quarta-feira, 25 de julho de 2012

OLHÃO: OS GATUNOS ANDAM À SOLTA

Porque a informação já devia estar publicada e não está, e por alguma razão não está, fomos obrigados a pedir à Águas do Algarve que nos fornecesse o Relatório e Contas relativo ao ano de 2011.
Constatámos então e fruto da consulta que em 31 de Dezembro de 2011, o grupo Câmara Municipal de Olhão devia à Águas do Algarve, qualquer coisinha como 8.311.229.00 euros, repartidos por:
 - Ambiolhão - 3.714.539.00
 - Olhão (câmara) - 532.876.00
 - Olhão (municipio) - 4.063.814.00
O tarifário aplicado pela Águas do Algarve é de 0,45/m3 para a agua e de 0,54/m3 para o saneamento básico, valores muito inferiores aos praticados pela Ambiolhão. Se tivermos em conta que o grosso do consumo de agua neste caso vai para o comercio e industria, com um tarifário mais elevado, a media será de 1,115/m3 de agua e 0,87/m3 saneamento básico, o que comparados com as tarifas da Águas do Algarve diz bem da diferença.
Sem falarmos no custo social da agua e tendo apenas em conta os números assim divulgados não vemos qualquer razão para o continuo agravamento dos preços, nem mesmo que a Ministra da tutela diga o contrario.
Os grupos criados pelas autarquias para a bagunçada, e não é só a de Olhão, têm como principais custos, os investimentos e os custos operacionais. Os custos de investimento são reflectidos na demonstração de resultados por amortizações ou depreciações enquanto os custos operacionais têm a ver com os encargos com o pessoal, matérias primas, prestação de serviços, manutenção e reparação.
Como alguns defensores do sistema têm vindo a terreiro procurar justificar os aumentos, e tão gatuno é o que rouba como o que defende o roubo, a consulta dos relatórios e contas, quer da Águas do Algarve quer da Ambiolhão, mostram que afinal todos os custo já foram reflectidos, retirando os argumentos invocados. O que não mostram  são as habilidades na contratação de pessoal e outros serviços que fazem disparar custos e são perniciosos à gestão das empresas, mas que satisfazem o clientelismo. É a caça ao voto e ao Poder!
Certo é que a Ambiolhão contraiu um empréstimo de cerca de dois milhões e meio de euros para pagar a divida e essa "moça" não baixa de maneira nenhuma. Porque será? Será que os dinheiros da agua e saneamento básico estão a ser utilizados para pagar aos funcionários da autarquia?
Até quando as populações vão suportar este assalto?
REVOLTEM-SE, PORRA!

2 comentários:

faro_algarve disse...

Este pessoal foi eleito pelo povo. O que pode fazer é informar o povo que os elegem para nas próximas eleições votarem com informação suficiente para poderem escolher os que melhor os representem.
O mais importante quando se tem certezas destas é apresentar queixa nos locais competentes para que possam investigar e responsabilizar os autores, agora vir para aqui dizer que parece ser isso não tem qualquer valor, denunciar isso sim.

a.terra disse...

Ó Faro:
Parece que você não percebeu ou não quer perceber a quantidade de denuncias que têm sido feitas nos locais proprios. Não sendo você um daqueles oportunistas que se escondem no anominato e querem que terceiros façam aquilo que desejariam fazer mas não o fazem, sabe-se lá porquê, e tendo em Faro situações semelhantes, bastando para isso consultar os relatorios e contas das entidades envolvidas, porque não faz o mesmo aí? De resto aqui não se diz que parece coisa alguma, a não ser pela utilização para fins diferentes daqueles a que se deviam destinar. É obvio que não se sabe exactamente onde foram utilizados mas supõe-se que para pagar ordenados. Tambem é obvio que o seu preciosismo não faz de si um pescador de aguas turvas. Passe bem e faça algo em prol da comunidade.