sábado, 7 de abril de 2012

S.E.do MAR CONDENA RIA FORMOSA


Respondendo a Cristovão Norte, deputado social-democrata, o secretario de estado do mar mete agua por todos os lados, ficando sem perceber se está falando pelo ambiente ou pela pesca.

Certo, é que a Ria Formosa precisa de dragagens não só nas barras artificiais como nos canais internos para que haja mais e melhor circulação e renovação das aguas da Ria Formosa, classificadas como AGUAS BALNEARES, PISCICOLAS E CONQUICOLAS, o que pelos vistos desconhece.
A Ria Formosa é um Sitio de Interesse Comunitario, Zona de Protecção Especial, integrado na Rede Natura 2000, e ao abrigo das Convenções de Ramsar e Aahrus.
Tambem é verdade que a Ria Formosa deve ser vista no seu conjunto, que inclui as zonas de sapal, esteiros, canais de navegação, cordão dunar, os habitats e toda a biodiversidade ali existente.
O sercretario de estado falou mas a unica que se aproveitou do que diz, é de que a Ria Formosa está condenada em todas as suas vertentes. A Ria Formosa é uma importante maternidade de especies piscicolas com valor economico apreciavel e que devido à incuria dos responsaveis politicos, à poluição e à ausencia de politicas ambientais e de pesca, está em vias de deixar de cumprir essa função e sobre isto nada disse.
Quando diz que falou com as associações representativas do sector, deve estar a referir-se a uma recente visita que fez a Tavira e Olhão, onde foi confrontado com uma unidade fabril inaugurada três vezes por não ter onde ligar os esgotos e onde compareceram alguns subservientes do regime. Foi pena que não se tivesse feito anunciar para ver o que lhe tinham para dizer os pescadores e mariscadores de Olhão, acto ilustrativo do receio que esta cambada de politicos mediocres sente pelo Povo que exploram.
Porque não dissertou sobre Pesca sustentavel e das novas orientações da CEE para o sector, quando esta já reconheceu o erro que foi a politica de abates da frota pesqueira? Porque não fala sobre o Codigo de Conduta para Pescarias Sustentaveis da FAO?
Saberá o secretario de estado que o problema da Ria Formosa, maior que a pesca, é o problema ambiental e que por todas as razões se justificam as dragagens de barras naturais e canais de navegação?
O secretario de estado viajou de automovel e não pôs o cu num barco para ajuizar das condições da Ria Formosa. Fala pela boca dos outros, demonstrando desconhecer a realidade. Com que então, portos à distancia de duas milhas? Onde viu isso? Na Ria Formosa, não foi, concerteza! Deslocar os pescadores para o porto mais proximo? Mas o homem ensandeceu? Faria melhor figura se ficasse calado.
O valor da actividade economica tradicional da Ria Formosa ascende a mais de cento e cinquenta milhões de euros/ano, directos, e não se compadece com a politica de contabilidade do sercretario de estado e melhor fora, que pela sua incapacidade, pedisse a demissão, porque fartos de microcefalos estão os pescadores e mariscadores da Ria Formosa.
Cabe às organizações verdadeiramente representativas dos sectores tradicionais da Ria, dar a devida resposta a esta nodoa governamental.

Sem comentários: