quarta-feira, 3 de junho de 2009

Política e Desporto em Olhão

Veio hoje a público, em vários órgãos da comunicação social, que F.Leal e o presidente do S.C.O., vão divulgar a estratégia de apoio da CMO ao S.C. Olhanense, num «encontro/almoço», em Pechão.

O S.C. Olhanense conquistou, esta época, o título de Campeões da Liga de Honra e a respectiva subida ao escalão maior do nosso futebol. Este feito deixou a maioria dos Olhanenses contentes, pois tal não acontecia há 34 anos.

Passada a euforia, o presidente da CMO aproveita a boleia deste sucesso desportivo e vai dar a conhecer a estratégia de apoio ao S.C.O. em almoço, de puro aproveitamento eleitoral, ainda por cima em vésperas de eleições europeias para as quais o PS local e o próprio presidente da CMO, nada fizeram para esclarecer e mobilizar os cidadãos (até os placards, que a lei eleitoral obriga as autarquias colocar, são os mesmos de há 30 anos).

Assim nada como aproveitar a onda do recente feito da equipa profissional do SCO e o apoio às obras do Estádio J.Arcanjo, à conta dos dinheiros públicos da CMO, para uma sessão eleitoral onde irá fazer um rol de promessas.

Eu, como cidadão olhanense que pago os meus impostos a tempo e horas, e que vivo numa autarquia onde o IMI é um dos mais caros do Algarve, só posso estar revoltado contra tal oportunismo político, da parte de quem vai para almoços apresentar estratégias de apoio a uma equipa profissional de futebol. Seria interessante saber quais os valores e os critérios seguidos para a atribuição de apoios aos clubes desportivos do concelho.

O dever do presidente de uma autarquia, que se mostre preocupado com o desporto, e dos seus vereadores, é apresentar e discutir propostas e estratégias a médio/longo prazo, para e com todos os clubes desportivos do concelho, incluindo o SC Olhanense, principalmente para os escalões de formação, numa perspectiva de desenvolvimento, prevenção e educação junto dos jovens. Em reuniões sérias com todos os clubes do concelho deveria ser construído um plano de desenvolvimento para o desporto no nosso concelho.

Este sim é o caminho certo de quem quer fazer do desporto uma aposta para a nossa juventude.

Assombroso, é que todos os partidos da dita oposição, do CDS ao Bloco de Esquerda, não se manifestem e andem a reboque desta política. Terão também medo de perder os votos da massa associativa do SC Olhanense?

48 comentários:

Maria disse...

De mim, pessoa cidadã de Olhão que acompanha o desporto olhanense e algarvio, podem ter a certeza que não vão ter lá o meu voto. Não há projectos de continuidade nem no desporto nem em qualquer outro tema social.
Porque o apoio é muito maior ao SCO conseguem fazer com que eu não seja deste clube. Caso o apoio da CMO fosse igual para todos os clubes do concelho aí sim eu seria do Olhanense.

Homem que Guia disse...

boa maria como boa olhanense que és sei que estás a falar sinceramente.
quem devia fazer as obras era o sco que é dono de mais d 20 apartamentos e recebe uma fortuna no negócio que fizeram com o ria shoping.
se alguma entidade publica deve de apoiar as obras do estádio J,.Arcanjo é a região de turismo do algarve,pois virão muitos turistas a olhão apoiar os clubes que nos visitarão.
não é só dar dinheiro para promover o golfe´,o ténis,o automibilismo.e outors desportos de élite.
é tempo do PINA pai,homem que dirige o turismo no ALLGARVE
desporto no ALLGARVE,e apoiar o SCO ,como em anos atrás a CRT apoiou o Farense, e o Portimonense,de maneira que este consiga fazer as obras a tempo e
pois a CMO tem é de fazer obras para pôr as ruas de Olhão em condições e de acabar com os esgotos para a ria sem tratamento,assm como deve de baixar o IMI ,para ajudar os olhanenses a escapar da crise económica e de desemprego que cada vez é maior em olhão.
e o dinheiro das obras do estádio,J.Arcanjo, o presidente que aplique no bem comum de todos os cidadãos do concelho.
em olhão o cheiro a merda é mais que muito,o lixo faz valado ás esquinas das ruas na cidade velha,é isso que tem de ser resolvido rápidamente.
domingo não votes ps,nem em partidos grandes votas nos pequenos partidos.

Anónimo disse...

o ginásio em basquetebol também subiu de divisão,será que o leal vai mandar pintar o pavilhão do ginásio e pôr o autocarro à disposição do ginásio para as,deslocações de todas as equipas do Ginásio? é que o Ginásio é a
2ª equipa mais velha de Portugal.
O que a CMO deve tornar publico é o orçamento da CMO para o desporto e como divide as verbas? é consoante a amizade do leal com os presidentes dos clubes?
quantos clubes existem no concelho de Olhão? quantos atletas federados tem cada clube? quais os sucessos desportivos dos clubes na época.que está a terminar?
qual o motivo que se vai destruir uma pista de atletismo?
Havrá da parte da CMO uma visão para a construção de uma pista de atletismo no concelho?talvez pechão mereça uma pista.depois do exito da Ana Cabecinha talvez o COP
fosse o clube ideal para se tornar no grande clube de atletismo do concelho?
o ceto é que não há visão desportiva,e em tempos li neste blog que a CMO tinha em mente demolir o pavilhão municipal.inda não ouvi desmentido deste facto, o que é certo é que o pavilhão municipal está ao abondono!

Anónimo disse...

O que é que a CMO têm a ver com o SCO havendo assuntos tão mais importantes!
O SCO sabe andar sozinho, não podendo aprender nada com a gestão escura da CMO.
A CMO que se preocupe com a resolução dos problemas de olhão e não embarque em devaneios desportivos, pois o SCO têm pernas para andar.
A CMO que começe a responder aos cidadão e resolva os problemas de todos nós. Em vez de andarem em almoços que se disponibilizem para receber os olhanenses.

F.Leal disse...

opurtunamente eu F. Leal vou respnder a vocês todos.

Anónimo disse...

DEUS É GRANDE E O SOL QUANDO NASCE É PARA TODOS.
A sociedade está amedrontada pela miséria em que vive. Isso também aconteceu no regime Salazarista, foi mudado, é verdade que levou tempo, mas a resposte veio. Acredito que haja nova mudança.
Também é uma boa resposta. Até breve.

simão disse...

eu concordo com a ajuda da CMO ao SCO pois só assim se reune condicoes para realizar os jogos da 1ªliga sejam sinceros voces gostavam de ver o SCO a jogar em faro NÃOOOOOOOOO!!!!!!
já disse e volto a dizer existe muita merda na CMO mas não critiquem tudo e todos pois nestes ultimos 2 anos até se fizeram coisas em olhao não foi muito mas!!!!!!
analizem o caso de marim mais uns egotos de golfe para a ria

Anónimo disse...

Claro que a CMO deve criar com o SCO condições para termos em Olhão o nosso clube.
Agora aproveitar isso para campanha está incorrecto.

Anónimo disse...

mas será a CMO a ter de suportar as obras de um estádio,que foi doado por um benfeitor,para a prática do desporto.e que as diversas direcções do SCO tem cedido aos construtores civis,benefeciando assim com este negócio imobiliário,
ao que se diz em olhão o SCO é propriétário de mais de 20 apartamentos.
ora se assim é, e se as obras no estádio são para propocionar condições à prática de desporto profissional.
não será legal a CMO patrocinar essas obras,pois o dinheiro irá sair do érario publico.
caso assim seja,a CMO terá obrigação de ajudar todas as empresas do concelho que estejam em dificuldades,e até hoje a CMO não fez isso com nenhuma empresa,pois a bela olhão encerrou e a CMO e o seu presidente nada fizeram para resolver o desemprego de 180 trabalhadores.
o desporto em olhão deve ser planeado para o futuro e apoiar as obras no estadio J.Arcanjo é pura demagogia eleitoral e tapar o sol com uma peneira,no que diz aos apoios ao desporto pela parte da CMO.
O presidente f. leal deve ter engulhos é das trapalhadas, onde se meteu, por isso quer aproveitar o contentamento da população olhanenese para ir para o 4º mandato,quando nas ultimas eleições disse que era o ultimo mandato que fazia.
pode ser que lhe sai o tiro pela culatra pois misturar politica com o futebol profissional tem dado maus resultados nos ultimos anos vejam o boavista o que lhe aconteceu.o farense o salgueiros etc etc.
no dia 8 não vou votar ps.por estas e por outras.

Anónimo disse...

vamos la ver não se esta a juntar politica a futebol proficional mas sim politica a uma instituicao de utilidade publica o estadio tambem é para as criancas de olhao que jogam nas classes mais baixas e não são proficionais.
e quanto á bela olhao a CMO até ajudava mas aquilo tem credores que nunca mais acabam e ninguem a quer abrir caso saiba de algum ivestidor diga

Atento disse...

e que apoios dá a CMO aos outros clubes?
a quem dá muitos apoios e subsidios, é a uma instituição da CMO ,que não sei que desporto praticam ,mas cada vez que vejo os subsidios atribuidos aos clubes locais está sempre ser apoiada,e não é com centenas de euros é sempre aos largos milhares de euros.alguém me sabe dizer que desporto pratica esse centro de desporto e cultura da CMO?
quantos atletas federados tem? que competições praticam?
talvez o vereador do desporto seja a pessoa indicada para dar essa resposta.que é o vereador do desporto em olhão? será que pode informar os olhanenses,sobre o assunto.
já agora qual é o orçamento para o desporto em olhão,e como é repartido?
dizem que é conforme as amizades dos presidentes dos clubes, com f.leal,será verdade?
se houvesse essa informação,disponivel,no site da CMO, acabava-se,com determinado nº de boatos.

Anónimo disse...

o jose arcanjo para os miudos tás a ver mal .olha vai á do branco,pois ele vende oculos.
para os miudos era o padinha ,mas como dizem o SCO fez um grande negócio.ou seja vendeu patimónio.logo juntando á imensidão de apatamentos que tem só tem de ir á banca e fazer valer os seu património,pois é o que fazem as empresas.o olhanense tem utilidade publica face aos serviços prestados ao desporto amador,e só por isso,assim como tem o ginásio clube olhanenese e o grupo naval de olhão,e o grupo naval de olhão contraiu um empréstimo para fazer a sua sede,com o aval dos seus directores,na altura.
assim como o ginásio.

ex. director do GNO disse...

no que respeita ao GNO o comentário anterior é uma verdade os directores tiveram de asinar letras em seu nome pois caso o grupo naval de olhão não pagasse eram os directores os responsáveis da divida contraida.
é verdadee sim senhor. os clubes só são de utilidade publica pela politica desportiva amadora e nunca por uma politica de desporto profissional,e acrescento mais, para conservarem o estatuto de utilidade publica precisam de ter,pelo menos 5 modalidades desortivas e filiados nas respectivas federações.
isso era no meu tempo de director agora pode não ser assim,mas se estiver em erro alguém que me corrija.

pico pau disse...

pois é há muita gente a cantar de galo, mas nos clubes pequenos os directores se querem pedir empréstimos,para obras nos clubes onde são directores, tem de dar a cara,e se os clubes não pagarem eles é que arcam com as dividas.
e também é verdade que se ,algum presidente de clube, contrariar o leal ele faz a vida negra aos clubes.
politica honesta é sabermos qual o orçamento que a CMO, tem para o desporto e quais os critérios de distribuição,pelos imensos clubes desportivos do concelho.se calhar o vereador do desporto,da CMO, nem sabe quantos clubes existem em Olhão, e quantas acividades são praticadas por eles.

Filho de Olhão disse...

que tal a CMO em vez de ir gastar esse dinheiro,nas obras do estádio J. Arcanjo.pensar em construir em Olhão, uma unidade de cuidados continuados,para evitar que os doenres de Olhão, serem internados em loulé ou tavira.
seria muito melhor pra TODOS os olhanenses.

Anónimo disse...

realmente a colagem do leal ao exito do SCO é uma vergonha.

Anónimo disse...

dia 10 vai haver uma grande festa do basquetebol.pois não foi só o sco que subiu de divisao o ginásio em seniores masculinos também subiu.
há mais desporto em olhão sem ser futebol profissional. será que F. Leal também se vai colar ao êxito desportivo do ginásio como se colou ao êxito da equipa de profissionais do sco?
era bom era sinal que apoiava todos os desportos,pois de há anos pra cá o autocarro da CMO tem andado ao serviço da equipa de futebol senior do sco,enquanto que o basquetebol a maior parte das vezes são os atletas,ou os pais ,destes,que tem de levar os seus automoveis.
a CMO devia fazer como já aqui foi sugerido,uma reunião séria com todos os clubes,do concelho, e discutir o desporto em Olhão,não só para a próxima época mas planear o que se quer fazer,para daqui a 10 anos pelo menos.
chama-se a isso visão de futuro.

Anónimo disse...

ESSA E OA TEERAMOTO GOSTA E DEFENDES QUE OS VIZINHOS DEVEM DENUNCIAR-SE UNS OS OUTROS VE-SE LOGO QUE ES FILHO DE UM FASCISTA

Francico Silva disse...

Aqui falam mal do PS, então vejam o blogue http://vereadoracareca.blogspot.com/
e vejam o que se passa na Câmara de Tavira que é PSD. Isto não tem nada a ver com partidos, mas sim com quem nos governa localmente. Tavira está desgovernada.

Anónimo disse...

os partidos foram tomados de assalto por gente que se aproveita dos cargos para que são eleitos para em vez de governarem as autarquias se governarem a eles e aos amigos ,sejam eles do ps ou do psd até o ze do bloco se vendeu ao poder do dinheiro,mas a cdu também tem uns rabos de palha em setubal e noutros concelhos da margem sul de lisboa.
por isso dia 7 vota nos partidos pequenos,que nunca lá estiveram,aos menos essse ainda não tiveram opurtunidade de serem currompidos

Anónimo disse...

então se a CDU tem rabos de palha em Setúbal em Olhão tem o cú quente de não fazer nada

Anti-fascista disse...

O facto de um cidadão fazer uma denuncia sobre um caso de poluição.é ser facista?
então que nome dar ao presidente da CMO F.Leal,que é o responsável máximo por tudo o que se passa na CMO,e assim sendo é o responsavél pela poluição ,causada pelos esgotos que vão para a ria sem tratamento?
será que F.Leal deve ser homenageado? ou deve ser denunciado publicamente pelos graves crimes ambientais que tem sido responsavél?
quem é o fascista?é o cidadão comum, que denuncia o crime ambiental ,ou o poluidor que só polui porque as entidades responsaveis nada fazem? e assim sendo continua a poluir.
mas se são tão contra os pides e os bufos, porque não divulgam as listas de bufos que existiam em Olhão?se calhar haveria muitas surpresas?
há antigos bufos e pides a militar em partidos do poder,e a receberem reformas dadas pelo ps e psd.

Anónimo disse...

A CDU EM OLHAO TEM UM CANDIDATO QUE DEVIA TER VERGONHA NA CARA E NAO SER CANDIDATO FALA ELE DO LEAL E DOS CARROS QUE A CAMARA COMPRA E PAGA E ELE QUE TIROU DINHEIRO DA MUTUA PARA COMPRAR O CARRO E AINDA NAO PAGOU . TERRAMOTO TU GOSTA E DESTES OLHA EU VOU ALMUÇAR AO AS DE AMIGO APARECE A PEIXE ASSADO QUE NAO E ROUBADO

Anónimo disse...

por falar em bufos,não foi o cara dura que pôs uma medalha ao peito de um bufo cá do burgo?não é um antigo bufo que trabalha na CMO que é um dos principais bufos desse mesmo cara dura?mas dizem que há um bufo muito caladinho no ps,que logo a seguir ao 25 de abril foi para o pc,para limpar a folha de serviço(ou rasgar a ficha) mas depois fez contrato com ps.

Anónimo disse...

por falar em comida contem lá essa de no festival do marisco,haver mesas que é tudo à farta e depois pagar nada.
o gajo que pôs a comida, também não a roubou ,mas há quem se aproveite dos cargos para mamar à borla.

Engulhos,existe? disse...

será que a comida à borla do festival de marisco, não causa engulhos ao cara dura?

Anónimo disse...

O QUE VOCES TEM E PENA DE NAO SE SENTAR NA MESA A MAMAR TAMBEM MAS EU SEI O QUE E QUE VOCES AINDA VAO MAMAR AO LEAL E DEPOIS DIGAM QUE EU NAO SOU AMIGO PORCA MISERIA

Anónimo disse...

AGORA POR MAMAR OUVI DIZER QUE CORRE +POR AI UM FILME PORNO GOSTAVA DE SABER QUEM E QUE O TEM

Anónimo disse...

o scp o slb e fcp estão empenhados em milhões de euros o sco será a exepcção?
o estádio padinha já era,uma parte do j.arcanjo já foi trocado por apartamentos,e o resto irá a seguir.
não se pode esquecer que os beneméritos já vão abrindo os olhos,e quem no futuro vai deixar terrenos como deixou o j. arcanjo?
para depois acontecer a mesma coisa.
qual será o futuro do sco?
agora é tudo rosas.mas o melhor é assentar bem os pés na terra.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

não é melhor o administrador do blog tirar essa porcaria dos falatórios porno?
num post que se tá a discutir que desporto queremos para o concelho de olhão aparecerem tarados a falarem em pornografia. é melhor pesquisarem no you tube a pornografia disponivel.

Anónimo disse...

quer dizer quando nao gostam dos comentarios pedem para os donos do blog os tirarem mas quando publicam comentarios e cartas difamatorias para as outras pessoas da-vos gozo nao e?pois eu acho que os donos do blog devem continuar nesta liberdade da palavra porque quem nao deve nao teme. A proposito alguem do S.O. viu o j judice ontem a noite na sic?Voces deviam ter vergonha e pedir desculpas aquele homen que veio investir em olhao e ja foi tao maltratado que chegou ao ponto de ficar a voss espera uma tarde inteira e cobardemente ninguem apareceu voces so sabem falar e nas costas das pessoas e sob anonimato porca miseria

Atento disse...

a polémica com o judice,veio no seguimento de uma descarga de aguas residuais que o vila monte fez para a ribeira. segundo o vizinho as aguas vinham negras,logo era sintoma como as aguas não estavam tratadas.o vizinho sentindo-se prejudicado pela próximidade da casa e fazendo valer os deus direitos de cidadão chamou a ARH o SEPNA e vários orgãos da Imprensa nacinal e regional.todos eles vereficaram,que as aguas estavam negras e que no pego a seguir estvam verdes
ora, aguas negras e verdes são sinais de poluição. a ribeira a montade do tubo de descarga está completamente seca,e onde secou tem resto de lama castanha o que é normal.todos os orgãos de comunicação social passaram a mensagem do que viram no local,à exepcçãoo da sic,vá-se lá saber o porquê?
a ARH diz num relatório que a descarga foi devido a uma avaria de uma vávula mas que nunca recebeu análises de aguas residuais do vila monte,conforme o filho do judice afirmou que fazia.
o filho do judice convidou pela net,os vários comentadores que comentaram o problema na net,sei inclusive que mandou 1 ou 2 mails,pessoais para as pessoas irem vereficar o que estava a fazer. teve duas semanas para preparar o terreno. não fez mais que a sua obrigação,agora não venham é dizer que as pessoas tinham obrigação de ir ao encontro,deixando de lado a vida profissional de cada um.
pois tal encontro decorria em hora de trabalho.
agora evocar razões de emprego,para justificar descargas de aguas residuais não trtadas para uma ribeira,não é razão lógica ,para quem em coimbra fez queixa dos vizinhos,por causa de aguas que estavam a inquinar a fonte dos milagres,na quinta das lágrimas,em 2007.
pode ser que tenha acontecido um acidente,e pelas palavras do filho do judice,ele e a seu grupo tem certificação de defensores do ambiente.mas não basta a certificação tem de se prever avarias, de vávulas ou não será assim.
o futuro dirá se assim é.

Anónimo disse...

voces tem desculpa para tudo e a razao esta sempre o vosso lado ou nao vocem voces todos uns grandes comunistas quem tem razao e louça quando diz que prefere o cao do jpereira a ele para candidato a camara deolhao a proposito nao sera que o tal filme porno tem como artista principal nao o j pereira no el bosque mas o seu cao ente as praças enquanto ele aparece a beber umas carvejas com o terramoto a do lazaro

Anónimo disse...

quando não há argumentos,politicos para debater os problemas,que o nosso concelho,está a passar,desde a mortandade das amêijoas nos viveiros e na ria,que temmpor causa a poluição existente na ria,com origem em esgotos não tratados,e ETARS obsoletas,passando pelo desemprego,e a fome que cada vez mais está instalado em olhão,assim como os furtos,aos reformados e estabelecimentos comerciais,e agora até já roubam a gasolina aos pescadores,no porto de abrigo ao pé do T,qundo temos uma terra que cheira mal (como cheirava ontem à tarde,quando não se quer discutir estes graves problemas e arranjar soluções para eles, o insulto,é a
melhor maneira de evitar o confronto de ideias e possiveis soluções.até já evocam o medo do comunismo,se calhar estão a pensar,que a haver comunistas esses, vão comer criancinhas
ao pequeno alomoço. como dizia o salazar.

Anónimo disse...

quando se fala em Salazar devia-se ter um certo sentido de orgulho porque mais fez Salazar durante o tempo que mandou do que se fez neste pais desde o 25 abril ou melhor so se fez foi merda porque se fosse no tempo do Salazar voces SO ja tinham ido parar ao tarrafal que e o que voces meressem.

Anónimo disse...

Olhem lá, no meio desta porra toda, onde ficou a discussão que estava a haver sobre o desporto na nossa terra?

Anónimo disse...

ainda ninguem conhece a netiqueta...
Não sabem que deve respeitar o tópicos e os temas...é tudo em monte e fé em deus! Jesus Christ... :(

Anónimo disse...

Alguém me pode explicar o que faz francisco leal no poster do SCO ,que celebra a subida deste clube com campeão da 1ª liga?
é o caso mais flagrante de colagem politica.nem o valentim loureiro nem santana lopes fizeram tal colagem ao boavista e ao SCP.
é preciso descaramento.

Anónimo disse...

eu sei o que f. leal faz nesse cartaz.
esta a fazer propaganda eleitoral.
e para isso vai entrar com a massa para as obras do zé arcanjo.
900 000 euros,é a previsão das obras a cmo vai entrar com quanto? vão fazer obras ni valor de 500 000 euros para se poder fazer as transmissões televisivas,a cmo vai entrar com a massa dos contribuintes e as receitas das trnasmissões quem as vai receber?
negócios estranhos não é?
a CMO vai construir um nivo relvado para o olhanense .então porque vendeu o sco o Padinha?
qual o motivo que o olhanense é propriétário de mais de 20 apartamentos e a CMO é que tem de entrar com o dinheiro?
gostava que alguém me explicasse.

Anónimo disse...

e qual e o problema? o dinheiro e teu, as obras tem que ser feitas,e o dinheiro es tu que das, ou ofereces o teu trabalho, ate parece que estao apaixonados pelo Leal, nao a mais ninguem para voces falarem, que grande fixaçao

Anónimo disse...

por acaso ja sabem quem esta a frente do Bloco Esquerda, e bonito,nao se esquecam neste nao

Anónimo disse...

se é a CMO a dar o dinheiro, claro que uma parte é dos meus impostos. ou pensas que a CMO vive com o dinheiro de quem?

Atento disse...

a CMO tá teza,pois ainda o ano passado pediu um emprétimo à CGD de 4.5 milhões de euros. as ruas de olhão estão uma lástima os esgotos correm vergonhosamente para a ria sem tratamento ,o ar de olhão quando os ventos sõ de oeste cheira a merda.
então porque não fazem obras? ou ou dinheiro é só para propagnda eleitoral como ´e essa de apoiar um equipa de futebol profissional?
há pessoas em olhão a passar fome o próprio presidente anda a oferecer cabazes de massa arroz e bolachas aos mais famintos.e vai gastar 900 000 em obras de um estádio,quando o olhanense é dono de mais de 20 apartamentos e recentemente vendeu o está dio padinha a uma empresa francesa para construirem um centro comercial. quer dizer fartam-se de fazer dinheiro a venderem património e agora a CMO vai desenbolsar mais 900 000,tá mal,e por esse motivo e muitos mais amanhão também não voto ps.

Anónimo disse...

a cmo só não tem dinheiro para aquilo que faz falta.
desde que seja pra promover o leal o dinheiro está a rodos.mas quem paga é o zé

Anónimo disse...

hoje quando for votar não precisa de levar ovos use o voto em sinal de protesto.e já sabe não vote em politicos de merda.

Anónimo disse...

acabei de ler no forum olhão o leal vai apoiar as obras no estádio na sua maior parte.
o que ele alega é que quer o sco a jogar em casa,pois assim o comércio local lucra 1.5 milhões de euros,se o contabilista que fez as contas foi o mesmo que pagou os cortinados,do centro comunitário do bairro 28 de setembro,então as contas estão feitas a dobrar!