quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Conquilhas em Olhão ,Saude Publica em perigo! E outras coisas mais.

Já vai quase um mês que está interdito a captura de conquilhas por estas serem portadoras de Toxinas!

Uma biotoxina prejudicial à saúde foi detectada nas águas do sotavento algarvio, o que motivou a proibição de apanha de bivalves por parte das autoridades marítimas.

Esta situação foi detectada há mais de um mês, pelo que os mariscadores, profissionais da região estão oficialmente impedidos de apanhar conquilhas . A referida toxina é produzida por uma alga e em análises realizadas pelo laboratório do Instituto Nacional de Recursos Biológicos detectaram, o fitoplâncton produtor da biotoxina que pode causar problemas gástrico.s.Esta micro-alga tem uma duração de cerca de quinze dias e a toxina provoca problemas gastro-intestinais por dois ou três dias.

Uma coisa é certa passado um mês a captura desse apreciado marisco continua interdita, por causar problemas de Saúde Publica! Mas o triste realidade é que os turistas nunca pararam de capturar as ditas conquilhas, e as autoridades marítimas nada fazem para impedir esse atentado à saúde publica por parte dos turistas.

Ainda hoje na Ilha da Fuzeta, eram às dezenas os turistas que com o pé andavam na apanha da conquilha, aliás tem sido prática prática comum isso acontecer, o mesmo se passando nas outras ilhas do Farol Barril Armona, sem que as autoridades competentes intervenham!

Se morrer algum turista de quem vai ser a culpa?E se por acaso acontecer a algum turista estrangeiro como vai Portugal descalçar esse par de botas?

As associações profissionais, e os seus presidentes, estão silenciadas a troco de quê?O I.N.R.B .(IPIMAR), o que diz a isso? As Capitanias do Portos de Olhão e de Tavira fecham os olhos porquê? Ou será que ninguém sabe deste crime?

Na ilha da Fuzeta, o presidente da CMOlhão é presença assídua, desde que está em férias será que ainda não se apercebeu do risco que correm os veraneantes e frequentadores da Ilha da Fuzeta, na sua praia de ouro cheia de entulho submerso que, as máquinas do Polis se lembraram de limpar agora em plena época balnear?Será possível numa praia de Bandeira azul e de qualidade de ouro conviverem turistas e e máquinas pesadas?

Mas nada disso admira quando uma praia, com qualidade de agua perigosa para a saúde teve hasteada a Bandeira Azul, quando as análises proibiam os banhos,isso aconteceu na praia dos Tezos da Fuzeta, situada na zona da Ria Formosa.



3 comentários:

Anónimo disse...

Lá se vai o xarém com conquilhas do presidente da CMOlhão.
uma coisa que dizem na ilha da Fuzeta, é que as máquinas do Polis andam lá ,pois o presidente deu em seco com o NARIZ, nas ruínas da antigas casa da Ilha da Fuzeta.

Anónimo disse...

Não se preocupaem,como sempre acontece assim que começar o Festival do Marisco em Olhão acabam com a interdição.

Anónimo disse...

Hoje fui pela primeira vez à ilha de Armona! Apanhei cerca de 1kg de conquilhas e já as comi... espero não me fazerem mal, pois estavam uma delícia!