quinta-feira, 7 de abril de 2011

DUAS ALTERNATIVAS PARA A CRISE

Agora já ninguém tem dúvidas. José Sócrates "O Mentiroso" pediu ajuda externa com todas as consequências que daí advém. Fazendo-se de vítima, como se no seu reinado a dívida não tivesse duplicado. Com o apoio de Passos Coelho e do PSD lançaram os PEC'S que estrangularam a economia, tornaram os pobres ainda mais pobres, levaram pessoas a perderem as suas casas, os carros e de certa forma a sua dignidade, mas naquilo que era fundamental mexer não mexeram. Deixaram, "lá", os seus boy's, ganhando chorudos ordenados e esvaziando os cofres do Estado.
A solução para pagar, para os partidos do arco do Poder (CDS, PSD e P"S"), é simples: cortes nas pensões de reforma, cortes nos ordenados, cortes nos subsídios de férias e de Natal, cortes nalgumas prestações sociais como o subsídio de desemprego, aumento de impostos, uma vida extremamente difícil para o cidadão comum.
O cidadão comum deve aceitar estas roubalheiras? Não!!! Foram os partidos do arco do Poder (CDS, PSD e P"S") que nos conduziram à bancarrota. A submissão destes partidos à banca e aos grandes grupos económicos, os submarinos de Paulo Portas, o BPN de Oliveira e Costa, de Dias Loureiro com o "apoio" de Cavaco Silva e o BPP, as obras megalómanas e o despesismo de José Sócrates fizeram o resto. O aparelho de Estado engrossou ao longo destes 35 anos por conta destes mesmos partidos que para servirem as suas clientelas políticas, colocando na administração central do Estado e nas autarquias montes de gente, cujo único critério de admissão era o cartão do partido, fosse "rosa" ou "laranja". Mas essa gente nunca esteve preocupada com os problemas que afevtavam e vão afectar ainda mais as pessoas.
Uma das exigências que devemos fazer é de expurgar o aparelho de Estado desses boy's para que sintam na pele aquilo que, com o seu contributo, o cidadão comum sente. Outra exigência deve ser o julgamento em tribunais a sério (estes tribunais que temos só servem o Poder) dos titulares cargos públicos que conduziram autarquias, empresas municipais, institutos públicos, empresas públicas a uma situação de falência e pô-los a responder com os seus bens. Outra exigência que devemos fazer é a da extinção de fundações eminemtemente políticas e de insitutos públicos que não servem para nada, bem como a fusão de toda uma série de entidades (CCDR, ARH e ICNB). Outra exigência que devemos fazer é o fim das subvenções às campanhas eleitorais e aos grupos parlamentares e redução do número de deputados, aplicando um sistema que não beneficie os maiores partidos. As leis de Base da Educação, da Saúde e da Justiça bem como os regulamentos serem obrigatóriamente aprovados por 2/3 da Assembleia da República. Instituir o referendo para as grandes questões nacionais como a participação em guerras, grandes obras públicas. O nível de endividamento ser sujeito a aprovação por 2/3 do Assembleia da República e fiscalizado por uma comissão parlamentar.
Inevitavelmente temos que pagar. Os nossos governantes gastaram mais do que podiam, pediram emprestado em nome do País e agora cabe-nos honrar um compromisso. Honrar esse compromisso, sim mas não a qualquer preço. Tomemos o exemplo da Islândia...

9 comentários:

Anónimo disse...

Como vamos mudar a Constituição? Se avançarmos para uma nova Constiuição a mesma será aprovada pelo mesmo grupo mafioso ou os vários projectos que surgirem serão referendados pelo povo??? Portugal está dominado por um POLVO e, nunca é demais lembrar, que o POLVO muda de cor e forma conforme as circunstâncias.

Anónimo disse...

Idéias excelentes "Olhão livre" que a máfia instalada não vai permitir que se concretizem.SÓ mudar,por pressão das circunstâncias, alguma coisa para no essencial ficar tudo na mesma.A máfia tem agentes de alta competição que não brincam em serviço.

Anónimo disse...

Então se assim é venha em vez do FMI ou outro sanguessuga qualquer o Hugo Chavez.

Anónimo disse...

Boicote activo á farsa eleitoral,porque os personagens são os mesmos !

Anónimo disse...

Se o Pais endividou-se e não pode pagar porquê que as pessoas não podem fazer o mesmo?O governo retirou-lhes o salario ou parte dele,prestações sociais,quando não tiver dinheiro para a prestação da casa digo ao banco que vá receber ao socrates.

Anónimo disse...

Este Socratres só tem comparação ao JP de Olhao.

Anónimo disse...

Afinal o mentiroso Socrates dizia que o PEC 1 chegava o 2 tambêm o 3 era definitivo e o 4 era preciso por causa dos outros,sim dos habitantes do Burkina Faso !
Não vais ter o prazer de desbaratar os 90 milhões pelos teus boys porque o FMI vem cá controlar a massa.PECs "processos de endividamento em curso" foi o que arranjou em 6 anos de desbaramento e ainda se faz de vitima atirando a culpa a quem não a tem,tipico dos socialistas esbanjadores.Bons salarios para gestores publicos com as empresas falidas e mais mordomias para os que lhe são proximos,almoços opiparos com bons digestivos para inaugurarem estradas pela 3ª e 4ª vez ou fontenarios da trata tudo servia,pudera o povo paga.Va lá que ainda fez algumas coisas de jeito:Cortou Pensões,na saude,nos salarios,aumentou impostos,e ainda não arranjou os 150.000 empregos como consegue 600.000 desempregados,grande 1º ministro que tivemos e pareçe que ainda não chegou com o descaramento que lhe é tipico, vai recandidatar-se.

DX

Anónimo disse...

Sócrates o maior aldrabão que alguma vez houve em portugal.O ti zé dentusso, era aldabão, mas ao pé do sócrates era um aprendiz

Anónimo disse...

Quem viu o Sócrates em 2004/05 e o vê agora! que espanto de metamorfose- uma osguinha transformou-se num crocodilo do Nilo.
Agora passem novamente cheques em branco a outros "Sócrates" para posteriormente gritarem de terror com um dinossauro (qualquer coisa REX).