quarta-feira, 20 de outubro de 2010

TURISMO POLUIDOR

Tal como havia dito em artigo anterior, os empreendimentos Colina Verde na Maragota e Quinta da Ria em Cacela, são agentes poluidores da Ria Formosa.
Após a visita da Brigada do Ambiente da GNR, fui informado que afinal o tubo de dreno no Colina Verde não era das fossas, mas sim para escoamento das águas do campo de golfe.
Em ambos os casos e por não estar munida dos meios técnicos, a Brigada do Ambiente endossou à Administração da Região Hidrográfica do Algarve, presidida por Valentina Calixto,entidade competente em função da matéria e tutela, a analise e acompanhamento da situação.
O uso de nitratos está condicionado por Directiva Comunitária, pelos efeitos nocivos na qualidade das águas, mas que as autoridades nacionais omitem no licenciamento dos campos de golfe, e assim permitem o envenenamento da Ria Formosa.
Quando entidades como o ICNB, ARH ou CCDR falam em valores ambientais, mais não fazem do que jogar poeira para os olhos das populações, sabendo elas que a presença de nitratos é causa da eutrofização da Ria Formosa.
O desenvolvimento sustentável assenta nos desenvolvimento económico, social e ambiental, pelo que as agressões ao ambiente põe em causa o desenvolvimento sustentável das populações que da Ria Formosa vivem. A eutrofização da Ria, retira o oxigénio da agua contribuindo para a mortalidade de peixe e marisco, principal fonte de rendimento destas populações.
Os campos de golfe são os principais consumidores de agua pelo que deveriam ser obrigados à reutilização das águas das ETAR, ricas em nutrientes, evitando a salinização de lençóis freáticos e o uso excessivo de nitratos, contribuindo para uma Ria Formosa mais saudável e prospera.
Procuraremos saber junto da ARH, que medidas vai tomar em relação a estes casos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Esta é bôa,o A.Terra parece que tem algo contra o golfe.Seria melhor que arranja-se outro tema e se deixasse de perseguir quem anda a desenvolver olhão.c.martins

a.terra disse...

Carlos Martins
Se eu estou ou deixo de estar contra os campos de golfe o problema é meu. Claro que estou contra os campos de golfe desde que poluam a Ria, e não vejo nele o desenvolvimento que lhe quer atribuir.
Quanto a si convido-o a preocupar-se com situações que afectam de forma significativa a população do concelho.
Entretenha-se com o seu amigo Leal que já lhe dá agua pela boca; esse sabe falar consigo. Já agora não falte à proxima sessão de camara

Anónimo disse...

O Empreendimento Colina Verde tem procedimentos de amigo do ambiente os seus esgotos são devidamente tratados e cumpre com a legislação específica para os campos de golf e até os agroquímicos que utiliza comforme pode comprovar são biodegradáveis o que não acontece com outras explorações vizinhas que movidas pela inveja andam a sobrecarregar os solos e a contaminar as linhas de água e os lençóis freáticos

Anónimo disse...

O A.Terra está descredibilizado mas insiste na sua campanha que deve ser a soldo de interesses obscuros.Até a GNR lhe passou a carta de reclamante imcompetente.c.martins