quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Birdwatching na Ria Formosa?? E quando não houver Aves??

Conversas sobre a Ria Formosa

“Avifauna e Valorização da Ria Formosa” é o tema do primeiro encontro a realizar no âmbito do ciclo Conversas sobre a Ria Formosa. Acontece no próximo dia 11 de Novembro, às 15h00, no Real Marina Hotel & Spa, em Olhão.


Os anfitriões da iniciativa, Valentina Calixto, presidente do Conselho de Administração da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa, e Francisco Leal, presidente da Câmara Municipal de Olhão, recebem neste dia o secretário de Estado do Ambiente, que preside à sessão.

Ria formosa


Durante mais de duas horas falarão da avifauna e valorização da Ria Formosa o director-adjunto do Parque Natural da Ria, o vice-presidente do Turismo do Algarve, o vice-presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, representantes da Natura Algarve e um responsável pelo Centro de Investigação e Recuperação de Animais selvagens.
A seguir ao encerramento desta cerimónia proceder-se-á à libertação de uma ave recuperada no Parque.

região sul 5/11/2010

Nota do Olhão livre

A ONU preocupa-se com a morte das aves será que essa gentinha importante, vai discutir a maneira de acabar com a poluição que tem vitimado até as gaivotas? Que são um espécie altamente resistente à poluição, como pode ver aqui: morte das gaivotas na Ria Formosa

Será que a Humberto Rosa vai falar sobre a morte de milhares que aves que tem morrido ao longo dos anos nas lagoas das ETARs da Ria Formosa? Pois podemos ver que não foi só este ano que as aves protegidas morreram às centenas nas lagoas envenenadas das ETARs situadas na ZPE da Ria Formosa .

As entidades responsáveis dizem sempre, que vão averiguar porque morrem as aves nas lagoas das ETARs de 3º mundo, que funcionam em zonas tão sensíveis da Ria Formosa, que nem sequer se pode navegar a motor,

Uma coisa é certa a comunicação social este ano denunciou a morte de centenas de aves assassinadas nas lagoas da ETAR Nascente de Faro, passado mais de 2 meses onde está o resultado das análises das aves autopsiadas???

Mas as Aguas do Algarve, responsável por essas ETARs obsoletas, diz que estas, estão a funcionar bem e que é normal as aves morrerem, nas suas lagoas.

Mas quem consulta o site das Aguas do Algarve sabe que a qualidade do efluente é de má qualidade, e nos houve inclusive meses em que a qualidade dos efluentes descarregaso para as zonas sensíveis da Ria Fomrosa não cumriam as leis comunitárias.

Ainda hoje as análises que deviam ser publicadas mensalmente nesse site e publicamente, estão desde Julho sem serem publicados.

As empresas de Turismo da Natureza divulgam a observação de aves, mas não devem elas falar e denunciar a morte das aves que deviam ser protegidas na Ria Formosa, ao abrigo da rede Natura 2000 e da Convecção de Ramsar,e que são assasinadas sem que as autoridades degamuma unica palavra sobre o assunto.

Tenham vergonha e nessas conversas sobre a Ria Formosa e a observação de aves discutam essa vergonha e a maneira de acabr com ela.


10 comentários:

Anónimo disse...

o estado português é obrigado a proteger as aves na Ria Formosa ao abrigo da Rede Natura 2000,então qual o motivo que cada vez morrem mais aves nas lagoas da ETARs das Aguas do Algarve???
Será que vão discutir esse problema nessas conversas em família no Hotel do Leal.

a.terra disse...

Isto é tudo conversa de chacha. A protecção das aves é a desculpa para as interdições que vem fazendo na Ria Formosa. Essa cambada quer lá saber das aves.

O Progresso do Leal disse...

ó aterra estás enganado eles querem saber das aves para fazerem as grandes negociatas,abre este siteQUE EU MANDO carregando no meu nik name, e vais ver para que eles falam das 7 maravilhas da ria FORMOSA.
falam falam mas depois aprovamos projectos de prédios dentro de agua, onde as aves andavam

haja saude disse...

morrem patos gaivotas galeirões e outras aves mais ,e o que fazem as autoridades fecham os olhos e calam-se e depois vem com estas conversasa em familia todos amiguinhos onde nem um abre a boca a denuciar o que está mal.
até que um dia aconteça o mesmo que aos cavalos marinhos e depois algum investigador faz um projecto e ganha um prémio parta estudar o que todos os que andam mna ria no dia a dia sabem que está mal.
a poluição das etars dos canos de esgoto sem tratamento que cada vez há mais em vez de haver menos.
a ria está a ser envenenada e poucos o denunciam.e a esses poucos que o fazem apelidam-os de terrorista e más linguas.
mas afinal que são os verdadeiros terroristas senão as entidades que hoje se vão sentar à mesa do REAL MARINA SPA HOTEL,e me vez de irem discutir esses assuntos como os pescadores viveiristas e verdadeiros amantes da natureza.sem fins comerciais.
haja saúde mane costa

Anónimo disse...

É só falácias,mas algum destes personagens têm preocupações com a natureza ? têm sim ,só nos jornais e na televisão a lixeira de Quelfes continua na mesma mesmo com o adiar e ameaça de multa ,esgotos a desaguar para a ria é a mesma coisa,aterros de zonas humidas da ria,morte dos patos e molusculos e por ai fora.
Será que não irão discutir o sitio do proximo empreendimento ?Em vez destas questões,gostava de ser mosca.

Anónimo disse...

Mosse má atâo quantas listas vai haver para a acaso?paRACE QUE ESTÁ EM MONTE,até o j pereira quer ir para lá ,será que alá mel.C.martins

Polvo do Algarve disse...

O ditador e a resposta. Ver em Polvo do Algarve

Anónimo disse...

Mosse a.terra será que tambem queres ir para a acaso?eu posso pedir ao pina para te pôr na lista,para que sejas o fiscal mor da acaso.Luciano

Anónimo disse...

Para quem escreveu ontem sexta feira 12 as 19,52, lamentpo informar mas talvez por lapso ou proposito nao foi posto outros nomes de pessoas que fizeram projectos, talvez fosse bom acrescentarem para as pessoas ficarem todas esclarecidas,se esta pessoa que deu a noticia e tao honesta, tera que dizer toda a verdade,e dizer tambem qual foi o contributo que deu dentro da Camara,eu por mim sei mais do que voces pensam poderia ja dizer, mas acho que quem escreveu ontem e que tem que acrescentar os outros nomes, assim e que a sua noticia tem credibilidade.

Anónimo disse...

JÁ têm gatunos de sobra hó Lucianite.