quinta-feira, 23 de abril de 2009

Aos 8 dias Terminou a Interdição da Apanha de Bivalves

Como era de esperar, após 8 dias terminou a proibição da captura, e comercialização de bivalves na Ria Formosa!
O IPIMAR que decretou essa interdição, e após várias análises aos bivalves, deu por terminada a interdição e comercialização da captura de bivalves na Ria Formosa e no litoral do Sotavento Algarvio.
Como a interdição não durou mais de 8 dias, será que os mariscadores e viveiristas, que foram obrigados a parar de trabalhar, por motivos de saúde publica, vão receber a" fortuna" dos 15 euros diários que teriam direito se a interdição durasse 9 dias?
Será que o IPIMAR chegou a alguma conclusão, do que deu origem, ao aparecimento da biotoxina ASP?
Os implicados deviam ser esclarecidos, e o IPIMAR devia de investigar a fundo essa causa.
Também o IPIMAR, devia de investigar e divulgar, os resultados das análises às águas que se fazem(ou deviam ser feitas, pois as águas da ria são águas de produção conquicula) na ria formosa, nomeadamente aquelas que se deviam fazer, na boca das ETARS, e nos canos de esgoto que correm para a ria sem tratamento, como os esgotos do T, da horta da CMO, e da marina, para não citar todos.
Quando é que os organismos responsáveis, pensam analisar e discutir, com as pessoas ligadas ao sector da apanha e produção de bivalves(viveiristas e mariscadores) juntamente com os investigadores, as causas que tem originado que a produção de bivalves na Ria, seja menor a cada ano que passa.
Nós no Olhão Livre temos denunciado vários focos de poluição (e por isso somos os maus da fita), mas passado mais de um ano, continua tudo na mesma(menos o esgoto da Bela Olhão, que terminou com o encerramento dessa), a CMO continua a mandar esgotos não tratados para a ria, a ETAR de poente continua a poluir a atmosfera e a Ria, e os bivalves cada vez são menos, qual a razão?
Em alturas de crise, a ria era o mata fome dos filhos de Olhão, hoje já não é assim, porquê?
Já é tempo de olharem para a ria, como modo de vida de muitos olhanenses, que não sabem fazer mais nada, e sempre viveram da ria.

34 comentários:

Matias disse...

já se calculava que a interdição ia acontecer ,pois em espanha ,que foi onde começou a interdição,já a ela tinha acabado era de esperar que no algarve acontecesse a mesma coisa.
o que é pena é que por um dia o estado não pague a quem foi obrigado a parar quando o mesmo estado paga(e não é 15 euros) aos deputados que faltam ás reuniões do parlamento sem justificação.
enquanto quem nos governa agir assim está tudo dito não é preciso dizer mais nada.
quando em Itália se estuda a hipótese de copiar as nossas leis, não é preciso dizer mais nada acerca de quem é benefeciado
com as actuais leis.
a justiça do pós 25 de abril falhou redondamento,e é tempo de repensarem,o que se deve fazer pois a cada dia que passa temos mais zézitos e caras duras a fazerem negócios escuros.

Anónimo disse...

Duas questões para pôr:
1- A categoria das zonas de captura de bivalves é dada de acordo com a quantidade de coliformes fecais. O facto da Ria, na sua quase totalidade, estar classificada com a categoria B é o reconhecimento oficial de que há esgotos directos ou Etars a funcionar mal. Sem esgotos teriamos a categoria A e estariamos isentos de depuração dando mais qualidade e garantia ao consumidor e obter melhor preço.
2-Os estodos de impacte ambiental dos portos de abrigo foram aprovados de forma condicionada; e uma das condições era a monitorização das aguas dentri e fora dos mesmos e nós não temos conhecimento que tivessem sido feitas quaisquer análises daquelas águas.
Em Olhão, nunca confrontaram o Chico e após tanto ano de asneira os culpados são os caluniadores que denunciam este tipo de situações. Francico Leal está moribundo; empurremo-lo para a cova. Éste ciclo esgotou-se. Sangue novo precisa-se

j.Luis disse...

o leal quer que os ameijoeiros se lixem todos
o amiguinho dele da cooperativa é é que lhe apara os golpes todos,também tem o que quer dele e da engenheira edite,é ele mais o pina jr,que tem direito ao fundos comunitários agora apareceu mais um francês para se associar ao pininha e ao outro boss,
e fazer dos donos dos viveiros escravos.
a riqueza é só para alguns assim como os fundos comunitários,façam uma pesquisa de quem tem recebido esses fundos em olhão e logo vem que é,e de que cor é o cartãozinho dele ou que candidato tem apoiado.
depois é só somar 2+2 e o resultado não falha.
depois não podem abrir a boca contra o leal e contra a poluição,pois caso contrário a U.E. vem investigar onde é que foi parar o dinheiro dos subsidios,e que riqueza gerou.
a expomar está á porta logo vão ver quem vai andar atrás do leal e do ministro que cá vai vir á inauguração.
parecem todos uns cordeirinhos a abanar a cabeça,e a mamar á borla.

Homem que Guia disse...

ao anónimo das 16.47.
o estudo de impacto ambiental do porto de abrigo dos pescadores artesanais,na parte nascente da doca,foi chumbado,a parte que toca à zona molhada,e condicionada a parte em seco a esses estudos e monotorização que você fala.
por isso o leal numca mais falou desse porto para ver se cai no esquecimento,e o constroi à revelia. como é seu hábito,veja-se a construção do condomino fechado na fuzeta onde autorizou a construção em terrenos do dominio publico maritimo.
e nada lhe aconteceu.e depois diz que tem medo que as sguas do oceano galguem a ria e venham destruir as casas.
de certeza que mais ano menos ano,isso vai acontecer,pois o aquecimento global assim o indica mas nessa altura os envelopes já foram abertos e o recheio gasto.
pois a lei é celere em julgar alunos que lutam pelos seus direitos,mas anda a passo de caracol para julgar e levar os govenantes e autarcas a tribunal e se lá chegarem acontece-lhes o mesmo que a fátima felgueira( ex sócia do socrates),do isaltino do major valentim e de tantos outros.

Furão disse...

Então em relação ao programa polis ria formosa de olhão, sabe-se alguma coisa? Pois têm no maximo 3 semanas para terminar para poder ser aprovado. Só o de olhão é que nada se fala, será bom será mau? Irá esse polis resolver os problemas das etar e dos pescadores, ou é só um ganha pão para os gananciosos? Ou é mais um quartel a construir da playmobyl.É que se nada se souber só vai gerar mais polémica.

Anónimo disse...

a CMO é assim tudo escuro que nem breu, e depois vem à presa fazer que querem discutir.para jogarem areia para os olhos das pessoas.
o leal tem muitos tiques fasciszantes e os outros tem medo dele e calam-se.ou se é a favor do leal ou vai para a lista negra.é asim a democracia àléal.

ovo podre disse...

Por falar em quartel, houvi falar que o novo quartel dos bombeiros era na zona industrial nova. Será que é aquele armazem que está bem lá ao fundo, de vigas vermelhas. è que até tem aspecto disso, mas tem um grande inconveniente se for, pois quando o alarme tocar a rebate como eles são muitos, os que forem chamados de emergencia como é que chegam ao quartel em hora de ponta na zona industrial? e como saem os carros dos bombeiros se estiverem diversos camiões em descarga e carga, Erpero que não seja ABERRAÇÃO

Anónimo disse...

Mesmo os dois portos de abrigo a poente do T estão obrigados à monitorização das águas interiores e exteriores. Vi há pouco que a qualidade do ar não é medida desde os finais de 2007. Em Olhão o local da medição não deve ser perto da Etar, pois seria interessante saber se há ou não excesso de metanol lançado no ar pelas emanações gasosas. Pelo menos cheiroso é. Outra boa noticia vem do norte onde quatro municipios se juntaram para despoluir o Rio Ferreira, com problemas identicos aos da nossa Ria. Só aqui as autarquias envolvidas não fazem nada.

Anónimo disse...

o ria sópinho já tem a licença dos bombeiros?foi só passada ou foi feita?
é que nos edificios particulares essa licença leva tanto tempo a ser feita e passada.
e tem os alvaráse licenças de porta aberta, dos estabelecimentos que vão abrir? é que aos estabelecimentos,de comércio particulares tem de se andar a esmolar meses e mesesa CMO para se conseguir tal licenças.
como é para o SCO e para os poderosos que vão estar 5 anos isentos de impostos ,deve de estar tudo em ordem.quem não está muito em ordem é a vizinhança que está a pôr á venda os seus apartamentos para fugir à confusão do local

À Merda em Olhão disse...

a ria para a CMO só é boa para trazer os patos bravos ,para cá para os seus projectos serem aprovados,por vereadores sem escrúplos,que só fazem é destruir a terra .Progresso não é fazer a merda que autorizaram no marina vilage,onde deixaram construir em cima de uma antiga estrumeira,e com uma arquitectura e volumetria que não tem nada a ver com o local.
e falam e defesa do ambiente,eles deviam era assumirem-se como destruidores do ambiente pois é isso que eles são.
como se não bastasse na zona poente o futuro ataque vai ser em Marim acabando com o circuito de manutençao e autorizando a construção de edificios em zona de ZPE.mesmo nas barbas da sede do PNRF.vergonha das vergonhas campos de golfe onde as unicas aves que lá vão aparecer são os melros e as poupas, essas bem a condizer com as politicas do chico pois elas costuma fazer o ninho com merda.
e de merda est´olhão cheio desde as instalações da CMO até ao cheiro que o chico não cheira até à merda que todos os dias sai do cano de esgoto do T

Chico da Bolica disse...

a merda é tanta que a vergonha das descargas de esgoto para a ribeira ao pé do macdonald continua.essa ribeira mesmo sem chuva está sempre a correr porque será?perguntem ao chico ,e perguntem ao bufo do J.P.quando é que manda encerrar a lixeira de Quelfes que esta a contaminar os aquiferos em redor dela.
o presidente de da CMO deve ter um grave problema no nariz além de ir crescendo com as mentiras que vai dizendo,também não consegue cheirar a merda da ETAR de poente.deve ter o nariz entupido,com algum cabelo.

Atento disse...

soluções procuram-se para acabar com a diminuição da mortandade nos bivalves na ria formosa!
ontem eram as amêijoas ,o ano passado já começaram a morrer as ostras,será que ninguém está preocupado com essa diminuição da producção de bivalves?
a ria sempoluição é uma das riquezas de olhão não só para quem nela trabalha mas também para atrair turistas amantes da natureza.
não se esqueçam que os turistas não gostam de ver a merda a sair do cano de esgoto do T nem de sentir o cheiro a merda,que emana da ETAR de poente.

Miguel Cardoso disse...

Segundo consta já foram efectuados estudos pelo IPIMAR e Universidade do Algarve no sentido de se descobrir a razão da elevada taxa de mortandade de bivalves de aquicultura na Ria Formosa em determinadas campanhas ou periodos,os estudos parece que não apontam só para uma unica razão mas sim para várias que conjungadas levam a esse trágico desfecho, entre elas destaca-se o desassuriamento descontrolado dos canais e barras que profoca um aumento da salinidade da àgua, outro é a constante sopreposição dos subestractos dos viveiros (prática comum nos viveiristas) que diminui progressivamente a profundidade dos mesmos enquanto submersos ou altera os periodos submersão imersão consuante as marés, referem também a má localização de alguns viveiros, como na terra/agricultura, devido a vários factores existem locais de cultivo melhores que outros, na aquicultura passa-se o mesmo, e como não podia deixar de ser a pressão humana, através da poluição, o elevado travego maritimo etc, etc, etc. No entanto, não há duvida que a poluição é um dos principais factores, fala-se muito e com razão das descargas/esgotos de terra, então e as fossas ilegais existentes nas Ilhas Barreira? Para onde vão todos esses detritos? Há muito por fazer em toda a Ria Formosa afim de corrigir decadas de erros, por enquanto ainda vamos a tempo...

J. Luis disse...

se há estudos qual a razão que não são divulgados e discutidos,com os agentes da área, não com aqueles de sempre e que andam sempre à cata dos subsidios?

Um Curioso disse...

Sabe porque os estudos não são divulgados J.Luis?
porque as entidades responsáveis tem muitas culpas no cartório.E eu e numero algumas em 1º lugar a CCDR do Algarve, que ao receber o milhões da Então C.E.E. para a construção das ETARS que essa organização obrigou o estado português a executar pois em águas de produção conquiculas os esgotos devem de estar devidamente tratatos,e ordenados.
o que aconteceu é que essas ETARS foram mal implantadas e exucutadas.
e eu digo isso porque na Ria Formosa que é parque natural e sitio da rede bnatura 2000,para a protecção das aves mas numca se lembraram de proteger as pessoas que viviam e vivem nesse espaço.
isso porquê porque as 2 maiores ETARS da Ria Formosa estão precisamente entre Olhão e Faro ,ou seja as ETARS de Faro Este e de Olhão Poente,estão muito próximas uma da outra e na zona de maior cultivo de bivalves.como se isso não bastasse essas 2 ETARS não passam de estações de decantação,pois são constituidas por várias lagoas ,para depois despejarem ,o resultado final para a ria,ou seja os esgotos saem para a ria na qualidade de água doce muito suja e mal tratada,ora isso aos longo dos anos,originou o apodrecimento dos terrenos,e a menor produção de bivalves.
Agora e passados estes anos todos a U.E. pede a Portugal,um relatório do que foi feito e o estado em que estão as ETARS.e o que está a acontecer? as entidades responsáveis estão a fazer relatórios falsos ,para ver se mais uma vez conseguem passar sem serem repreendidos ou castigados nessa matéria.
se os responsáveis admitirem que existe poluição na Ria Formosa,alguém vai ter de responder por isso e terá de investigar par onde foi o dinheiro,que devia ter sido investido para que a Ria Formosa não tivesse poluida como está.
Aqui é que está o búsilis da questão,pois ninguém quer dizer a verdade e quem se lixa são as populações que dependem da ria para sobreviver.
Se houvesse organizações de productores honestas e que defendessem os interreses dos mariscadores e dos viveiristas,numca esta situação tinha chegado a este ponto.mas como as organizações de productores existentes,dependem da CMO para se fazerem aos apoios comunitário,sendo que são quase sempre os mesmos a terem os ditos
apoios.
asim como dependem da CMO para terem a sua banca no festival do marisco,e para a CMO organizar a vila de amêijoas,favorecendo uma essas organizações.
por estes motivos as organizações de productores não podem fazer barulho e exigir as entidades responsaveis que resolvam o problema da poluição,e da baixa de produção de bivalves de ano após ano,para já não falar,que se a ria estivesse despoluida seria considerada classe A, e não havia necessidade de estações de depuração,sendo que se podia exigir que a Amêijoa da Ria fosse certificada,como marisco de qualidade,o que passava a valer mais euros no mercado nacional e internacional.
Mas um dia esta situação vai ter de mudar.pois as pessoas d dia para dia vão tomando consciência de quem os tem andado a enganar,e que existem soluções para despoluir a Ria seja terminando com os ~esgotos sem tratamento a despejar para a ria,(casos do T marina horta da CMO e muitas mais)
seja no caso das ETARS,pois temos de exigir que as Aguas do Algarve façam ETARS na Ria Formosa como a
que fizeram em Alcantarilha,onde a água é tratada e aproveitada para rega sendo que vai existir uma monotorização sobre a qualidade da água.
quando as Aguas do Algarve construirem essas ETARS e as Câmaras municipais ,deixarem de despejar para a Ria esgotos sem tratamento,nessa altura a Ria regenera-se e em poucos anos estará despoluida.
É altura das pessoas exigirem isso e não se deixarem enganar como até hoje tem sido.
Façam debates públicos e exijam a resolução dos problemas,a época eleitoral é propicia a isso.

Anónimo disse...

um amigo meu garantiume que está a ser distribuido em Olhão a convocar o pessoal ligado ao mar para comparecerem na abertura da Expomar para convidarem as autoridades a assinar o abaixo assinado do somos Olhão para a CEE contra a poluição na Ria Formosa.
Vai ser mais uma dor de cabeça para o Leal - o homem assim não vai aguentar
e os autores do panfeto não tem medo, pelos vistos poêm lá o nome

Anónimo disse...

está visto que o nome certo desta tóxina é a "tóxina dos 8 dias"

Anónimo disse...

essa de querer achincalhar o presidente F. Leal na EXPOMAR deve ser outra do vígaro do JOÃO PEREIRA e du dupla marreta senil do TERREMOTO e do RAULITO

simão disse...

venho deixar aqui o link da folha das assinaturas da peticao para a luta contra a poluicao da ria
esta peticao está a ser organizada pelo SOMOS!

é so imprimir preencher e remeter
participe a uniao faz a força lembre-se 25 de abril de 2009 dia de mudar

link

http://5726398166402288281-a-1802744773732722657-s-sites.googlegroups.com/site/somosolhao/ficheiros/Folharec.ass.pdf?attredirects=1&auth=ANoY7coLZ5OjRjMsPcvuvvNRF_GhVIePsIsYFzASbMy-Svs0ExMtNT2SNaimiqp2PFb-knfc-ljfKUM3-SCQsgkgfPYyz_oF2cKA7zdOqgAk_zeKP9Nt5IkrY6J5bh9Hnn9qdqAihuIbXtZygMc05-k0kcJTX7ZkGZF0dWqSfU9vS1mF4baXlxZ_aw7GNzSY08MjrU6bztI7iQOwRdL28dB-_6HrnX5uXA%3D%3D

simão disse...

o link ta incorrecto! corrijo

http://sites.google.com/site/somosolhao/ficheiros/Folharec.ass.pdf?attredirects=1&auth=ANoY7coMDBpwOdrgrlNyg6ifBVb_QFoybomJmj12hS1jMYEof5aqDf7Q9mfMxcxP74cS1XA8YNJnxxKGV1x4AuqiO8-eKgMIbZ4rHdqLF9-rErxMLrB9xIWL1nOq5hQJmh0GKEURd8aUQXH75wYfuBvqwVgGmPmrNDvO5dhkpnaUqrDSB95ypsFEBxKrjFUmLdxpe7VQGE-r_itZhKEkuo3xnTJCtT2lMw%3D%3D

Anónimo disse...

É importante que se diga que o problema da Ria Formosa é essencialmente ambienta. As alteraões climaticas; a poluição provocada pelas Etars; a poluição provocada pelos campos de golfe; o excesso de velocidade das embarcações de maior porte, tipo arrastos ou patrulhas da marinha que fazem rebentar o cachão contra as barreiras. Há que reconhecer erros humanos, mas na maior parte dos caso devido ao desconhecimento de alternativas, e desconhecimento de boas praticas ambientais para a preservação do ecosistema. Acontece que as autoridades apenas pensam no factor economico, apostando em unidades turistico-hoteleiras esquecendo e de acordo com os numeros do IPIMAR que só em bivalves a Ria cria mais valias na ordem dos 100 milhões de euros. Há porem um valor economico que nunca é contabilizado que é a função de maternidade para o qual está vocacionada a Ria; é que se quisermos ter espécies piscicolas de valor na costa nada melhor que deixar desovar na Ria; esse sim um valor incalculavel. Meditem bem e verão que as mais valias criadas a partir da Ria ficam com os nativos, enquanto as outras ficam apenas valores residuais, e nas mãos de gente que não quer saber de nós.
As dragagens não podem ou não devem ser utilizadas para fins que não sejam manter o equilibrio do ecosistema; anunciar como o fez Francico Leal a dragagem do regato em frente ao Marina Village e que vai direitinho aos hangares é criminoso, tanto mais que está obrigado a estudo de impacto ambiental. A noite passada estavam 15 barcos do polvo na Fuzeta à espera que a maré enchesse para puderem sair a barra. Só as entidades oficiais ignoram o problema.

Anónimo disse...

o chico,ou quer que os pescadores da fuzeta se fod..ele quer é hoteis e campos de golfe que é o que dá direito a envelopes do tipo do zézito,ou não fosse ele um dos afilhados do zézito

Anónimo disse...

deviam também fazer queixa do bruxo da CMO.
aquele que fala com os espiritos ,pois a lixeira de quelfes ciõntinua a poluir os aquiferos da zona,e há quem beba água de furos óerto da zona.

Anónimo disse...

O sim sim colou-se ao zézito mas não vai ter grande sorte. Penso que ficará pelo caminho.
Além do mais, o sim simm, há anos que anda à procurta de tachos mais
altos, não o conseguiu até ao presente, porque a politica ainda não tinha entrado em saldo. Agora terá chegado o momento, (novo 26 de Abril). Na política portuguesa não interessa o valor, nomeadamente
a formação, cultura,urbanismo,etc.
sendo o compadrio e a cunha o essencial para a aquisição do tacho
para se tornar importante, mesmo contendo idéias vazias, apagadas, sem lucro para a sociedade.
Isto só vai ao tiro.

Anónimo disse...

Esse senhor que aqui se fala por vezes de nome João Peres, arranjou um tacho,e, assim anda a "safar",a vida, que, como se sabe,está muito difícil. Terá ele que jogar com todos os "trunfos", que tenha ao seu alcance para que dure.

Anónimo disse...

e asinda dizem que o 25 de abril foi bom ! foi bom foi para alguns.

Anónimo disse...

até cavaco silva diz que os partidos não devm fazer promessas elitorais,que não as possam cumorir.
então o chico, que se demita já pois as promessas eleitorais dele só cumpriu aquelas que deram direitos envelopes ,desde a parovação do marinw vilage em cima da estrumeira até a execusão do porto de recreio sem estudo de impacto ambiental até á alteração ao pdm de marim,,passndo pela promessa de acabbar com os esgotos,bom mas é melhornnão falar do quartel dos bombeiros parque radical para jovens biblioteca com livros, e escolas com refeitórios que estão fechados escolas sem recreios e espaços de brincadeira..bom mas é melhor é fazer um 25 de abril ,que nãi seja um golpe militar,como foi o de há 35 anos.pois a unica coisa que mudou foi o fim da guerra colonial e poruqe as pessoas saissem à rua para exigirem o fim dessa.

Anónimo disse...

o 25 de abril foi só para o marinho dos trapos sair da banca routa e ficar cheio de papel quem quer falar com ele são os empregados do rossio e das outra lojas pois não lhes pagou as indeminizações que tinham direito.
mas que é um gra taxista lé uisso é.nde

Anónimo disse...

então e o sim sim que vendia ovos e quando chegou a olhão,vinha com uma mão arás e outra á frente numcarro a cair de podre e passado pouco tempo estava a transformar a vinha do sogro em terreno urbano,mesmo ao lado da escola da fuzeta.
investiguem agora a fortuna dele e dos netos e vão ter uma surpresa.
socialista de merda

Zéquinha disse...

devemos desmascarar todos os oportunistas que se seviram do poder local para enganar as pessoas.
vamos lá ver.o filipe ramirez era do ps mas como não conseguiu mais que ser veredor da caca passou para o ps.
hoje a mulher deputae ele é presidente da União Nacional.descul+em queria dizer assmbleia municipal,mas parece que ele se porta como se fosse da U.N.
pois quando alguém fala alguma coisa que o chico não goste logo,ele corta a palavra.

izidoro disse...

já se masturbaramtodos com as celbrações do golpe militar do 25 de abril ?
pra o ano vai haver mais outro e depois outro mas as pessoas povo como vocês lhes chamavam cada vez estão pior,e até a classe média vai à sopa dos pobres não vêm isso? revolucionários da treta e socialistas de merda.

Anónimo disse...

é por causa de tantas amarguras destas, tantos reviver do passado, que ninguém se consegue unir para fazer qualquer coisa pelo presente!

Anónimo disse...

com que então as amêijoas morrem por causa do assoreamento dos canais?
olhe há cerca de 8 anos fizeram o desasoremento dos canais desde cacela a ao ancão e as amêijoas não deixaram de morrer,até abriram uma barra nova em faro e fecharam outra.mas isso não é intervir com o processo natural de evolução das ilhas barreiras?
o saneamnto da ilha da armona era obrigatório no prazo de 2o anos desde que a CMO tomou posse da ilha.mas já se passaram 30 e o saneamento ainda está por fazer.
o sanea mento da culatra farol foi um logro gastaram-se milhões de euros sem fazerem estudos se era viavel aquela obra resultado a empresa abadonou a obra mas recebeu o dinheiro.
outra virá para cobrar muito mais.
mas os grandes negócios são mesmo assim.quem é o responsavél? não há.
para essa obra destruiram as grande parte das dunas e depois vem dizer que faz mal as pessoas andarem por cima das dunas.
os estudos de impacto ambiental não foram feitos e a zona das obras é ZPE. ou não é?
quem licenciou essa obra? se é que houve licenciamento?
mas o dinheiro do Pólis vai limpar parte do entulho que essa empresa deixou lá,ou não será
assim?
incrivél o dinheiro do Pólis ria formosa dá para tudo menos para acabar com os esgotos sem tratamento como os do T.grande presidente de câmara nós temos.
o presidente da CMO quer que os olhanenses se tropiquem com o esgoto do T pois ele de verão não é confrontado com os dizeres dos turistas que dizem à boca cheia que aquele esgoto é uma autêntica vergonha.
também não pode ouvir, pois ele vai para a casa clandestina da ilha da fuzeta que o vendaval jogou abaixo e que ele reconstruiu com a complaencia das autoridades do parque natural, e das autoridades maritimas.
é por causa da casa dele e da ilha da fuzeta e das outras, que falam em dessasureamento da ria para reforçarem o cordão dunar e assim proteger as casas clandestinas da fuzeta,pois são as unicas que estão em perigo.
deixem o mar e o cordão dunar evoluir naturalmente, e não gastem o dinheiro dos nossos impostos em salvar casas de quem as fez por sua conta e risco.
salvem a ria da poluição e depois logo se resolve o problema das casas.
as casa são um problema secundário,pois se as que estão em cima das ilhas fazem mal ao
ambiente as da ilha de faro também fazem assim como as que estão construidas no ancão ,quinta do lago e muitas outras que até tem escadas para a ria.
deixem-se de falar em ambiente quando nada fazem para o defender.

Anónimo disse...

RUA COM ELES