sábado, 25 de junho de 2011

A Farsa da Bandeira Azul na praia da Fuzeta






Foi hoje retirada a proibição de ir a banhos na praia de Bandeira Azul Fuzeta-Ria.
Perante a conversa ouvida por particulares ontem de manhã na Praia da Fuzeta, não é de admirar: os nadadores-salvadores, que com a bandeira amarela deixavam as pessoas tomar banho apesar do edital da ARH dizer que a água estava imprópria para banhos, comentavam com populares, que esperavam que o Comandante de Porto de Olhão levantasse a interdição e desse o problema por resolvido.
Será por causa dessa lei?
"Consideram-se episódios de poluição de curta duração aqueles em que se verifica contaminação microbiológica (medida pelo parâmetros EC, Escherichia Coli e EI, Enterococos intestinais) provocada por causas claramente identificáveis, que se preveja que não afectem a qualidade das águas balneares por mais de 72 horas a contar do momento em que em que a qualidade dessas águas começou a ser afectada e para os quais o INAG tenha estabelecido procedimentos de previsão e minimização dos seus efeitos, como previsto no anexo III, do Decreto –Lei 135/2009. 8 CTA constituída conforme o nº2 do Artº 3º do D.L. 135/2009."


1º - Quem ordenou que a bandeira vermelha (quarta-feira) passasse a amarela (quinta-feira à tarde)?

2º - Quem deu ordens para permitir banhistas dentro de água com bandeira amarela?

3º - Foi identificada claramente a causa da poluição por Escherichia Coli e Enterococos intestinais?

4º - Será que a dita contaminação microbiológica não continua a afectar a qualidade das águas balneares depois das 72h?

5º - O INAG estabeleceu procedimentos de previsão e de minimização dos seus efeitos?
6º - Quem levantou a interdição?

7º - Em caso de problemas de saúde pública, quem são os responsáveis?

As fotografias apresentam a praia com bandeira vermelha na quarta-feira (enviada por um anónimo), amarela na sexta-feira, e com o mesmo edital a dizer “água imprópria para banhos”.




_________________________________________________________________________________________

11 comentários:

Anónimo disse...

Já tenho falado deste assunto, como é possível que a prais dos Tesos, tenha a Bandeira Azul,?
Isto é ume farça, como é que a praia, com a maré vazia cheia de lodo, a água cheia de espuma amarela e suja toda lamacenta e contaminada, os cães que se passeiam e fazem as necessidades no areal, sempre cheio de murraça e algas e ostente a bandeira,
É verdade, como a vida está, nem toda a gente tem 1.5€ para se deslocar, à Ilha, assim apanham, uns banhos de sol e tomam banho na porcaria, é verdade e sou sincero, também eu proprio, a semana passada tomei, mas não havia estes problemas com a qualidade da água.
Mas é um verdadeiro mistério e bem protegido, esta bandeira ostentada.
E que dizer das pessoas, que não param de apanhar os bibalves da Ria, estão próprios para consumo, será que ninguém apanhará uma valente diarreia?
E que dizer destas autoridades, será, que vão continuar nos seus cargos, esta cambada de incompetentes, será, que não haverá uma varridela a nivel regional e mandar esta cambada toda para aonde nunca deviam ter saído,?
Pobre Algarve, que triste sina, por ser governado, por estes incompetentes?
Será que a nova Ministra, conhecerá um dia, os factos que estas personagens fizeram e os deixará nos seus cargos?

To Rico disse...

O que aconteceu na Praia da Fuzeta foi uma pouca vergonha o edital dizia que a agua estava imprópria para banhos e mudaram a cor da bandeira de vermelha para amarela,e os Nadadores Salvadores do ISN deixavam as pessoas andar na agua desde que não bebessem agua,como se fosse possível andar na agua de boca fechada ,e não molhar os lábios com a agua contaminada?
quem deu as ordens para isso?

Anónimo disse...

se tiram a bandeira azul na praia da fuzeta como vendem os apartamento do del mar que estão a construir a menos de 20 metros do preia mar?

Anónimo disse...

e se morre alguém por causa da ECOLI,por causa dos banhos, e por causa dos bivalves que continuam e que sempre apanharam.nunca esteve proibida a sua apanha o IPIMAR anda a dormir????e o comandante de porto?Sabemos que a ARH a CMO e o presidente do Turismo do Algarve tem muita força então e ARS se houver alguma epidemia na saúde quem vai ser responsabilizado?

Anónimo disse...

Estes cargos ocupados por pessoas
de indole baixo, sem qualquer tipo de interesse,com desdém, sem principios de educação ou ética, estão no "desempenho" das suas funções apenas e tão somente para beneficiar de algumas regalias e sacar o ordenado ao fim do mês.

O serviço público está todo ele DECADENTE, sem moral, desmotivado, sem objectivos, mas com a finalidade de servir uma classe politica que já se sabe, mas não é de mais referir, que se encontra minada pela corrupção.

O que funciona neste MISERÁVEL país???????????

COMPADRIO,
HIPOCRESIA;
MÁ-FÉ;
DESLEIXO;
INCOMPETÊNCIA;
ARROGÂNCIA;
PERSSEGUIÇÃO;
PRESUNÇÃO, etc

Com todos estes adjectivos com é que um país pode ser governavel e funcionar?

Eduquem o povo!

Se não têm fechado a recente barra
aberta pela natureza, que ficava frente à casa do salva vidas, a água circulava com maior caudal, e
limpava zonas que neste momento se encontram restritas a uma corrente
mais eficar, contribuindo assim para o acumular de porcaria de agua contaminada.
Este facto aconteceu!

Mas tinham os politiqueiros, os conhecidos, não menciono os nomes
pois já me mete nojo escrevê-los e ate mesmo pronuncià-los, que para proteger interesses se apressaram
a construir o muro da vergonha em areia.

Este tipo de actos cometidos não são reprováveis.

O que ´menos aceitável e não mecere
consentimento é chamar as "coisas"
pelo seu nome, pois é...!

Falam essas solenidades escramalhadas pelo país que a DEMOCRACIA tem custos!
Quem tem enchido a "mula"?
Quem os tem pago?

Continuem assim que vão bem!

O que vai prevalecer será a insistência deste blog, pois água mole em pedra dura, tanto bate até que fura!

Até lá vão~se gastar muitas solas de sapatos.

OLHÂO!
É o concelho mais degradante que conheço

jmateus

Anónimo disse...

pode-se deixar a saúde das pessoas para segundo plano,tentando à força da mentira hastear uma bandeira azul numa praia sem condições para isso?
Eu quando escolho uma praia com Bandeira Azul tenho de exigir responsabilidades e na Fuzeta isso não aconteceu pois estive na praia na 6ª feira e as pessoas estavam na agua até ao pescoço e nadavam com a bandeira amarela,só ao ler o vosso artigo no vosso blog é que me apercebi de tal coisa.
Não devia estar afixado um cartaz grande a avisar os frequentadores dessa praia em vez de uma minúscula folha A4,e as indicações em inglês não são obrigatórias?
Também na 6ª feira vi várias pessoas colectarem mariscos com a agua cheia de E-Colis e colifrmes fecais. será que não é crime? o que faz a policia marítima nesses casos? fecha os olhos?
e se acontece alguma epidemia?

Bandeira Azul na Fuzeta é uma Farsa? disse...

A Bandeira Azul na Praia da Fuzeta é uma mais valia ou uma rebaldaria?
As normas de grande exigência, na qualidade da agua,da areia e na segurança das pessoas é cumprida na Praia de Bandeira Azul na Fuzeta Ria?E que se esses padrões não forem satisfeitos devem de perder a Bandeira Azul!
Já agora qual a fonte de poluição sobre o que aconteceu na Fuzeta?

Anónimo disse...

É uma vergonha além dos prédios de 4 andares em cima das aguas da Ria agora é a merda dos esgotos.
O presidente da CMO ficará na história da Fuzeta por ter descaracterizado a Fuzeta e conhecida por Branca noiva do mar devido ao seu casario branco e ordenado.hoje é uma terra feia, invadida por turistas de pé descalço com mania de ricos .que vão para uma praia cheia de problemas,pensando que vão para uma praia de qualidade,o pior é que as consultas que essas pessoas terão de ir por causa das diarreias e bicos vamos nós cidadãos ter de pagar.
O Comandnate de porto devia zelar pelo cumprimento da lei pois se há bactérias e coliformes fecais a mais na agua as pessoas não podemir para dentro de agua e os bivalves não podem ser colectados pois as depuradoras não depuras a bactéria ECOLI.O delegado de saude o que diz a isso? já não falo do presidente do turismo Antonio Pina pois esse faz parte do polvo que tentam à força toda promover o turismo em olhão a todo o custo nem que para isso se coloque a saúde das pessoas em risco.

Anónimo disse...

Falem falem ignorantes a obra da competência está á vista tanto em Olhão como na Fuzeta.

Anónimo disse...

os Apartamentos del mar estão aflitos, pois com essa propaganda negativa vão ter mais problemas em despachar aquela merda feita ao pé da ETAR e com um colector de esgotos que implantado no leito da ria e que descarrega esgotos na Ria mesmo me frente ao apartamentos dos pézinhos dentro de agua.

Costa disse...

Fui ontem à praia da Fuzeta e os meus filhos ficaram cheios de bicos,nos tornozelos e acima dos joelhos,a quem me posso queixar ou a Bandeira Azul na Fuzeta é uma treta?