quinta-feira, 24 de março de 2011

OLHÃO, A "GERAÇÃO À RASCA" E A CRISE

O aldrabão-mor do regime foi "despedido". Será o "Pinóqio" deste País o único responsável?  Não! Os políticos engendraram uma "coisa" chamada "engenharia financeira" que permite aos grandes grupos económicos camuflarem as suas contas e ao mesmo tempo as do Estado. A União Europeia é cumplice nesta falta de transparência quando aceita esta "manha" para facilitar a vida aos estados membros. Só assim é que foi possível a Grécia e a Irlanda se terem afundado. Agora chegou a nossa vez para de seguida ser a Espanha e outros que se lhe seguirão.
O Estado português criou uma empresa, um "grupo", chamado Parpública que detém 58 empresas, entre elas a Estamo e a FiniEstamo. O Estado "vendeu" hospitais, escolas, quartéis, fortes e outras coisas mais, à Estamo, como forma de aumentar as suas receitas contabilísticas e fazer reduzir o défice artificialmente, mas passou a "pagar" o aluguer dessas mesmas instituições e para os mesmos fins. Transparente? Não! E que diz a isto a União Europeia? Aceita, pois claro!
Tão culpado é José Sócrates como é o PSD e a União Europeia quando aceitam estas "receitas" e devemos exigir que a União Europeia também se transforme numa entidade transparente, sob pena de a Europa ser constituída por um polvo de políticos mafiosos. Jean Claude Junker, presidente do Eurogrupo, quando se começou a vislumbrar o chumbo do PEC4 veio logo a terreiro defender que Portugal teria que assumir as medidas contidas nesse mesmo PEC aprovadas em Bruxelas e à revelia dos portugueses, da Assembleia da República e sem dar conhecimento ao Presidente da República. O presidente do Eurogrupo ingeriu-se, assim, num assunto interno dos portugueses e deveria ser demitido do lugar que ocupa. Portugal é dos países mais antigos da Europa, tem uma longa História, é um Estado soberano, independente. Não é um qualquer estrangeiro que nos vem dizer o que "não" queremos. É uma questão de soberania e independência.
A "Geração à Rasca" saiu à rua a 12 de Março. Muito se tem discutido, muito se tem escrito. Muitas sugestões tem sido dadas quanto à forma de se ultrapassar a crise e também medidas que possam, no futuro, impedir que se repitam situações destas. Mas os partidos com representação parlamentar ouvem-nos? Parece que não. O "Movimento" não é levado a sério a não ser que "saia" à rua e faça uma demonstração de força de tal forma que leve os partidos a se sentirem ameaçados.
O que aí vem não vai ser melhor do que tínhamos. Passos Coelho já disse que não sabe se não terá que aumentar impostos, caso forme governo. Fala de uma coligação abrangente como CDS e o P"S", ou seja a união de todos os que tem estado no Poder desde o 25 de Abril contra os trabalhadores deste País, que é, ao fim e ao cabo, quem "paga" a factura dos desmandos cometidos por estes reles políticos.
É imperioso pedir a responsabilização civil e criminal dos titulares de cargos políticos. José Sócrates e a sua quadrilha deveria sentar-se no banco dos réus e responder pelos danos causados ao País, os presidentes de câmara que conduziram as autarquias a situações de pré ou mesmo falência técnica também deveriam sentar-se no banco dos réus, os presidentes desses institutos que por aí proliferam, as empresas públicas, as empresas municipais, etc, etc, também deveriam ser julgados e condenados e para que no futuro não se repetisse, pagar com os seus próprios bens. Acabava-se o regabofe de fazerem dos seus cargos uma forma de enriquecimento fácil.
Mas, para que tal pudesse acontecer, era preciso mudar a "Justiça", mas uma mudança radical, uma mudança onde não fosse possível termos o triste espectáculo que o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça e o Procurador Geral da República tem dado nos casos Freeport e "Face Oculta", que estão a mais nos cargos que ocupam.
Transparência, rigor, seriedade são fundamentais para que o cidadão comum possa acreditar que vale a pena votar.
Mais uma vez vamos ouvir todo um conjunto de promessas, de compromissos que depois não se cumprem. Na caça ao voto, tudo vale. Os políticos são inteligentes na arte de mentir e ludibriar todo um Povo. Até um dia...

29 comentários:

Anónimo disse...

Governo britânico corta imposto sobre combustíveis para ajudar crescimento .

Isto é que é governar e tomar medidas sérias para aumentar e dinamizar a economia de um país.
Cá em Portugal fazem ao contrário aumentam impostos e fazem com que tenham-mos uma das gasolinas e gasóleos mais caros da união europeia.

ol disse...

http://www.youtube.com/watch_popup?v=m2B7RWJY--A

Anónimo disse...

Demorou tempo, mas até que por fim voltaram a ter a pureza das crianças, gritando - O REI VAI NU.
Temos que impor dignidade ao Rei ou então mudemos o Rei.
Ou regime se regenera,que duvido, ou partamos para outro melhor.Desta forma vamos morrer como estado-nação.

Anónimo disse...

Não basta mudar as moscas,elas podem ser diferentes,mas estão há volta do mesmo.
O PS governou fazendo o trabalho do PSD e se este fôr governo entrará pela porta que Socrates lhe abriu,e se a burguesia mandar lá estará o PS no governo para a servir fielmente.Como dizia o cherne "porreiro pá!"Deste vez é caso para perguntar "E O POVO PÁ?!
O capital já decidiu patrocionar um bloco central com CDS ou não,alguns chamam-lhe governo de salvação nacional,certamente esperam que este governo salve as suas taxas de acumulação das reivindicações populares,vamos vêr se desta vez há a coragem de enfrentar a chantagem da especulação,e os interesses instalados que se alimentam da crise,e vão tomando as redeas da governação,retirando-nos a democracia sem encenações e falsidades junto com a demagogia que nos tem assolado nos ultimos tempos.

DX

Anónimo disse...

Sr. Presidente da República seja coerente:

Ou demite o Governo,

ou pare de nos empurrar mais para o fundo!





Sim! Todos nós sabemos que a situação financeira do País é dramática e, por consequência, a económica e social também. O que se pede e exige ao Presidente da República, é que seja um garante de estabilidade e que coloque os interesses do País acima das muitas vontades políticas e das proximidades partidárias. Deve ser o árbitro e não um “player” político!...



Permitam-me: Porra! Se este governo é tão mau, cabe-lhe como Presidente de todos os portugueses, o dever e a obrigação de o demitir!

O que não é aceitável é: por um lado, falar em estabilidade e por outro, ir fritando ou cozendo (conforme o gosto), em lume brando, um Governo que faz um esforço incrível para colocar no rumo certo as contas públicas.





Pare! Pare, quem sabe de economia e gosta sistematicamente de o demonstrar. Pare, quem sabe que o nosso País está dependente dos mercados financeiros e que, qualquer frase menos feliz ou silêncio estrategicamente infeliz poderá aumentar a especulação cavalgante. Senhor Presidente, não dê mais uma “estocada no touro” já combalido, mas que resiste, lutando.



Não há duas saídas: Ou se acredita no caminho e se ajuda a traçá-lo, não na praça pública suscitando dúvidas e muitas reticências, ou se opta por outro qualquer caminho, assumindo as consequências e, doa a quem doer.



Senhor Presidente da República é tempo de decisões coerentes. Não estamos em situação para meias-palavras ou não decisões… e já agora permita-me acrescentar: Perturba-me o seu jeito de “não político”; Perturba-me o seu ar de quem nada tem a ver com o País actual!



A sua frase “há políticos que não conhecem o País” lembro-me quando era Primeiro Ministro, um tal Prof. Cavaco Silva, que mandava construir escolas no Algarve sem Pavilhões, apenas com polidesportivos descobertos, porque aqui não chovia… Eu lembro-me!



Falar agora que se candidatou pelos jovens!?... Hoje temos manifestações do movimento Geração à Rasca... Será que se já se esqueceu de uma das maiores manifestações estudantis do pós-25 de Abril? Eu não, e se me permite, lembro-lhe: foram as da PGA e da Geração Rasca... estávamos no ano de 1989, e era Primeiro Ministro um tal Prof. Cavaco Silva!

Também lhe posso recordar, o Numeros Clausus e as reduções no curso de Medicina para 200 alunos/ano… única razão para a falta de médicos com que o SNS se debate actualmente. Felizmente, hoje entram nesse curso 2000 alunos/ano!



Então e o modelo que começou no tempo do Prof. Cavaco, baseado na construção civil e obras públicas que concentrou os empresários e os muitos “espertos” atraídos pelo lucro fácil, abdicando da produção de bens, tangíveis (como refere no seu discurso) e ao mesmo tempo, da agricultura, da pesca ou aquicultura, sectores onde só podemos vencer os desafios da produção ou, como lhe chamou do “desígnio do Mar”, com empresários fortes e dinâmicos...



Sabe Senhor Presidente da República a sua análise até está certa... mas o Senhor não se pode por de fora do (seu) passado!

Artigo que saiu no Postal do Algarve assinado pelo vereador da CMOlhão DrºAntonio Pina(ele é drº não é?)
Olhe drº Pina (filho)como é do seu conhecimento não foi preciso o drº Cavaco demitir o engenheiro (ele é engenheiro não é?)Sócrates,ele fugiu da Assembleia da República e foi-se demitir!
Em Olhão se o PSD fosse oposição a sério, já o engenheiro(ele é engenheiro não é?)F.Leal se tinha demitido com tanta trapalhada que existe na CMOlhão.

Anónimo disse...

OL,é pena não sabermos quem tu és,mas quase que tenho a certeza que és daqueles que estão mortinhos para mamarem na têta da vaca,mas estás mal, porque o sócrates mamou tudo.RR

Anónimo disse...

Pare voçê tambêm de trazer ostras francesas para a ria formosa.

Anónimo disse...

é trist que o Pacos Coelho logo após a demissao de Socrates diga que uma das suas medidas sera de em troca de nao congelar pensoes aumenta o iva para 25%

ou seija nao prejudica os reformados para prejudicar toda a populacao (reformados iclusive)

axo que bom era o socrates ganhar com a maioria nesta eleicoes

Anónimo disse...

móm ió pina faz café e deta-te.
pede ao papá,para te ensinar alguma coisa da politca.1º tens de comprar um télé inteligente daquele que grava as conversas depois é sempre a subir.agora com depoimentos destes só te enterras,pois eraste no alvo.
vocês no ps em olhão boicotaram a campanha do candidato alegre,andando colados ao nobre. pensando que o cavaco ia ser o mesmo santinho, tiverem azar miga.

Anónimo disse...

o pininha já agora qual é o motivo que os estudantes se estão hoje a manifestar? será por estarem contentes com as medidas do teu dono socrates?
já agora qual foi o teu trabalho sem ser em organismos do estado, e sem cunha do papá?

Anónimo disse...

O aldrabão mor demitiu-se,as ratazanas do esgoto da doca que de nova não tem nada,já começam a bufar,o arame escasseia,o tacho começa a ser escasso para tanto rato e mais está para vir.

Aires

Anónimo disse...

Agora sim o Papa demitiu-se
os cardiais e padres andam desorientados,o que vai ser da nossa religião,se o PSD fôr poder
Redução do numero de camaras e juntas de freguesia.
Redução e eliminação de institutos publicos.
Despedimentos de chefias superiores e intermedias
Talvez redução do nº deputados
Fusão de Ministérios
Revisão para baixo dos subsidios aos partidos
Redução do nº de acessores politicos
Redução de ajudas de custo para gestores publicos etc etc.

PSD

asr disse...

terramoto deixo aqui este site com bons projectos para salvar a nossa costa onde fala da tecnica que falast dos tubos de areia

http://www.asrltd.com/

Anónimo disse...

http://vimeo.com/14630132

DefesaDaRiaFormosa disse...

Nota prévia, O anónimo de 24 de março ás 15.30, transcreveu o teor da opinião do "dr" pina filho..não é o "dr" pina filho que escreve.. posto isto, será que o "dr" pina filho pode explicar o motivo das manifestações que alega??? eu tava lá, fiz parte da organização de algumas e o intuito das mesmas era tornar as provas de acesso á faculdade mais justas e com parametros conhecidos e estipulados!! gostava de saber se o "dr" pina filho por acaso esteve na manifestação do dia 12?? não claro que não!! porque?? porque é filho de um politico de carreira, já está na politica e não precisa de se preocupar com o emprego ou futuro.. se não der na camara, dá como deputado ou então numa qualquer organização do estado... mas sabe "dr" pina filho, os viveiros não duram sempre... a politica tambem não vai durar, pois pelo caminho que isto leva qualquer dia já nem politica existe... mas tambem podia clarificar se o edil fugir para o parlamento nas próximas eleições, o "dr" assume o posto ou convoca eleições antecipadas??? é que isto da transparência ser só nos vidros não tá muito certo...

Anónimo disse...

os ignorantes continuam a dizer que o socrates é que é o aldrabão, esperem pelo coelho e vão engulir tudo que dizem.
o socrates tambem é o culpado do buraco da grecia?

NÓS QUEREMOS É SOLUÇÕES, ONDE ESTÃO AS DA OPOSIÇÃO?

Fome pelo poder!

Anónimo disse...

ainda não chegou ao poder e já tá a dizer que vai aumentar o iva.vai pra lá vai,
isso tem de ir é à porrada.

A.M.P. disse...

António Miguel Pina
Sr. Presidente da República seja coerente
Sr. Presidente da República seja coerente: Ou demite o Governo, ou pare de nos empurrar mais para o fundo! ..
essa frase está no mural do facebook de Antonio Miguel Pina depois está o artigo que eu tirei do Postal do Algarve. se foi ele que escreveu não sei mas ele diz gaba-se que foi.
clikando em cima do meu nik name se estiverem ligados ao facebook podem verificar.

Anónimo disse...

depois de todas as entidades aprovarem o PEC o PSD na ansia de chegar ao ppoder chumba-o mas so quero ver o que isto vai custar eu ria era se socrates agora ganhasse com maioria pois ás ideias dele ja conhecemos as do psd estão guardadas mas uma delas é iva a 25% congelar salarios minimos e publicos quaze congelar reformas e lembremse a crise é geral nao do socrates lembremse se a crise é do socrates pk que a manuela leite aumentou o iva???

Anónimo disse...

A sua frase “há políticos que não conhecem o País” lembro-me quando era Primeiro Ministro, um tal Prof. Cavaco Silva, que mandava construir escolas no Algarve sem Pavilhões, apenas com polidesportivos descobertos, porque aqui não chovia… Eu lembro-me!

quem diz isso é o Pina vereador da CMO,ele admira-se do Cavaco não conhecer o País e de ter feito polidesportivos descobertos?
Então e ele que conhece bem Olhão que é vice presidente da CMOlhão,e permite que a CMO utilize linhas de agua para despejar para a Ria Formosa esgotos TÓXICOS,provenientes da ETAR do bairro 11 de Março e dos esgotos clandestinos que a CMO autorizou os construtores do regime a faze-los?
Ele fala fala fala mas pouco diz,pois tudo o que conseguiu foi com as cunhas do papá.o seu socio das ostras também ele vereador da CMO veio do CDS,pela sua mão e foi sempre a subir,passando à frente dos verdadeiros socialistas de Olhão.
estevamarga.

Anónimo disse...

Mas ainda há duvidas ?O PS tratou de arrombar a porta para roubar parcas economias dos Portugueses fruto do seu trabalho com o consentimento do PSD,mas o peculio não chegou é necessario mais para pagar ao comparsa e socio destes assaltos,e já vem a caminho eleições.Grande preocupação com o País, estas eleições vão custar 18 milhões de euros ao erário publico e ninguem agora fala em economia,vão todos levar aonde as galinhas levam.

Revoltado

Anónimo disse...

Eh pá! agora que as contas do BPN estão saldadas pelo Pinóquio (à custa dos funcionários públicos)será que os gajos do PSD regressam a Portugal para "salvar o País?
Institutos Públicos, criados para empregar as bases do PS e , consequentemente, fazer desaparecer o erário público, em buracos sem fundo, será que irão acabar?
Se o Pinóquio sair do governo irá respoder pelo seu passado recente, pelas múltiplas falcatruas que cometeu? Freeport, etc.
Irão rever as PPPs?
Vai tudo continuar na mesma?
Ouvi dizer que o Profº Alberto e pandilha iam ser chamados para governar e se governarem.Estamos feitos porque o gajo não tem voz própria.

charao filho ganha com cunha do pai disse...

sabiam da existencia da empresa charao studio estranho que o charaosinho fica com os trabalhinhos tods ca CMO agenda mensal auditorio feiras da fuzeta quanto não vale a cunha do papa mas sera que alguem vio a lista das empresas concorrentes para a agenda mensal....

Anónimo disse...

empresa charao studio.
Não maltratem quem trabalha,tem formação para o que faz e desconta como os outros.

Os pescadores que não vendam o peixe por 0,10€ quando ele tá 10 € na praça.
O governo britanico baixou 1 centimo nos combustiveis, não sejam idiotas e deixem de acreditar no mal dos outros para o vosso bem.

Ps e psd, seja qual fôr são os nossos "donos" porque pagamos impostos e lutamos uns contra os outros em vez de lutarmos contra os Bancos e as multi-nacionais.

Senão as multi-nacionais vão pagar-nos 100€ por mês com 400€ de vale para gastarmos lá.
E para quem quer......

Anónimo disse...

essa do charanite é mais um exemplo dos tentáculos do polvo socialista.
quem trouxe o cara dura para a cmo foi o papá, charanite,pois o cara dura, tinha uma carrada de anos sem pagar quotas oa ps. agora os favores pagam.
exemplos desses há na cmo paletes,de favorecimento de quem tem cartãozinhe rosa. e rosa alaranjade.

Gatunos. disse...

Vejam esse video, e vamos exigir que prendam os gatunos que nos roubam!

Anónimo disse...

Parabens ao "GATUNO "comentarista pela inclusão deste video.
Retrata de forma fiel o (os)sistema bancario que temos,e não vale a pena mais palavras.Como é possivel em plena crise os bancos continuarem a dar milhões de lucro ? É a verdade pura e simples com os governos descapitalizados e familias por arrastamente a ficarem cada vez mais pobres,temos um sector financeiro cada vez mais saudavel,Vejam se os Ricardos Salgados,Americos Amorim e outros se queixam?Pudera têm o governo na mão em termos economicos,tambêm se enriquece com a crise,perguntem aos bancos !

Anónimo disse...

Estou de de total acordo com o Senhor Anonimo,mas que dizer por exemplo do quadro bancario homem do aparelho partidário do PS Armando Vara acusado no processo Face-Oculta,coitado recebeu de indeminização quando deixou o banco
562 mil euros + 260 mil de remuneração fixa,apesar de nunca ter posto o pé no BCP este pobre recebeu um total de 822 mil euros em 2010.Ganda país !

Grilo disse...

Cada vez que venho ao Olhão Livre e leio estas coisas,só dá vontade de agarrar num cacete e desancar meia duzia de gajos.É pá o povo já não aguenta mais esta mer..e melhoras na se vislumbram.Vou preso? sim tenho comida á borla,tenho medico,nao preciso do centro de saude,tenho´biblioteca,não pago as dividas porque estou dentro,mó isto bem pensado é o melhor para a crise.

Grilo