segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Parlamento sueco dá exemplo de transparência

2 comentários:

Anónimo disse...

Projectos algarvios vencem 1.ª edição do «InAqua»


«Cavalos-marinhos em risco na Ria Formosa?» e «Deep reefs» são os dois projetos vencedores da primeira edição do «InAqua – Fundo de Conservação by Oceanário de Lisboa e National Geographic Channel».

Ao todo foram oito os projetos que apresentaram candidaturas ao «InAqua», criado com o objetivo de estimular o sector empresarial e a sociedade civil a envolverem-se activamente na conservação dos ecossistemas aquáticos.

O montante de 25 mil euros do «InAqua», doado nesta edição, na totalidade e em exclusivo, pela Throttleman através da angariação resultante da venda da linha de t-shirts produzida no âmbito da campanha solidária «Throttleman apoia os oceanos», será repartido entre os dois projetos vencedores.

«Cavalos-marinhos em risco na Ria Formosa?» será desenvolvido pelo Grupo de Investigação em Biologia Pesqueira e Hidroecologia (CCMAR, Universidade do Algarve), em parceria com o Project Seahorse (University of British Columbia e Zoological Society London).

Este projecto pretende atingir três objetivos principais: investigar as causas determinantes do declínio das populações de cavalo-marinho e cavalo-marinho-de-focinho-longo na Ria Formosa; propor as medidas de mitigação que permitam a recuperação dos efetivos para valores verificados no passado recente; e contribuir para elaboração de um plano de recuperação e conservação destas duas espécies.

Já o projecto «Deep reefs», desenvolvido pelo CCMAR, em parceria com várias entidades, pretende mapear a biodiversidade marinha dos habitats dos recifes entre 30 e 70 metros de profundidade em vários locais do país, entre os quais a costa algarvia, entre Armação de Pêra e Lagos.

O objetivo passa por recolher informação sobre espécies e os habitats para integrar uma plataforma de gestão de áreas marinhas.

«A Conservação da Biodiversidade dos Oceanos» foi o tema desta primeira edição do «InAqua».

EP / RS
07:35 domingo, 31 outubro 2010


Comentar esta notícia [1 comentários]
Enviar a um amigo
Imprimir esta notícia
Criar alerta Flash-Mail






Comentários sobre esta notícia

- Realidades duras, na triste Maravilha da Ria Formosa.
Infelizmente esse projecto dos cavalos marinhos é vencedor, porque nos ultimos 2 anos morreram 80% de uma das maiores colónias de cavalos marinhos do mundo.
A biodiversidade na Ria Formosa está em risco mas o programa polis não diz uma palavra sobre esse risco e promove a Ria a Maravilha,quando na realidade esta está cada vez mais poluída.
Ainda esta semana a CMO ao mexer no Aterro(obrigados pela CCDR após queixa denuncia do movimento de cidadania Somos Olhão) que fez em terrenos da ZPE da Ria colocou à vista um esgoto que sai das oficinas da Horta da CMOlhão,e que diariamente envenena zonas sensiveis da Ria.
As ETARs de OLhão Poente e de Faro Nascente separadas entre elas por pouco mais de 2 km,além de despejarem diariamente milhares de metros cúbicos de veneno através dos efluentes que não cumprem a lei, e descarregam veneno,para zonas sensiveis e de aguas de produção conquicúlas e piscicúlas.
Também a ETAR poente de Faro, ao longo dos anos tem matado milhares de patos reais...
(limitado a 1000 caracteres)
[ 31 outubro 2010 ] Antonio Silva




















diáriOnline.pt - Sul de Portugal

dx disse...

Tal e Qual como em Portugal !