quinta-feira, 31 de março de 2011

BARRA DA FUZETA: É SÓ MENTIRAS!



Finalmente e contrariada D. Valentina Calixto, enviou, via expresso, os documentos relativos à charola que tem sido a barra da Fuzeta.Mais de um quilo de papel, imaginem, talvez pensando que assim não daríamos conta do recado.
De entre outros e por razões que se prendem com a cronologia dos acontecimentos, trazemos hoje a proposta de D. Valentina e os despachos da SEOTC e da Ministra Passara.
Na imagem de cima e pelo sublinhado pode concluir-se que a proposta de intervenção de emergência visava a dragagem do fundo da nova barra e dos canais envolventes, de modo a promover o escoamento, garantir a navegabilidade em segurança...
Esta proposta vem na sequência da nota técnica da Administração da Região Hidrográfica- Algarve, elaborada por Sebastião Braz Teixeira a 19 de Fevereiro de 2010, portanto antes do vendaval de 2 de Março que abriria a nova barra da Fuzeta. Nesta nota técnica defendia-se a abertura da barra no sitio onde a natureza a abriu ou no enfiamento do canal de saída do porto e dizia: "abertura artificial da barra de maré (caso não se verifique a abertura natural)"
Na imagem de baixo, com data de 15 de Março de 2010 a Secretaria de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades despachava nestes termos " atenta a situação descrita, considero justificada a urgência da intervenção e a sua execução nos termos propostos. À consideração da Srª Ministra.
A 16,dia seguinte a Ministra Passara diz " concordo com a intervenção proposta.
Numa primeira abordagem constata-se que as peças do processo não estão numeradas nem rubricadas, quando na administração publica tal está implícito até para se saber da ordem de entrada dos documentos. Os documentos enviados não respeitam a ordem de entrada, da mesma maneira que nos impede de saber se foram sonegados alguns. Esta é a transparencia das autoridades à portuguesa.
Não temos mais nenhum documento da srª ministra, pelo que se considera que a autorização dada, visava única e exclusivamente o conteúdo da proposta da ARH e como tal a manutenção da barra aberta pela natureza.
Porque alteraram, então, o que já estava decidido? Façam os nossos leitores o seu juízo.
Aguardem, agora, os novos capítulos desta novela.

17 comentários:

To Rico disse...

Alteraram as obras,e o sitio da barra, com medo que a Barra que o Mar abriu, viesse bater nos prédios que a CMOlhão deixou construir ilegalmente na zona ribeirinha da Fuzeta a 15 metros do preia-mar.
Depois sem estudos a barraca tem sido mais que a areia,que despejam para cima das ilhas destruindo a biodiversidade tanto no leito da Ria como em cima do cordão dunar.
tudo isso é feito com o consentimento das autoridades como O ICNB a CCDR e o ministério do ambiente.
Por seu lado os pescadores estão impedidos de governarem a vida e não são compensados por isso.
os pescadores de viam de exigir indemnizações à sociedade Polis,pelo impedimento de não terem barra durante mais de 4 meses.
o Que diz disso o presidente da CMOlhão? está calado que nem um ratode esgoto, pois sabe que tudo isso foi feito por vontade dele.

Anónimo disse...

de mentira em mentira até acabarem com os pescadores da Fuzeta.

Anónimo disse...

Quando a "trapaça" fermenta cedo ou tarde algum fumo sai.Como querem que uma sociedade acredite nos seus dirigentes quando os mesmos numa forma repetida a engana?Como podem falar em democracia quando procedem pior que os agentes de uma ditadura "fatela"?Como quer a D.Calixto que se acredite nas boas intenções do POLIS, que os seus "DOUTOS" estudos e "ÚNICAS SOLUÇÕES" não encobrem interesses de uma "máfia" desejosa de dominar um pouco mais do que ainda resta de Portugal?Como enfrentar um "POLVO" que saiu da toca depois de 1974 que mete respeito a tubarões?Difícil se perdermos a esperança e não nos unirmos em defesa de conceitos de verdadeira transparência democrática.Alguém tem que decidir mas que o faça com TRANSPARÊNCIA - será exigir muito?

Anónimo disse...

A heróica comunidade piscatória da Fuzeta que não tenha dúvidas - UMA CERTA GENTE QUE DOMINA PORTUGAL tudo fará para acabar com a pesca oceânica; vão tolerar um resquício de mariscadores ou aquacultura.A Fuzeta é alvo de interesses para os quais a pesca é um empecilho de despesa inútil. Condenar à guilhotina dá muito nas vistas, é chocante, não é a nossa cultura - "AS COISAS FAZEM-SE COM A LUBRIFICAÇÃO DA CREDIBILDADE DOS ESTUDOS CIENTIFICOS", na Fuzeta e não só, como é óbvio.

Anónimo disse...

A senhora engenheira não está preocupada,não tem nada a perder.O grupo de amigos está atento para os imprevistos que a possam prejudicar.Além de uma possível "almariação" incómodo de um mar mais encapelado, tudo vai decorrer na perfeita harmonia do regime.Duvidam?

Anónimo disse...

vão metendo o dedo devagarinhe no cu dos Pescadores da Fuzeta que vão sendo enganados,já não tem barra a lota vai a seguir os descontos para a segurança social foi outra machadada,qualquer dia só há barcos da carreira e mar táxis.
ditosa terra que teve um dos maiores pescadores do bacalhau, Laurencinha de seu nome,no futuro essa terra só vão ter e´servidores de turistas pois até ao mar cortaram o acesso.

Anónimo disse...

Valentina só diz essas mentiras todas porque está bem protegida.
Leal agradece o fecho da parra e tem a protecção de Socrates.
se fosse antigamente já o leal tinha sido corrido da Fuzeta e mandado de volta par a terra dele que é Tavira ver se conseguia comer dentro da gaveta,ele até comia, mas a mulher coitadinha tinha de fazer uma gaveta muito grande.

Olho Atento disse...

Aos criadores do Olhão livre, visto terem em vossa posse tais documentos, e ao longo dos tempos conseguirem provar por A + B que existem coisas neste processo muito pouco claras, para não falar sujas...porque não entregar ao Ministério Público para investigação, todo o processo? Claramente existe algo mal contado, desde decisões que prejudicam ambiente, pescadores e mariscadores, a interesses imobiliários que possam estar implícitos e ainda empresas de extracção de areias que ganham rios de €.Ao certo não sei o que passou, mas cheira a tão errado que deveria haver uma investigação.

Anónimo disse...

vejam o que se passa na doca que desde que o vosso blog publicou o artigo que denunciou qua o IPTM não fazia análises à agua da Doca por causa do esgoto que o IPTM deixou de fornecer agua dizendo que a bomba está avariada e não conseguem fazer o tratamento da agua com o cloro.
alguma coisa de grave se passa com agua para eles se recusarem a fornecer a agua.
pescador leitor.

Atente disse...

o que se passa na doca de olhão é essa miséria mais que razão tem vocês quando dizem que a doca de Olhão parece uma doca do 3º Mundo.vem no correio da manhã.mas parece que só agora é que a bomba avariou.

"Falta água no porto de pesca

Armadores e pescadores que, habitualmente, utilizam o porto de pesca de Olhão, estão indignados com a falta de condições naquela infra-estrutura. Acusam o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), responsável pela sua exploração, de ter cortado o fornecimento de água para lavagem do pescado e queixam-se do piso das vias de acesso e de falta de gruas para retirar o pescado para terra. "É uma vergonha. A água está poluída há anos e agora é que descobriram e cortaram o fornecimento, sem terem alternativa", denuncia António da Branca, presidente da OlhãoPescas."

Se a agua está poluída a culpa deve ser da CMOlhão que descarrega para a doca o esgoto sem ser treatdo não será srº da Branca?

Anónimo disse...

façam queixa porra isso é crime.

Anónimo disse...

queixa à judiciária pelp dinheiro gasto sem proveito,e contra as actividades dos pescadores.

Anónimo disse...

Entregar o processo para o Ministério Público investigar? Qual Ministério Público? Se fosse o espanhol,italiano ou "bruxelense" ainda dava para acreditar em possiveis consequências.O que se tem visto em Portugal com assuntos de contornos políticos?Até pode começar e acabar, mas sempre sem consequências.Portugal é um país de suspeições infundadas, de língua pérfida para os políticos;Nada a fazer!!!!!?.

Anónimo disse...

carreguem esse cima do meu nik name e verão o que acontece na Suécia.
se fosse cá quem queria ir para deputado?,se até os vereadores em Olhão, tem secretárias, assessores e alguns até assessores de imagem.
a classe politica vive acima das necessidades do povo que está na miséria.é tempo de exigirmos que desçam á terra e precaM AS MORDOMIAS.

Vida de Deputados Suecos disse...

video dos deputados da Suécia.carreguem em cima do meu nik name.

Anónimo disse...

Só falta DIZER QUE O LEAL É CULPADO,PORQUE MIJA PARA A RIA.eSSE DA BRANCA TAMBEM É UM PARASITA QUE VIVE Á CONTA DOS PESCADOIRES HÁ ANOS E AGORA TAMBEM VEM ATACAR O LEAL,ELE DEVIA ERA ATACAR O ALBERTO ALMEIDA QUE ESTA HÁ TANTOS ANOS NA CAMARA QYANTOS O LEAL E NÃO FAZ UMA PROPOSTA A DEFENDER OS PESCADORES.r.r.

Anónimo disse...

A Suécia? Aqueles nórdicos bárbaros, sovinas e mentecaptos?Em Portugal, com gente daquele tipo, quem foçava para ser deputado? Brincamos ou quê?Ainda por cima Portugal, a 2ª república mais antiga da Europa, um exemplo de referência mundial, poderia aceitar a fantochada da ditadura de uma monarquia???Ò caro anónimo 16:39 V.Exª aponta um exemplo que, só de pensar, faz suar de pavor a intelectualidade do nosso ditoso regime.