é?)
Irmão - Luís Dantas - chefe de Gabinete de Alberto João Jardim
Filha de Luís Dantas - Cristina Dantas - Directora dos serviços Jurídicos da Electricidade da Madeira (em que o tio João Dantas é administrador)
João Freitas, marido de Cristina Dantas director da Loja do Cidadão

E a lista continua…….

Uma autêntica República das Bananas - (sem ofensa para as bananas!)

E depois ainda falam do Rubert Mugabe!

Só se for pela cor?!

Então e o senhor Silva (aquele que agora é Presidente da República) não diz nem faz nada?

Onde é que anda o rigor e sentido de Estado de que tanto fala ?!?!?!?!?!

Ah, já sei porque não interessa o que se passa na Madeira.

É que são todos militantes do PSD! E os cubanos (nós, os camelos) a pagar toda aquela corrupção e gestão danosa!
MAS A MIM NINGUÉM ME CALA
É preciso por o nome nos bois…

Anónimo disse...

vamos fazer o mesmo cá em olhão?
eu começo:João Peres vereador e ex presidente da junta de freguesia de olhão(depois deste cargo começar a ser renumerado e terem corrido com a conceição pires, que exerceu o cargo uma serie de mandatos enquanto não foi remunerado),actual presidente da junta de freguesia de olhão a esposa do João Peres que recebeu o cargo do marido por herança mas que não pagou a divida do marido ao jornal brisas do sul.
bom mas há mais agora de momento é que não me lembro.

Anónimo disse...

Portugueses emigrantes exigem demissão de José Sócrates - Carta aberta do Presidente da Ordem Nacional dos Escritores do Brasil

No site Portugalclub - o maior site na emigração - está publicada uma carta aberta a José Sócrates , da autoria do Presidente da Ordem Nacional dos Escritores do Brasil, um português, instando-o a demitir-se.

A carta é do seguinte teor e pode ser lida em http://www.portugalclub.net/corpo.php

"Sermão de Domingo
CARTA ABERTA ao CIDADÃO JOSÉ SÓCRATES
(Conscientia sceleris timorem incutit - Quem teme deve alguma coisa)

Meu caro José Sócrates, como tenho a idade do seu pai, sou um cidadão de consciência tranquila, servi Portugal combatendo e continuo servindo-o no estrangeiro, suponho não ter nada de que me possa arrepender e ou envergonhar, e acho que os idosos têm muito a ensinar aos jóvens como você, achei que - neste momento delicado de sua vida política, e, de um cidadão português para outro - tinha o direito (e o dever) de lhe dirigir esta carta aberta, despretenciosamente, respeitosamente, frontalmente, sinceramente (Ab imo pectore, Ab imo corde), e, em especial, COM a MELHOR das INTENÇÕES.

Durante a semana que terminou, acompanhei pari passu o noticiário relativo ao "escândalo" FREEPORT, e, muito especialmente, as insinuações, os ataques e as revelações relativas a José Sócrates, bem como aquilo que você achou por bem tornar público. Dos pronunciamentos a si concernentes - contra e a favor - concluí que o caso está apaixonando a grei portuguesa, dividindo-a em duas metades, uma, radical, que se lhe opõe e o deseja cruxificar, se é que já não o cruxificou, e outra, também fanática, que o defende com unhas e dentes, e que, naturalmente, já o absolveu. Entre essas facções está você, decidido a "defender a honra, a verdade", uma e outra que são só suas, que lhe pertencem, a que tem direito, MAS QUE DEVEM SER LEGALMENTE DEFENDIDAS PELO CIDADÃO JOSÉ SOCRATES, NÃO PELO PRIMEIRO MINISTRO, enquanto tal.

A querela desenrola-se entre o CHEFE do GOVERNO e a NAÇÃO PORTUGUESA, o que está errado, porquanto é assunto a resolver entre um dos poderes do ESTADO PORTUGUÊS - o Poder Judiciário - e um de seus cidadãos, que é José Sócrates. E, enquanto o problema não for transferido para a pessoa e a esfera adequadas - José Sócrates e Poder Judiciário - o Primeiro Ministro continuará sob o fogo serrado de parte dos Média, de parte da Nação e da oposição (com as negativas e graves consequências que o caso está gerando ao Estado e ao Governo), e, com as talvez ainda mais sérias consequências advindas das críticas a eventual ou hipotética proteção dos agentes do Estado nomeados pelo governo, como acabo de ler em artigo publicado em jornal de Lisboa. Ora, nem o Primeiro Ministro pode continuar a sofrer ataques desprestigiantes e ou desacreditadores, nem o Poder Judiciário pode estar à mercê de tentativas de descrédito, venham de onde vierem.

Há que SALVAGUARDAR o ESTADO PORTUGUÊS, proteger e manter o BOM NOME das instituições, eliminar insinuações e esclarecer dúvidas, "cortar" pela raiz a língua dos detratores, MORALIZAR os costumes de nossa gente, enfim, e por fim, ZELAR pela CULTURA da DIGNIDADE, pela PRÁTICA do RESPEITO à VERDADE, colocando a JUSTIÇA acima de toda e qualquer SUSPEITA, provando, DEFINITIVAMENTE, que PORTUGAL é um ESTADO de DIREITO, um MEMBRO SÉRIO, RESPEITÁVEL e RESPEITADO da UNIÃO EUROPEIA e da SOCIEDADE das NAÇÕES, e NÃO UMA REPUBLIQUETA das BANANAS sem rei nem grei, sem princípios nem ordem, sem constituição nem guião. MAS, do jeito que as coisas estaão neste momento, os ataques a José Sócrates sempre serão ataques ao PRIMEIRO MINISTRO, portanto ao Governo que ele representa e dirige, o que acaba ATINGINDO O ESTADO e a NAÇÃO, CAUSANDO-LHES SÉRIOS DANOS MATERIAIS e MORAIS.

Mais cedo ou mais tarde você deixará o cargo de Primeiro Ministro, e, ENTÃO, fatalmente, olhará para trás, podendo NÃO GOSTAR do que recordar, ou, podendo mesmo então ter motivos para se arrepender de não ter tomado (agora) uma decisão, que poderá ser histórica: AFASTAR-SE do GOVERNO para PROVAR que NADA DEVE - NADA TEME - E MOSTRAR QUE DEIXA a Procuradoria Geral da República (cujo PGR é nomeado pelo Governo) LIVRE para EXECUTAR o SEU TRABALHO apenas SUBORDINADO À LEI ou LEIS PORTUGUESAS!!!. Mantendo-se no cargo, EXPÕE TODO O SEU EXECUTIVO, pode ser enxovalhado no Parlamento da República, FRAGILIZA as INSTITUIçÔES, desgasta-se e desgasta o ESTADO e a NAÇÃO, correndo e fazendo correr RISCOS DESNECESSÁRIOS, especialmente nesta época de gravíssima crise ECONÓMICA, FINANCEIRA, PSICOLÓGICA, SOCIOLÓGICA, mas, em grau maior, C R I S E de C O N F I A N Ç A, que está abalando e destruíndo pessoas e bens, Estados e Nações, pessoas e INSTITUIÇÕES.

De um homem DETERMINADO e AMBICIOSO, CARISMÁTICO e DECIDIDO, AUTO_CONFIANTE e ORGULHOSO, VENCEDOR e SEGURO de SI, o que menos se espera é um GESTO de DESPRENDIMENTO, que, dados os seus atributos pessoais, NÃO DEIXARIA de SER UM GRANDE GESTO, à ALTURA de um GRANDE HOMEM: LICENCIAR-SE do CARGO de PRIMEIRO MINISTRO até que o PODER JUDICIÁRIO CONCLUA as investigações em curso. Pois é o que - sincera e humildemente - lhe recomendo, A BEM DA TRANSPARÊNCIA, a BEM do INTERESSE PÚBLICO, a BEM de TODOS, a B E M da N A Ç Ã O P O R T U G U E S A!!!.

PS - Vou enviar - via fax - esta matéria ao Gabinete do Primeiro Ministro.

Cordialmente, JVerdasca".

Quem escreveu esta carta aberta a José Sócrates é um excelso português, cultissimo.
A carta é da autoria do português José Verdasca dos Santos, Presidente da Ordem Nacional dos Escritores do Brasil.

Anónimo disse...

boa verdasca! serás que nós em olhão temos algum escritor,que não receba subsidios da CMO, para escrever uma carta dessas ao chico?