quarta-feira, 30 de maio de 2012

OLHÃO: DESORDEM FINANCEIRA NA CM OLHÃO

Clicando em cima dos links que seguem, poderão os nossos leitores aceder à Consolidadação de Contas da Câmara Municipal de Olhão relativas aos anos de 2010 e 2011:
Da comparação das contas, ressalta desde logo o aumento do Passivo em cerca de sete milhões, uma vez que em 2010 se situava nos 62.873.217.72 e em 31/12/2011 já se situava em 69.653.914.95, enquanto os Fundos Proprios baixavam de 89.926.365.87 para os 81.004.11.51, isto é menos 8.922.204.36,             ,apesar dos famigerados PECs e das medidas de contenção orçamental, ao qual a Câmara Municipal de Olhão fez vista grossa, gastando os parcos recursos financeiros em festas, festinhas, festarolas e outras acções que mais não passam de propaganda, sem quaisquer resultados práticos, a não ser o de iludir a população. É assim que com papas e bolos se enganam os parolos!
Umas das rubricas que tem chamado a atenção até pelo impacto que tem para as receitas da autarquia e para a carteira dos munícipes, assaltados todos os dias, são as contas relativas à facturação da agua, saneamento básico e resíduos sólidos. Assim, em 2010, a Câmara Municipal apresentava de facturação de agua 3.125.895.52 e de saneamento e resíduos a.1.565.480.16. Em 2011, os números para as mesmas rubricas mostram significativas alterações. Assim a facturação da agua desceu para 1.939.067.61 e do saneamento subiu para 2.994.602.53, ou seja enquanto a agua descia cerca de 40% o saneamento subia quase 100%.  A comparação dos numeros indicia batota nas contas em primeiro lugar porque os municipes foram seriamente penalizados e mesmo que baixasse o consumo, a diferença de preço (quase o dobro) dava e sobrava para cobrir a quebra de consumo; em segundo porque as taxas de saneamento são inferiores às da agua pelo que as receitas teriam de ser aproximadas, não tendo cabimento uma diferença de um milhão de euros. ONDE FOI PARAR O NOSSO DINHEIRO, SEUS GATUNOS?
Por alguma razão a Ambiolhão não publica o seu Relatório e Contas, para sabermos o que pagou, de nada lhe valendo jogar o lixo para debaixo do tapete, já que está para breve a publicação das contas da Aguas do Algarve, e aí saberemos a evolução da divida do município nesta matéria, pois é do interesse de todos saber como esta corja gastou e gasta o nosso dinheiro.
O bando criminoso politico que gere os destinos da administração central, regional e local há trinta e tal anos não promove o desenvolvimento económico, o desenvolvimento social nem preserva o ambiente, muito pelo contrario. Olhão sempre viveu associado aos produtos do mar, directa e indirectamente, sector que ao longo dos anos se degradou por completo com o encerramento de fabricas, o abate da frota de pesca, a desvalorização do pescado promovida pelos agentes económicos e com a cumplicidade dos governos e da autarquia, esta a maior poluidora do concelho. 
A única resposta por parte desta cambada, são os apoios sociais, cada vez mais necessários, brincando à caridade e utilizando as instituições que controlam politicamente, como se isso promovesse a criação de trabalho e riqueza, ou resolvesse os problemas das pessoas. Na realidade o que este bando de ignorantes, qual grupo mafioso, o que está promovendo a pretexto da crise, é a escravatura dos trabalhadores, não lhes assegurando o direito ao trabalho (só para camaradas ou companheiros), reduzindo-lhes a protecção na doença, desemprego e velhice, incutindo a cultura do medo como forma de silenciar o Povo e a contestação social.
Perante o desenrolar dos acontecimentos, o agravar da ditadura do capital sobre o trabalho, o empobrecimento do Povo e a sua escravização, a única saída é uma Revolta Popular. O caminho da luta é árduo mas também aquele que pode devolver ao Povo a soberania, que lhe pertence e foi roubada.
REVOLTEMOS-NOS, PORRA!


2 comentários:

EMPcota74a disse...

MÔSS, ISTO NO CONCELHO DE OLHÃO, ESTÁ MARAFADO, INVESTIGUE-SE, AFIM DE APURAR RESPONSABILIDADES A QUEM PREVERICOU PELAS DÚVIDAS QUE CRIOU.

Anónimo disse...

A CMO removeu o documento lincado neste post