quarta-feira, 20 de maio de 2009

A SIC em Moncarapacho!

Devido às denúncias feitas, por um vizinho do Hotel Vila Monte, a SIC esteve em Moncarapacho, a confirmar a poluição, que esta unidade hoteleira está a fazer na ribeira do Tronco.
Esse assunto foi ontem abordado pelo Olhão Livre depois de denúncias feitas no Fórum Olhão, por um membro desse Fórum.
Esperemos que haja multa e não função pedagógica, como fez a CCDRA à C.M.O. no caso da lixeira, clandestina e ilegal que esta teima em manter em Quelfes.
Esperemos também, que a coima a aplicar pela ARH ao poluidor seja, no mínimo, maior do que a pequena fortuna com que esta mesma entidade quer autuar os proprietários de poços, noras, furos de captação de água, minas de água e fossas que não façam a sua declaração.
A CMO devia ser chamada à pedra, pela situação daquele estabelecimento Hoteleiro, pois já no tempo em que era a Quinta do Adolfo, nunca fez a ETAR a que era obrigado, tendo, mesmo assim sido licenciado.
Os cidadãos começam a perder o medo! E começam a denunciar as situações, exercendo assim o seu direito de cidadania que tanto é apregoado, mas que os responsáveis autárquicos, tentam impedir, para que tudo continue na mesma.
Por esse motivo eu aceitei fazer parte de um projecto, ao participar neste blog. Não me arrependo e vejo que os cidadãos estão a corresponder, ao nosso apelo de participar na vida politica do nosso concelho, quer em denúncias como esta, quer em visitas, pois o Olhão Livre acaba hoje de passar a barreira das 50000 visitas em 15 meses.
Obrigado a quem nos visita! É sinal que somos um blog que tem cumprido o papel para que foi criado.

28 comentários:

Anónimo disse...

também esteve lá a lusa.eh.eh.eh.

Compadre Alentejano disse...

Agora, a CMO em vez de aceitar as culpas e resolver o problema, vai à procura do denunciante desta situação, ou seja, quem avisou a SIC... É sempre assim, a CMO está-se cagando para os munícipes...
Compadre Alentejano

Anónimo disse...

sabem alguma ccoisa da belaolhao

Anónimo disse...

segundo li no forum olhão o poder do dinheiro tudo compra. e estão a tentar que as imagens não saiam na comunicação social.
esteve lá o epna e a arh assim como o correio da manhã.e confirmasram as lamas podres e as aguas negras.veremos se o marinho pinto tem razão ou não?

Anónimo disse...

Parece que para além da SIC, esteve a Lusa, a TVI, o Correio da Manhã, o Diário de Notícias.
Acho que a grande questão é tentar que resolvam a situação. Todos queremos que o Hotel, seja lá quem for o dono, tenho grande sucesso. Apenas não queremos que nos digam que têm licenças e análises e que nos façam passar por parvos com mentiras.
O Hotel que aceite que houve um problema, mande tirar o cano que aparece nas fotos, e aproveite a àgua para rega e aproveite a publicidade para afirmar que são cumpridores.
Não mandem é a M* para todos nós e não nos tentem fazer de parvos!

Namb disse...

O meu nome é Pedro Abrantes (Namb) e venho informar que o Núcleo de Ambiente da Universidade do Algarve acabou de publicar uma notícia sobre esta temática, baseada em informações recolhidas nos blogues Olhão Livre e Somos Olhão.

A notícia poderá ser visualizada em http://namb-ualg.blogspot.com

Gostaríamos de deixar os parabéns pela meta recentemente atingida dos 50.000 visitantes.

O Namb ainda vai ter de comer muita sopa para atingir esse valor, visto à dois dias termos atingido os 20.000 visitantes.

Saudações Académicas,
Pedro Abrantes (Namb)

Anónimo disse...

alguem sabe algo da belaolhao

Floripes disse...

caro pedro abrantes vou sugerir aos menbros dos blogs que se interresam pela defesa do ambiente,em olhão que coloquem o vosso blog,e o blog o esgano,da autoria de estudantes da secundária de olhão, na lista de blogs amigos do ambiente.todos juntos podemos mudar muita coisa.
e penso que esses dois blogs tem feito um trabalho muito bom
abraço Floripes

Anónimo disse...

Sr. Júdice com que então está tudo bem?
Cambada de vígaros, chulos do ambiente.
Tambem contribuem para a campanha do Leal?
Leiam esta.
Foco de poluiçãojunto a hotel gera suspeitas
por JOSÉ MANUEL OLIVEIRAHoje no diário de notícias em Administração Regional Hidrográfica (ARH) do Algarve quhttp://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1240645er perceber o que motivou um foco de poluição na ribeira do Tronco, detectado domingo por um popular, junto ao resort Vilamonte, situado no sítio dos Caliços (em Moncarapacho, Olhão) e que pertence ao grupo empresarial do advogado José Miguel Júdice. Para já, os responsáveis da unidade hoteleira, que possui campo de golfe, foram notificados para apresentarem os relatórios das análises de auto-controlo das descargas dos efluentes a que estão autorizados, sempre que a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do próprio empreendimento não tem capacidade de armazenamento.
"Nunca nos mostraram análises sobre a qualidade das águas quando lançam efluentes para a ribeira, mas vão ter de o fazer agora, além de ser necessário justificarem a última descarga. Se nada for apresentado, incorrem num processo por incumprimento", disse ao DN fonte da ARH. Não serão efectuadas análises por este organismo, uma vez que "está tudo seco e já sem vestígios", acrescentou a mesma fonte. É a primeira vez que existem suspeitas de um problema de poluição naquela ribeira desde a entrada em funcionamento do hotel e campo de golfe, em Dezembro de 2008. A GNR esteve no local para proceder a investigações, após o proprietário de um terreno agrícola vizinho, João Soeiro, ter apresentado queixa à ARH e ao SEPNA - Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente. "Foi o mau cheiro que, no domingo, me despertou a atenção numa ribeira que costuma estar seca nesta altura do ano. Vi resíduos sólidos negros e insectos na zona. Houve uma descarga de águas negras ao ar livre e pela primeira vez deparei com um tubo com 2,5 metros pendurado para o leito da ribeira, o qual vem da ETAR existente junto ao hotel", disse ao DN João Soeiro.
Já os responsáveis do resort garantem que as análises estão em ordem e que " tudo está dentro das normas". A ETAR, um investimento privado de cem mil euros e está devidamente licenciada, substituiu em 2008 o transporte dos resíduos em tractor para Olhão.

22 de Maio de 2009 7:45

Pasmaceira do Tronco disse...

A SIC estgeve de facto a fazer um trabalho em Moncarapacho sobre uma descarga ilegal de efluentes para a ribeira do tronco, mas o Dr Zé manel Judice tem muitos bons contactos na sua agenda, contactos nos quais se encontro o Pinto Balsemão.
Depois de um telefonéma o trabalho da équipa da SIC foi atirado para o poço do esquecimento.

Anónimo disse...

Ainda hoje, passeando a seguir ao almoço,cerca das 14 h. maré cheia,infelismente, em frente aos mercados de Olhão, a espuma amarela, lixo, até um contentor de imperial, que vergonha, os muitos turistas, ficam incredulos, como é possível, uma frente de mar, tão linda e tão suja e ninguem, vê nada, aquela espuma nojenta, devia é chegar ao largo da Cambra,como se diz, em Olhão, para as fatiotas, serem compuscardas pela espuma e o lixo. Pergunto, será que ninguém daquela Camara, tem olhos, para ver o que todos, vêm? o que importa, é fazer festas, mas atacar, as verdadeiras questôes, poluição, lixo, estão se maribando? que desgosto, ser desta terra,tão maltratada, por essas parasitas, que acamparam, naquele largo ? Um Olhanense, cada vez mais revoltado.Carlos

Anónimo disse...

tudo isso é normal e em olhão já estamos habituados é a principal atração turistica.

Anónimo disse...

Deram permissão à construção daquele elefante branco a poente (que se destaca na 125 no sentido Faro-Olhão).
Enquanto isso, os esgotos continuam a saír a céu aberto para a ria, agonizando-a cada vez mais. O esgoto do T é o cartão de vísita da cidade. Este assunto nunca foi resolvido porque obviamente o ambiente não é o principal objectivo do presidente da câmara.
Mas não deixa de ser um vírus comum a muitos autarcas Portugueses, mais preocupados em favorecimentos e em ganhar umas massas extra.
É por estas e por outras que a classe política Portuguesa não passa de um grupo de vermes viscosos que se deleitam a enterrar o país e a sacar o máximo.
Que haja uma reciclagem de mentalidades e que surja gente com vontade de trabalhar, séria e responsável.

*Ainda vou ver as ilhas barreira com brutos Resorts de luxo!

Veríssimo, o Bárbaro.

Atento disse...

até o verissimo se fosse presidente da CM de olhão já tinha resolvido o problema do esgoto do T e dos outros todos ,pois o verissimo em conversa com o reporter do guardian que esteve em olhão,disse que o esgoto do T era uma vergonha. o reoter concordoue disse que os turistas estão a ser convidados tem um pacote económico,promovido pela CMO e pelo seu presidente,que é assim em olhão tem a possibilidade de ver merda genuinmente olhanense a sair do T,só que o reporter não publicou pois o apolinário está a concorrer com ele em faro.

Anónimo disse...

ontem à noite no concerto que houve em olhão sentia-se um cheiro a merda no ar e muita gente se interrogava,com é possivél,com a 1º decada do sec.21 a acabar e presdente da CMO não fazer nada para acabar com o cheiro a merda,em olhão.

Namb disse...

Olá Floripes, vimos informar que já adicionámos também o Blog do Olhão Livre à secção "A minha lista de Blogs" do Núcleo de Ambiente da UAlg, bem como nos tornámos seguidores do Olhão Livre. Já agora agradecemos o facto de nos terem adicionado ao vosso Blogue.

Saudações Académicas,
Pedro Abrantes (Namb)

Anónimo disse...

http://www.rr.pt/Imprimir.aspx?contentid=218613porque será que o pai diz uma coisa e o filho outra?

Anónimo disse...

Estes que choram sem argumentos a favor do leal, devem ser apoiantes do $$ e não dos objectivos do partido. Com tanta resposta estúpida digna de desprezo, em que se lê apenas "vocês são..." isto e aquilo e nada de "nós cumprimos..." isto e aquilo. Falam que fez muito bem a Olhão, mas então se não roubassem tanto se calhar estávamos melhor, não?

Anónimo disse...

A Câmara e a junta de freguesia já sabiam do caso referente ao esgoto
desse empreendimento.
Foram feitas tentativas de localização onde se situava o "dito", porém alguém com mais sucesso o encontrou,até que enfim.
Há mais casos, um deles, também na freguesia de Moncarapacho.

Anónimo disse...

A situação das descargas de esgostos no Sitío dos Caliços não é nova. O empreendeimnto do ex Adolfo da Quinta costuma ou melhor costumava descarregar as suas águas residuais no caminho público que dá acesso a várias residências, na zona aonde tem instalados os campos de ténis. Este facto foi participado às entidades competentes, mas de xez em quando regressa ao mesmo.
Caliços 08JUN2009

Anónimo disse...

A situação das descargas de esgostos no Sitío dos Caliços não é nova. O empreendeimnto do ex Adolfo da Quinta costuma ou melhor costumava descarregar as suas águas residuais no caminho público que dá acesso a várias residências, na zona aonde tem instalados os campos de ténis. Este facto foi participado às entidades competentes, mas de xez em quando regressa ao mesmo.
Caliços 08JUN2009

Anónimo disse...

A situação das descargas de esgostos no Sitío dos Caliços não é nova. O empreendeimnto do ex Adolfo da Quinta costuma ou melhor costumava descarregar as suas águas residuais no caminho público que dá acesso a várias residências, na zona aonde tem instalados os campos de ténis. Este facto foi participado às entidades competentes, mas de xez em quando regressa ao mesmo.
Caliços 08JUN2009

Anónimo disse...

A situação das descargas de esgostos no Sitío dos Caliços não é nova. O empreendimento do ex Adolfo da Quinta costuma ou melhor costumava descarregar as suas águas residuais no caminho público que dá acesso a várias residências, na zona aonde tem instalados os campos de ténis. Este facto foi participado às entidades competentes, mas de vez em quando regressa ao mesmo.
Caliços 08JUN2009

Anónimo disse...

Outra situação gritante prende-se com os acessos caminhos do Sítio dos Caliços, Este Sítio da reguesia de Moncarapacho Concelho de Olhão não tem um único caminho com asfalto repito não tem um único caminho com asfalto. A JFM na generalidade dos caminhos nunca fez nada, aperar de conhecer o mau estado dos caminhos. Para a Câmara Municipal de Olhão, este sítio não existe, os 35 anos de democracia não são suficientes para descerem do alto do seu pedestal e ver o estado de abandono de um dos lugares aperazíveis do concelho.Isto apesar das sucessivas reclamções que tenho enviado ao longo dos últimos dez a quinxe anos, dos quais tenho provas como entraram nos serviços da CMO e na JFM.
O Sr Presidente da Junta diz que a responsabildade e da CMO e nada faz
neste caminho. Refiro-mo ao camninhoque entronca na EN 398 eno lugar da horta do ribeiro e segue para norte por entre valados e com acentuado declive, passando nas trazeiras do empreendimento Vila Monte. O sue estado é de tal ordem que nem todos tractores o conseguem transpor, agora imagine-se o que acontece num caso de incê ou outra calamidade, restará oas moradores morrer no local, A situação relatada coresponde inteiramnete ao real, mas existem um asérie de outros caminhos que neste altura nem tractor lá passa. Tudo o que refri pode ser vistado no Sítio do Caliços em Moncarapacho, não pensem que é exagero meu.
Numa altura em que se projectam obras megalómanas, era bom o o poder local olhasse para as populações, neste caso concreto refiro-me à CM Olhão a qual despreza uma parcela do seu Concelho, não apoia os idosos que aqui residem.


sia n

Anónimo disse...

Outra situação gritante prende-se com os acessos caminhos do Sítio dos Caliços, Este Sítio da reguesia de Moncarapacho Concelho de Olhão não tem um único caminho com asfalto repito não tem um único caminho com asfalto. A JFM na generalidade dos caminhos nunca fez nada, aperar de conhecer o mau estado dos caminhos. Para a Câmara Municipal de Olhão, este sítio não existe, os 35 anos de democracia não são suficientes para descerem do alto do seu pedestal e ver o estado de abandono de um dos lugares aperazíveis do concelho.Isto apesar das sucessivas reclamções que tenho enviado ao longo dos últimos dez a quinxe anos, dos quais tenho provas como entraram nos serviços da CMO e na JFM.
O Sr Presidente da Junta diz que a responsabildade e da CMO e nada faz
neste caminho. Refiro-mo ao camninhoque entronca na EN 398 eno lugar da horta do ribeiro e segue para norte por entre valados e com acentuado declive, passando nas trazeiras do empreendimento Vila Monte. O sue estado é de tal ordem que nem todos tractores o conseguem transpor, agora imagine-se o que acontece num caso de incê ou outra calamidade, restará oas moradores morrer no local, A situação relatada coresponde inteiramnete ao real, mas existem um asérie de outros caminhos que neste altura nem tractor lá passa. Tudo o que refri pode ser vistado no Sítio do Caliços em Moncarapacho, não pensem que é exagero meu.
Numa altura em que se projectam obras megalómanas, era bom o o poder local olhasse para as populações, neste caso concreto refiro-me à CM Olhão a qual despreza uma parcela do seu Concelho, não apoia os idosos que aqui residem.


sia n

Anónimo disse...

Em relação ao Caliços, os habitantes mais próximos deviam criar uma exposição, com fotos e a descrição do estado do mesmo, para que possamos todos ajudar!

Anónimo disse...

Não é só no Sitio dos Caliços que os caminhos estão abandonados.No Cerro da Cabeça,o Presidente da Junta afirma que é publico, atravessar um predio privado, só para não arranjar 50 metros de caminho publico que deixou ao abandono, como tantos outros.
Querem ver fotos? eu envio.
Já é tempo das populações se fazerem respeitar por aqueles a quem pagam para os servir.
beverly.steiner@gmail.com

Bento disse...

O mentiroso do presidente da junta ainda disse na entrevista ao Jornal Brisas do Sul este mês de Maio:

"E por fim, mas não menos importante, arranjamos os diversos caminhos da freguesia e limpamos as bermas e valetas dos mesmos."

Será que para ser presidente da Junta afinal é só preciso ser mentiroso??
Falta de vergonha na cara tem ele,que quando foram as cheias, as estradas asfaltadas ficaram cheias de pedras e lixo vindos da ribeira e das bermas sujas todo o ano, e viu-se foi o pessoal dos Viveiros a varrer e limpar tudo,que ao Marcelino e ao pessoal dele, ninguém viu,ou talvez estivessem a fazer algum trabalhinho em casa de amigos,com dinheiros publicos que é costume..