quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Francisco Leal é mentiroso

quando o presidente da Câmara de Olhão afirma que o entulho depositado na ribeirinha da Ria Formosa foi uma “situação pontual ”que foi resolvida “assim que o presidente soube da descarga” conforme aparece escrito pelo menos no Público link, Barlaventolink , no Região Sullink  e…Brisas do Sullink está rotundamente mentindo.

Desde o dia 15 de Novembro de 2009  era públicolinkque

estavam a ser feitos os aterros e desde o dia 25 de Novembro que o próprio presidente tomou conhecimento por cartalink que entreguei na Câmara da 
qual foi-me passado recibo.

55 comentários:

chico alagado disse...

se ele fosse só mentiroso estavam os amigos da natureza de grande ele além de mentiroso é criminoso.pois que faz aterros em reserva ecológica está a cometer um crime.como o está a fazer, a aterrar a zona de Dominio Hidrico,e terrenos pertencentes ao PNRF.
mas f. leal tem a protecção daqueles que sempre protegeram os crimes ambientais,ou seja os directores do PNRF do ICN(valentina calixto)do ICNB, da ARH (valentina calixto)e do próprio vendedor de banha da cobra josé socrates.
só assim ele consegue cometer crimes atrás de crimes e não ser multado,são sempre medidas pedagógicas.

DX disse...

Até parece mentira,mas afinal é verdade senão vejamos:
Há ? em Olhão mais alguma associação preocupada com os atentados ambientais que este edil poluídor pratíca sem ser o SO!!?Bem se há não pareçem preocupados ou então estarão a pensar no quê,em algum subsídio,terão mais preocupados embora tambêm importante com a literatura local,?
Bem há uma que bem há pouco tempo deu sinal de vida,foi apanhar o lixo da casa do Leal na ilha da Fuseta poupando assim dinheiro á Soc.Polís da Ria Formosa,bem comportados sim senhor,há que marcar a diferença para não serem intitulados de terroristas,e ser politicamente correcto,pensarão que terão mais a ganhar.
Como em tudo na vida a frontalidade a coerência,a isenção ganhou sempre aos camaleões de mão estendida há espera dos 30 dinheiros de Judas.Por mim vou andando,com as mãos nos bolsos,porque não espero nem pretendo qualquer moeda,tambêm serei sempre pobre,e feliz,porque nunca venderei o caracter e a personalidade,a Judas poluídor,mentiroso.

DX

Anónimo disse...

depois do presidente da CMO ter anuciado que ia abrir um hotel,são agora alguns vereadores de olhão que anuciaram que vão abrir uma fábrica de peles se os blogs não se calarem.
não fossem os blogs e a CMO já tinha aterrado a ria toda.como fez na zona do marina vilage e se preparava para fazer na fuzeta.
até o albertinho perguntou quantos eram.

Anónimo disse...

O senhor primeiro-ministro e os seus ministros atacaram sempre as vozes críticas, usando as suas agências de informação, tudo o que não condissesse com os senhores e as suas políticas, deviam ser calados. Funcionários Públicos, professores, sindicalistas, professores, jornalistas, críticos, tudo a eito…transferidos, policia à porta, fecho de blogues, despedimentos de directores de jornais, convites desmarcados, tudo serviu para colocar as mordaças nas bocas dos chamados “detractores e pessimistas”…
Por cá o leal e companhia também querem calr as vozes discordantes.

Anónimo disse...

O nosso Presidente devia mas era po-los a todos a responder à justiça pelas calúnias infames que todos aparecem publicadas neste sítio.

Anónimo disse...

só os anjinho é que agora se aperceberam que o chico pancudo é um aldra de 1ª colheita

Anónimo disse...

mas o vereador do Bloco o que é que diz disto
ou tambem já faz parte dos ratoneros?

Anónimo disse...

Mesmo que queira só assistir,é difícil, pois nao tenho estomago para deixar passar tanta hipocresia
sem pudor.
Dizer, ou pior, afirmar peremptó-
riamente que sao casos pontuais.
Quando, uma pessoa que desempenha
cargo públicos, mente deliberada-
mente e, sabendo as pessoas deste
factos, ainda terá "cara", para enfrentá-las?
Ao que a politica educou os que nela habitam e que dela vivem.
Deve estar a fazer alguma reciclagem aquando das reunioes com o vendedor de computadores.
Aos "defensores" do ambiente "verdes" e companhia, já se calaram, pois deram-lhes tacho. Já estao acomodados, como se sabe, televisao,etc.
Que dizer sobre as altas morais dos políticos???
É a nova postura de gente fina.
Essa democracia em liberdade que
constantemente se houve falar é aquele que foi escrito pelo anónimo das 19:10.
Já o disse e volto a afirmar, o procedimento é igual ao anterior regime,que criticam mas, poe-no em prática, papel químico.
Também em 18 de Janeiro deste ano,
fui avisado que teria uma "terceira
oportunidade se me calasse"!
As pessoas chamam nomes aos outros
porque nao tem espelhos em casa, e porque a educacao foi relegada do dia-a-dia.
Poderia ser facista, ou de outra qualquer ideologia,mas nao lambo botas, nem presto vassalagem, nem estou à venda,à espera de qualquer benesse ou esmola.
Tenho muito prazer de viver com honestidade.
Com que entao quem faz parte dos blogs é intitulado uo rotulado de
"TERRORISTA", porque;
Diz as verdades e nao se vende.
Olhao necessita de terroristas a sério!
JMateus

Anónimo disse...

F.Leal e pina jrº e companhia estão a tentar calar as pessoas que se revoltam .como as verdades vem ao de cima com o azeite, há que tentar comprar as vozes que se levantam contra as atitudes anti-democráticas dessa pandilha de politicos sem escruplos.
já tentaram comprar o silêncio de cidadãos, que escrevem,tanto em blogs como em jornais,até hoje as pessoas tem resistido orgulhosamente ,e eles politicos que estão habituados a comprarem tudo vêm-se aflitos,sem saber o que fazer para ocultar péssima gerência da CMO.

Atento disse...

Teste da marinha Americana ao largo do Haiti que provocou o terramoto que sabemos, descoberta científica de Hugo Chaves, o Almirante Smith já confirmou a duas placas tectónicas que moram no Tejo que o aconteceu à nossa economia no ultimo ano também foi de sua responsabilidade e de mais um estúpido teste.

o teste do socrates foi o seguinte o defice aumentou porque o governo quis que aumentasse.
à ganda zézito assim é que se fala.
já em olhão o nosso presidente inova e com as suas medidas de austeridade vai meter mais uma carrada de boys nos quadros da CMO, e encher os burracoos das estradas e caminhos com entlulho,em vez de alcatrão.

Anónimo disse...

a CMOdizem que está teza e que tem uma série de calotes a pessoas e instituções.mas paga jantaradas a presidentes e comitivas do benfica e do porto com o dinheiro dos contribuintes.
onde é que já se viu uma pouca vergonha destas.

SABE SABE disse...

Na Ria Formosa podem-se encontrar cerca de 2500 espécies de seres vivos, designadamente:

- 693 espécies de plantas

- 288 de moluscos

- 79 de peixes

- 15 de répteis

- 11 de anfíbios

- 214 de aves

- 18 de mamíferos

- 8 de Aracnídeos

- 5 de Crustáceos

- 6 de Anelídeos
por tudo isso devemos lutar contra o aterro da ria formosaque a CMO está a fazer em zona humida da ria formosa em reserva ecológica e em dominio hidrico.
a margem de resguado do dominio publico são 30 metros a zona de resguardo das zonas humidas são 50 metros da maior preia mar do ano.
por tudo isso o somos olhão deve exigir a remoção desse entulho,e não de 3 metros.
abram bem os olhos pois o leal está a ver se os engana.
NÃO É SÓ PROIBIDO,É EXPRESSAMENTE PROIBIDO ATERRAR ESSAS ZONA.

DX disse...

Hó Sabe Sabe,enumera muito bem as especies habitacionais da ria Formosa,e que nela nidificam e procriam e alimentam-se etc.
Mas esqueceu-se do animal mais predador que a Ria Formosa tem,e que todas as especies temem.
Este predador usa para matar as especies uma nova arma,são sepultados com entulho,tipo vala comum.
Atenção a este predador,é do tipo do lobo na história do capuchinho vermelho,faz-se amigo das especies e depois mata-as soterrando-as,enfim mutuções animalescas.

DX

SABE SABE disse...

Amigo DX só se pode defender aquilo que se conhece.
E se a CMO, aterra a ria a reserva ecológica e o domínio hídrico,o que nós devemos fazer é demonstrar que ao aterrar esses locais, esta fauna que eu descrevi nunca mais ali vai ser vista, pois as aves não precisam de parques de estacionamento em alcatrão, feitos pelo presidente da CMO.
Por acaso eu fui a pessoa que enviou as fotografias ao Olhão Livre para serem publicadas e denunciadas,e aconteceu assim.
Estava num sábado de manhã a fotografar aves nesse local e observei o camião da CMO a descarregar entulho. Não liguei pois pensava que era uma situação pontual,fui almoçar e depois do almoço voltei para fotografar mais uma quantas aves, pois a luz ira estar a meu a favor,qual não foi o meu espanto quando verifico que o dito camião continuava com as descargas.aproximei-me e verifiquei que era entulho de obras,não hesitei e tirei várias fotografias que depois encaminhei para o olhão livre,possso acrescentar que o mesmo camião deve ter descarregado bem uma 10 ou 12 vezes,entrando pelas oficinas da CMO. e saindo pelo mesmo sitio.
longe estava eu de imaginar que as minhas fotografias iriam parar `Assembleia da Républica pela mão dos deputados do PCP e do B.E.
embora não seja simpatizante de qualquer desses partidos,é bom que essas situações de ataques à natureza sejam denunciadas,para se evitar que se destruam mais zonas que deviam ser protegidas pelos responsáveis da CMO.
pode ser que a situação seja repostae que as aves em vez de serem afugentadas daquele local nós as possamos admirá-las e fotografá-las.
felicito o olhãolivre por ter dito de onde era a fonte,embora não divulgando o meu nome pois já se sabe que quem se mete com o leal e companhia ,e vai parar à lista negra do presidente da CMO, Francisco Leal numca mais trabalha para a CMO,e como as coisa estão é melhor prevenir que remediar.
felicidades e bom ano amigo DX.

Anónimo disse...

Parabens, senhor Sase sabe, muito
agradecido pela sua oportunidade.
Grande Homem
CONTINUE..!
JMateus

DX disse...

Caro amigo, Sabe Sabe

Eu compreendo os seus receios e não restam duvidas que é assim como diz,quem precisa e depende não pode nem deve dar o corpo ás balas.
O que importa é que fez um bom trabalho direccionado na protecção da natureza e que teve as suas repercussões,nomeadamente no puxão de orelhas ao predador.A vigilância terá de continuar,a denuncia é importante,Olhão se não tiver pessoas como voçê algum dia estamos deitados e vem um camion deitar-nos entulho em cima.

Cumprimentos

DX

DX disse...

OL ! ?

SABE SABE disse...

Amigo DX, você nem imagina a persiguisão que existe a quem trabalha em organismo ligados à CMO,como é o meu caso.
Claro que as pessoas tem receio de falar, pois algumas tem sido perseguidas e ameaçadas de serem despedidas, ou mudadas de serviço.
a politica do leal é ter uma rede de bufos,que lhe informem de tudo,quem assim proceder, sobe rapidamente na carreira, mesmo que seja um incompetente.
aliás os funcionários da CMO sabem muito bem quem eles são.
de toda a maneira ,vão aparecendo funcionários,que vão questionando as decisões do leal e dos novos vereadores, ainda hoje falei com um funcinário, que me disse, que a moda agora é tapar buracos das estradas com entulho ,pois parece que não há dinheiro para o alcatrão.
claro que no dia seguinte os buracos voltam a ficar esburacados.
mas são os vereadores que temos e que o povo de olhão elegeu por isso comam e calem-se,pois eu não votei neles informo o Olhão Livre sempre que achar que alguma coisa está mal.
Cumprimentos DX.

Anónimo disse...

Após os esclarecimentos expostos pelo senhor Sabe Sabe, parece-me indiciar um delito público.
Assim sendo, passivo de procedimen-
to criminal?
Alguém que se informe.
Ao que chegou a situacao, onde já nao se pode emitir opiniao e criticar. A este tipo de situacao chamarei "Democracia Aberta Fascis-
ta";
Nunca passou pela minha idéia assistir a "novos protagonistas", da "elite" com facanhas idénticas ao anterior regime, com a agavante
de se encontrarem em "espaco livre
denominado EUROPA". Caso contrário estavamos piores que na VENEZUELA.
E eu que refilei no anterior Regime
vou calar-me agora nesta democracia amarrotada, só porque existe uma pessoa que nao gosta da maresia do mar, entao vá para a serra, que ainda restam espacos que estao abandonados.
No paraíso das bananas é que é possivel fazer de tudo. Lá nao há
lei.
A LIBERDADE COM RESPEITO NAO TEM PRECO, quer queiram ou nao!
A COMPETENCIA, NAO SE AQUIRE, NEM SE COMPRA!
A CULTURA é UM COMPLEMENTO QUE SE ADQUIRE!
Os valores e métodos que a PIDE
aplicava estao a ser postos em prá-
tica pelo presidente da CMO, isto quando há funcionarios que tem medo de perder o seu ganha-pao (posto de trabalho). Isto é inadmissivel, praticado só na Venezuela.
Há que acabar com a bandalheira dos
politicos de meia-tijela, de cuja prepotencia é evidenciada a ameaca
às pessoas.
Saudacoes do Terrorista!
JMateus

dx disse...

Olhe Amigo Sabe-Sabe,
O Predador-Mor da Ria Formosa,pessoa altamente preocupada com o ambiente mas só nos jornais,neste momento não deve dormir tranquilo,e a prova disto foi aquilo que escreveu "montou uma rede de bufos"os governantes que precisam destas secretas,normalmente são pessoas intranquilas que governam em regimes autoritários,autistas,no fascismo eram todos intulados de comunistas quem fosse contra o regime,agora em democracia quem enfrenta o Predador da Ria é intitulado de terrorista politico,ou de lobos com peles de cordeiro,enfim que esperar de um distribuidor de ovos.

DX

dx disse...

Olhe Amigo Sabe-Sabe,
O Predador-Mor da Ria Formosa,pessoa altamente preocupada com o ambiente mas só nos jornais,neste momento não deve dormir tranquilo,e a prova disto foi aquilo que escreveu "montou uma rede de bufos"os governantes que precisam destas secretas,normalmente são pessoas intranquilas que governam em regimes autoritários,autistas,no fascismo eram todos intulados de comunistas quem fosse contra o regime,agora em democracia quem enfrenta o Predador da Ria é intitulado de terrorista politico,ou de lobos com peles de cordeiro,enfim que esperar de um distribuidor de ovos.

DX

Olho Vivo disse...

mosse Vocês estão ficando cada dia mais ridiculos! é uma pena ver um blog que até teve alguma progecção, cair nesta bagunçada! O país está podre a cair aos bocados, e vocês a gastar energia a defender os aracnídios?
Tenham mas é juizo, façam qualquer coisa`útil, e se não forem capaz de fazer nada, não destruam o que os outros tentam fazer! concerteza que essas salinas têm de ser atulhadas, para prosseguir com o jardim pescador olhanense até a Faro, (ou agora, ou no futuro)!

Chico Rio Seco disse...

Empresas e Negócios

Título: Duas novas fábricas de processamento de peixe instalam-se em Olhão e criam 100 postos de trabalho
Mensagem: O porto de pesca de Olhão vai acolher duas novas fábricas de tratamento de peixe, investimentos que podem atingir perto de 15 milhões de euros e criar mais de 100 postos de trabalho, anunciou ontem a câmara municipal. As empresas são a Freitasmar - Produtos Alimentares, Lda. e a Companhia das Pescarias do Algarve, SA.A primeira vai, segundo a autarquia, explorar uma unidade industrial de conservas de peixe, destinada unicamente à actividade conserveira de processamento de pescado, nomeadamente o tratamento e enlatamento mecânico de peixes como o atum, a cavala e a sardinha. A Freitasmar instala-se numa área de construção de mais de 4000 metros quadrados e criará 15 novos postos de trabalho, para além dos já existentes. O investimento ronda os 2,5 milhões de euros, sublinhou a autarquia, precisando que esta nova unidade fabril irá substituir uma fábrica de conservas de peixe actualmente existente e que há muitos anos se situava na malha urbana da cidade, a J. A. Pacheco.A Câmara de Olhão explicou ainda que a outra unidade fabril, que será totalmente construída de raiz, propriedade da Companhia de Pescarias de Algarve, irá dedicar-se ao processamento do pescado, nomeadamente manuseamento e embalamento.O presidente da Câmara de Olhão, Francisco Leal, afirmou que estas fábricas vão criar dezenas de postos de trabalhos e demonstram que a estratégia de desenvolvimento do município virada para o mar continua a dar os seus frutos. Num momento de crise como o que vivemos, em Olhão dá-se o exemplo e criam-se postos de trabalho, acrescentou Leal.O anúncio destes novos investimentos foi feito depois de esta semana terem sido assinados, na Delegação Sul do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), os contratos de concessão para implantação e exploração, durante 25 anos, no porto de pesca da cidade, de duas unidades fabris vocacionadas para o tratamento de pescado entre os representantes das empresas e o presidente do IPTM, Miguel Freitas, explicou a câmara.
Autor:
Fonte: Público
Página: 0
Data: 05-02-2010

Anónimo disse...

Mó o Olho Vivo,então aonde a camara jogou o entulho havia ali alguma salina,mó faz café e detate.

Anónimo disse...

Mó ó j mateus até pareces um sante a falar do leal,cá pra min e´s o são joão

Anónimo disse...

palno de f. leal aterrar as salinas todoas do concelho pois o sal a comida salgada faz ,mal à hipertezão.

Olho Vivo disse...

Ao anónimo das 13:00
Mó até parece que és segueta! então não vês as salinas ali mesmo em frente?
Não foram ainda entulhadas, mas serão no futuro, é para isso que o Sr. Engº Leal, está acumulando lá todo aquele entulho, em cima da horta da câmara, em pequenos montes
quando ele achar que tem entulho suficiente, é só puxar á frente, e ali nascerá mais uma secção de um belo jardim, com arvores frondosas. canteiros de flores, e um calçadão a branco e negro, com motivos arabes. quanto ao sal já não se justifica essa exploração, porque actualmente, é mais rentàvel
extrai-lo da mina de Loulé a 13€ a tonelada, e de melhor qualidade.

Zé do Mar disse...

De acordo com a informação aqui fornecida pelo Xico Rio seco,vamos ter mais duas industrias importantes em olhão, que trarão empregos, para algumas centenas de pessoas, por iniciativa do engº Leal. o que é que os seus detractores têm a dizer?
Devemos denunciar o que está mal, mas também não nos devemos calar quando, Há um mérito a reconhecer!
não é Seus DX, J Mateus, Sabe Sabe,
& Companhia?

Anónimo disse...

Hó Amigo Zé do Mar
Mas mérito do quê,então quando a Bela Olhão fechou F.Leal dizia por todo o lado que não tinha culpa nenhuma daquilo ter fechado,porque eram as contigências do mercado além de serem capitais privados,nada poderia fazer.
Agora que eventualmente irão abrir duas pequenas empresas em Olhão com capitais privados,vamos atribuir o merito ao mesmo?Que investimento fez ele Leal para isso?Se não teve a culpa de encerrar,duvido que tenha algum merito na abertura.

Raul Coelho disse...

este sr. Zé do Mar é mesmo fã do caciqueiro presidente Francisco Leal que até vê centenas quando na estimativa dos investidores nas novas 2 unidades fabris não passam de 35 e lá para quando esta e a outra crise passar não ultrapassarão o total de 115.

O que vem a segir retirei do Observatório do Algarve:

A Freitas Mar, antiga a J. A. Pacheco, criará 15 novos postos de trabalho, garantindo ainda os já existentes.
A outra unidade fabril será totalmente construída de raiz pela Companhia de Pescarias de Algarve, estima começar com 20 postos de trabalho, na fase inicial, e posteriormente chegar aos 90 funcionários.


Nem F. Leal mexeu uma palha para a instalação destas fábricas, a não ser o papel de emplastro no anúncio público dos empreendimentos, como o número de empregos a criar é uma gota de água para os milhares de desempregados no concelho.

São benvindas estas fábricas.

SABE SABE disse...

para o Zé do Mar,a companhia de pesca do algarve vai criar 15 postos de trabalho, em que a maior parte dos trabalhadores irão ser de faro. pois foi uma exigência da associação da Ilha da culatra para essa companhia de pescas do algarve pudesse colocar no ,mar uma armação domgenero dos japoneses mas em faro.
o investimento é da companhia de pescas do algarve e a CMO nada fez para acelasrar o processo.
o mesmo não fez a CMO e as associações de comercio quando abriu o Ria Shoping,pois as contrapardidas que se dizia que o ria shoping ia dar ao comercio de Olhão era cobrir o tecto9 da rua das lojas.o leal fez as pessoas acreditar que o ria shoping ia ser a salvação do comercio,só lhes posso dizer que há comerciantes desejosos de fazer o ano de contrato para sairem de lá a correr sem olharem para trás,e onde estão os 1200 postos de trabalho que o presidente daCMO F.Leal dizia à boca cheia que o ria shoping ia criar?
o antiga fábrica do pacheco se mudar de sitio irá criar pouco mais de 15 novos postos de trabalho isso é se criar p+ois agora com as novas linhas de conserva o lógico é reduzir pessoal e não aumentar .veremos no futuro esses números,mas as pessoas já estão tão habituados às mentiras do Leal que já não acreditam em nada.

SEMPRE LEAL disse...

É MALTA VAMOS TODOS `A FUSETA DIA 10 O NOSSO PRESIDENTE VAI ENTREGAR 17 APOIOS DE PESCA

não á ordem de atirar tacadas

Anónimo disse...

mom ió sabe sabe, então queria a rua dos chineses coberta?
mom faz café e detate,nã vês, que aquilo era dia das mentiras quando o chico afirmou essas treta.
devia ser benite a rus dos chinocas coberta já agora com um toldo cor de rosa não?
e o Nº de trabalhadores do ria shoping o leal só se enganou num zero nã era 1200 era 120.

Anónimo disse...

como o zero não vale nada, o chico não se enganou nos numeros do empregados do ria shoping.
o que é certo é que o desemprego em olhão não para de aumentar,e o que faz a CMO? nada,pois antes das eleições fartou-se de meter boys na CMO ,mas agora não tem trabalhadores, para tapar os burracos que e olhão está cheio.

Zé do Mar disse...

Hó RC
Não seja faccioso, e veja a realidade como ela é!
Eu não sou fan de ninguem, para alem da justiça e da verdade.
Se o meu amigo admite que o total de empregos a criar, poderá ser de 115, já são mais de uma centena, mas ainda que não fossem tantos, temos de nos congratular com as coisas positivas que acontecem na nossa cidade, não é só a falar mal que se faz obra.

Zé Cumixão disse...

móss Zé do Mar dó pé da saída da etar poente
o Leal só mereceria algum louvor de tivesse feito alguma coisa no dia em que essas fábricas tiverem 50 trabalhadores
e ainda não viste que a deslocação da J A Pacheco já tá com projecto de construção aprovado para as futuras antigas instalações com 7 pisos para respeitar as cerceas do prédio da frente

Zé do Mar disse...

Hó amigo Sabe Sabe!
Há aqui qualquer coisa que não soa bem... A Associação da ilha da Culatra EXIGIU? mas com que direito? que eu saiba, os moradores da ilha da Culatra, ainda não têm nenhum direito forense, para exigir o que quer que seja sobre actividades ecnomicas em Olhão, ou noutro lugar! como o amigo é perito em sabedoria, explique lá a ver se nós conseguimos compreender isso.

Anónimo disse...

oh oh oh oh.o pai natal vai chegar ao pacheco.
já agora a CMO ofereceu o terreno?era só o que faltava.

SABE SABE disse...

olá Zé do Mar é com todo o gosto que informo, que os cidadãos tem direitos, só que o poder tenta esconder esses direitos.
veja-se o caso da cidadania ,toda a gente fala em cidadania,o cavaco no discurso do 31 de janeiro incentivou os cidadãos em serem activos na defesa da cidadania.Palavras bonitas não são? mas na prática você vai à CMO perguntar por exemplo porque corre o esgoto do T sem ser tratado? pensa que alguém explica? e se por acso conseguir ir a um sessão publica da CMO (o horário é às 11h da manhão )e perguntar ao presidente,sabe como ele responde?
Opurtunamente! só que esse Opurtunaente numca mais é.
Bom mas eu explico o caso da culatra: a CPA para conseguir montar uma armação teve de se fixar um edital a comunicar aos pescadores da zona para se alguém tivesse alguma coisa a reclamar tinha um prazo de 30 dias.
os pescadores da culatra acharam através da sua associação que lhe tiravam uma fatia do mar,para eles puderam fainar, e reclamaram,posto isto entraram em acordo a associação da culatra e a CPA que quando a fábrica abrisse uma parte do pessoal tinha de ser da culatra.
tá a ver é assim uma associação que defende e bem os interesses da população.
as autoridades devem sempre afixar editais,para avisar as pessoas sobre alterações onde altere o seu dia a dia,caso dos aterros na ria dos mamarrachos em frente ou nas redondezas das casas próximas, e de tudo o que implique mudanças no quotidiano das pessoas.
só que a cmo nem fixa editais, e a quem quer saber esconde,e não responde.

Anónimo disse...

Incrível poema que retrata o que sempre se passou, e ainda se passa, no nosso país (e em todos outros).
Poesia que devia ser ensinada nas escolas!! Professores, escolham literatura que forme consciências!

"Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas;
um povo em catalepsia ambulante, não se lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai; um povo, enfim, que eu adoro, porque sofre e é bom, e guarda ainda na noite da sua inconsciência como que um lampejo misterioso da alma nacional, reflexo de astro em silêncio escuro de lagoa morta.

Uma burguesia, cívica e politicamente corrupta até à medula, não descriminando já o bem do mal, sem palavras, sem vergonha, sem carácter, havendo homens que, honrados na vida íntima, descambam na vida pública em pantomineiros e sevandijas, capazes de toda a veniaga e toda a infâmia, da mentira à falsificação, da violência ao roubo, donde provém que na política portuguesa sucedam, entre a indiferença geral, escândalos monstruosos, absolutamente inverosímeis no Limoeiro.

Um poder legislativo, esfregão de cozinha do executivo; este criado de quarto do moderador; e este, finalmente, tornado absoluto pela abdicação unânime do País.

A justiça ao arbítrio da Política, torcendo-lhe a vara ao ponto de fazer dela saca-rolhas.

Dois partidos sem ideias, sem planos, sem convicções, incapazes, vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e pervertido, análogos nas palavras, idênticos nos actos, iguais um ao outro como duas metades do mesmo zero, e não se malgando e fundindo, apesar disso, pela razão que alguém deu no parlamento, de não caberem todos duma vez na mesma sala de jantar."
Guerra Junqueiro, 1896.

Vitor Ferro

Anónimo disse...

Nao posso deixar passar ao largo uma discussao de 115 novos postos de trabalho.
Quem é que diz que nao sao bem vindos?
Terei de "meter a colher",porquanto
chamado à pedra terei de referir, repetindo quantas vezes necessárias
O senhor Francisco Leal, tem como prática, criar dificuldades e desgracas, para mais tarde lhe pe-
direm de joelhos, o que deveria TER EVITADO.
Esse individuo, sem escrúpulos, tem
aniquilado os que PRODUZEM no concelho de Olhao.
No meu caso pessoal,é o que se sabe, saí do país, e sei de outros casos que esse "senhor", continua a exercer influencias para atrazar
processos.
Quer com isto senhor Zé do Mar dizer que o concelho de olhao está bem servido?
Com o número de desempregados existentes no concelho, há mais de dois anos,aperecem 115 novos empre-gos, quer dizer nao chega a 5%.
Apetece bater palmas à miséria!
O homem só dá tiros no escuro. Nao acerta uma.Vive a governacao em funcao das criticas. Nao tem inovacoes.
Em suma,é prepotente e fascisante.
JMateus

Anónimo disse...

O Guerra Junqueiro, se fosse vivo, ainda o é, pelo seu poema, eterno e actualizado passados que foram
114 anos.
É caso de se dizer "que grande terrorista"
Que retrato tao justo à realidade portuguesa.
Feliz publicacao e grande sentido de oportunidade.
JMateus

Zé do Mar disse...

Ao Amigo Sabe Sabe:
Então o meu amigo que reclama o titulo de defensor dos direitos contra os prepotentes, acha muito bem que os moradores da culatra,usufruam de regalias retiradas a outrém, que aparentemente tem mais direito a elas.Este é um país livre, e o direito ao trabalho deveria ser igual para todos, independentemente do sitio onde mora. esse acordo feito entre a CPA
e a APC é ilegal perante a constituição portuguesa, e é perante casos destes em que a lei é grosseiramente violada, que nós cidadões deste país nos deveriamos levantar, porque não nos esqueçamos
que é essa mesma lei, que nos protege.

Anónimo disse...

os pescadores da culatra se fizeram isso só defenderam os interresses de uma comunidade,coisa que o nosso presidente da CMO e da acral não fizeram,quando abriu o ria shoping.

Zé do Mar disse...

Os gatunos quando roubam, também estão defendendo os seus interesses
, mas nós não podemos concordar com isso pois não Sr. anónimo das 9:39? É impressionante, como as pessoas "esticam" a verdade e a justiça de acordo com os seus interesses.

Pencudo disse...

Deus queira que estas duas Nano/Micro/Pequenas empresas que vão abrir em Olhão em que os optimistas já falam em centenas de postos de trabalho,não seja igual ao Ria-Shopping,que falavam em 1200 postos de trabalho e o que vemos
a são 120.
Assim como o Clube Olhanense que trazia riqueza a montes á cidade,com a subida divisão,e o que vemos mesmo em dia de jogos são restaurantes a não terem mais clientes por isso,vão ao Mac-Donalds os apoiantes das equipas forasteiras.
Falácias estamos fartos

Pencudo

Anónimo disse...

Juízes do PSD Atacam Ferozmente o governo!

Sócrates, por uma razão ou por outra, atraiu múltiplos ódios; É o caso dos juízes, que, pela 1ª vez em séculos, viram o poder político a mexer em privilégios arcaicos (caso das férias); É o caso dos profs, que pela 1ª vez passaram de avaliadores a também avaliados e que viram subtraída (os sindicatos) a gestão das escolas; É o caso muitos jornalistas, que tomaram como uma afronta a extinção da sua Segurança Social privativa (mas sustentada pelo Estado) e a inclusão no regime geral; É o caso de muito cronista de pasquim, especializados na trica e maledicência político-partidária, que perdeu mordomias e lugar na corte de S. Bento, outrora de Barroso e Santana; É o caso de Belmiro Azevedo, que culpa Sócrates pelo insucesso da OPA da SONAE s/PT. Enfim, muitos outros casos ainda existirão. Todos esses ódios, quais mastins, filaram as canelas de Sócrates desde que sentiram a 1ª fragilidade exposta, e foi o caso da licenciatura da Independente; A partir daí nunca mais os mastins lhe largaram as canelas; inventando casos rocambolescos e pré-históricos (como o das casa de Covilhã), associando, sem provas, o seu nome a casos em investigações judiciais que se eternizam para o desgaste permanente da sua imagem (Freeport) ou mandando informadores pidescos ouvir todas as suas conversas (sejam no WC ou no restaurante) para depois as escarrapacharem nos sempre solícitos pasquins da ordem laranja (CM e Sol posto). É claro, desde a 1ª hora (quando as tropas de Santana engendraram o Freeport), que isto é uma estratégia que obedece a um plano traçado pelo PSD, a que alguns outros franco-atiradores se têm juntado, e que tem como objectivo desgastar o PS e todos os seus dirigentes (já vem do tempo da “Casa Pia”) para que o PSD possa ascender de novo ao poder, porque de outro modo já viram que não conseguem. Só que Sócrates tem demonstrado ser coriáceo, duro de roer e nem mesmo a tramóia das escutas que o PR Cavaco lhe preparou foi suficiente para o derrotar. É assim que eu vejo, com toda a sinceridade toda esta trama. Por isso apelo a todos os socialistas para se “alistarem” neste combate vital pela verdade e democracia. Monizes e Manelas (bocas de inferno) e ladrões da alta finança (engraçado como se deixou de falar neles! LOL), não passarão! A resistência estóica de Sócrates vai matá-los com úlceras gástricas! LOL

Sepectrum

Anónimo disse...

olha olha o spectrum a comentar no Olhão Livre...então o socrates já sabe da existência do Olhão Livre? é que o sepectrum´é do gabinete de imprensa do socrates a comentar em tudo o que são foruns,nacionais.
até no o.l., já é assim tão conhecido essse blog de oLHÃO PARA O SOCRATES PERDER TEMPO COM ELE?

Anónimo disse...

cá por mim foi o pencas que pediu ajuda ao leal,para dizer qual era o blog mais visto de olhão 1que era para começar a fazer propaganda.
em olhão não é precisompois o psd do albertinho das moças tá ligado com unhas e carne ao leal

Anónimo disse...

"ECONOMISTAS"
A crise que eles criaram e continuam a alimentar ja vem de longe; so que me da vontade de rir quando oiço alguns "antigos" economistas vir dizer (defender) aumentos de impostos ou inclusivamente a baixar os salarios`!
A FORCA para esses srs. entao destruiram tudo ou permitiram que destruissem e agora veem defender mais sobrecargas para os "escravos"
Seria bom que os ditos cujos dissessem quanto e que auferem por mes .,mesmo que lhes tirem 20% do ordenadinho de certeza que ainda ficam com mais de 10 000 por mes Constancio, Cvaco que diz ter sido professor mas......tambem alinha no mesmo discurso e os outros Varas Cadilhes Coelhones Loureiros os varios etc.que teem mamado e continuam a mamar ,impunes , nada lhes acontece va la o desgraçado do Ze nao pagar a agua e truz ,corta-se como alguem aqui defendeu correcto, sem se preocupar em conhecer o porque que o mesmo nao pagou a dita cuja:
preparem-se que com este andar de corrupçao estao a fazer a sua propria caminha, depois, nao se admirem se aparecer por ca qualquer papao tipo Chavez etc.....

Filho Olhão disse...

Eu quero lá saber se é SPECTRUM o que é raio é isso,nos comentários atrás descritos.É pá a mim não me fod... mais,qual Socrates e Iguais a ele,o Povo está fartinho de levar porrada com impostos,com perda de regalias,com congelamentos salariais,com falta de transparência dos actos publicos,com os ataques á liberdade de impressa,com escandalos de corrupcção,despedimentos,encerramento de empresas todos os dias,milhares e milhares sem trabalho,há mais fome uma declarada outra encapotada,os Cidadãos fazem queixas e denuncias os que não têm medo e são corajosos ás mais altas instâncias do poder,e o que fazem estas? "chutam a bola para o lado"Quem ousa enfrentar os ditos é perseguido no trabalho,na sua actividade,e enquanto não o arrumarem não ficam descansados,
Vem agora este SPECTRUM QUE MAIS PAREÇE UM NOME DE NAVE ESPACIAL,falar do quê?dos problemas reais do povo não é concerteza,vem falar em lutas de poder PS/PSD ?,como se diz na minha terra "vão já endando"é que estas tricas de quem tem mais poder não mata a fome que os Portugueses têm.

Filho Olhão

mateus disse...

No meio das guerrilhas está o "zé pagode", que assiste estúpidamente
aos prazeres de classe política,
que para desculpa de suas azelhis,
incompetencias, inventa estes episódios.Uns com mais impacto,outros com mais brilho.
Nao vale a pena mais justificacoes porquanto já se sabe o que a"casa"
gasta.
Pena é que andamos nestes"joguetes
há mais de 30 anos. Os "demopcratas" cada vez mais inchados e o Zé cada vez mais estú-
pido e magro, aplaudindo.
Todos que tiveram no poder, salvo rara excepcao, foram todos tao bons que o país está de "tanga".
Por vezes aparecem pára-quedistas com a mensagem de que vem aí mais dinheiro para gastar. Quem vai pagar? Os que tocaram a música, ou os que a viram passar?
Na venezuela já nos encontramos, agora falta o dito cujo ditador...
Se uma pulga incomóda muita gente,
muitas pulgas incomódam muito mais
JMateus

Anónimo disse...

quem gasta o nosso dinheiro?
O segundo Governo de José Sócrates já nomeou 1361 pessoas desde que assumiu funções no final de Outubro.
em olhão, houve menine que assim que se apanhou com poder, toca de colocar gente na CMO e noutros organismosestatais.quem paga ?o zé pagode.
e cá vamso cantando e rindo nesta respublica das bananas.

Filhe de Fare disse...

mom ió filhe dólhão será mesmo verdade que o povo está farto de ser fod...? se estivesse já tinha corrido à pazada com essa corja,que está no poder desde 74.
o poovo quer é uma telenovelas uns jogods de futebol que o benfica e o (sco ) ganhe e o resto são cantigas.
as ruas estão esburacadas e olhão parece uma cidade do 3º mundo? não faz mal o sco gamnhou ontem e o povinho ficou contente.
olhão está sujo e porco não faz mal as Kymis de olhão e os antonios vão limpar,as praças não tem as normas de segurança e higiene como deviam ter não faz mal pois já há papeis a dizer que vão ter (fosse um comerciante normal,o dono das praças, e já as praças de olhão tinham fechado há que anos),por issso a ASAE não actua nas praças a multar o dono do estabelecimento que é a CMO.
ó filhe dólhão o povo gosta é de ser gozado pois é isso que os politicos que estão no governo e nas autarquias tem feito atéaqui.

Ze de Pechão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.