domingo, 2 de setembro de 2012

Toxinas Paralizantes no Litoral do Algarve e na Ria Formosa.É proibido apnhar Bivalves ? É...mas os Turistas, podem apanhar e a Marinha fecha pos Olhos!

Agora que o Verão está a terminar começam a aparecer nos órgão da Comunicação Social as Noticias do perigo do consumo de bivalves.
 As autoridades estenderam a interdição da captura de bivalves a toda a Ria Formosa devido à presença na água de toxinas que provocam intoxicação paralisante, informou fonte oficial.
De acordo com o site do Instituto de Investigação das Pescas e do Mar (IPIMAR), a captura para comercialização e consumo de todas as espécies de bivalves foi temporariamente interditada para todos os bivalves em toda a Ria Formosa, desde Faro a Vila Real de Santo António.
O nível elevado da toxina PSP verificado na água pode contaminar os bivalves, provocando intoxicação paralisante a quem consumir bivalves apanhados na ria.
A interdição aplica-se também à zona litoral entre Olhão e Faro, zona onde não se pode apanhar qualquer espécie de bivalves, devido à presença da mesma toxina.
A apanha na zona litoral entre Portimão e Lagos está igualmente proibida, mas apenas de mexilhão, devido à presença da dioxina DST, que provoca intoxicação diarreica.
No litoral entre Vila Real Santo António e Tavira está interditada a apanha de todas as espécies de bivalves, devido à presença da toxina que provoca diarreia.
 
Nota do Olhão livre:
A proibição da apanha de bivalves no Litoral do Sotavento do Algarve,este verão, foi uma constante, o que fez com que os profissionais estivessem impedidos de se fazerem ao mar,para governarem a vida e assim ganharem o sustento para eles e para as suas famílias.
O Ipimar fez  várias  interdições,como esta: os profissionais respeitaram pois a saúde publica estava em perigo,e se fossem apanhados a capturar os bivalves infectados com as Toxinas PSP DSP e ASP,eram multados pela Marinha Portuguesa. Até aqui quase tudo bem pois é de saúde publica que se trata ,embora o mesmo IPIMAR,esteja impedido de fazer uma investigação séria e honesta, pois tem as embarcações de investigação encostadas ao cais da Doca pesca de Olhão por falta de Certificados de Navegabilidade,e andaram, a pedir aos pescadores que lhe tragam águia para detectarem o Nível de Toxinas existentes na agua. do Sotavento do Algarve.
Sabendo-se que o consumo de Bivalves contaminados com as Toxinas PSP e DSP,é um perigo de saúde publica tanto assim é que a Marinha Portuguesa andou em cima da actividade  dos profissionais da pesca da Ganchora  e da apanha com Arco a Pé, no Litoral do Sotavento do Algarve, de modo a impedir a captura dos bivalves interditos,a mesma  Marinha Portuguesa,através da suas Capitanias de Faro Olhão Tavira e V.Real de Stº Antonio,. fecharam os olhos à apanha diárias de toneladas de conquilhas por parte dos Turistas, nas praias do Sotavento do Algarve, nem por um só dia foram, impedidos da apanhar as tais conquilhas interditas e perigosas para a saude,
Onde andaram as autoridades maritimas,que não fizeram uma campanha de sensibilização,nas praias nos locais de embarque para as ilhas de modo a,  impedir os turistas de apanharem os bivalves proibidos por estarem infectados com as Toxinas PSP,DSP?
Será que havia ordens para não afugentar os turistas a  passar férias de verão no Algarve,e a muitos residentes,  e que muitos,que  embora soubessem que estavam interdita a apanha, insistiam nessa actividade de forma a apanhar o petisco apetecido?
Será que as toxinas só estavam ,e estão, nos bivalves apanhados por profissionais?Pois ainda hoje na Ilhas da Fuzeta,  na Praia do Barril ,na Ilha da Armona ,na  Ilha da Culatra ,na Ilha do Farol,e na  Praia de  Faro,eram às centenas a apanhar o petisco apetecido, sem que nada nem ninguém importunasse esses incautos Turistas de ocasião. 

Esta proibição da apanha de bivalves que acontece mais uma vez na,  Ria Formosa ,também tem muitos crimes  pelo meio, que se desejam que acabem de vez, pois se é proibido a apanha de de todos os bivalves na Ria Formosa, como é que os  turistas não são impedidos de os capturarem, assim como alguns viveirstas e mariscadores ( poucos e sem escrúpulos),que embora profissionais, e por verem essa inoperância da autoridades ,no caso da apanha do por parte dos turistas,continuam a apanhar os bivalves na Ria Formosa ,e a venderem a alguns armazenistas(também esses sem escrúpulos ),pela porta do Cavalo,que isso do selo das depuradora, logo aparece por obra e graça dos senhores, que sabem e fecham os olhos a estes crimes! O Movimento de Cidadania Activa"Somos Olhão" há 3 anos,fez uma Queixa à União Europeia devido à Poluição na Ria Formosa,em Junho deste ano União Europeia veio dizer o seguinte sobre a  Poluição na Ria Formosa:
Bruxelas emitiu outro parecer fundamentado, mais concretamente sobre a poluição da água na Ria Formosa. “Os níveis específicos de poluição da água que a Directiva Águas Conquícolas [onde vivem moluscos bivalves e gastrópodes - como ostras, mexilhões, berbigões, vieiras e amêijoas] estipula foram excedidos em toda a zona da Ria”, segundo a Comissão Europeia.

Em resposta às preocupações da Comissão, Portugal forneceu informações sobre os projectos destinados a assegurar o desenvolvimento sustentável da Ria. “A Comissão constatou que as medidas contempladas por estes projectos se destinam principalmente a desenvolver a actividade económica e a comercialização de moluscos, e não especificamente a tornar a qualidade das águas conquícolas conforme com as normas estipuladas”, concluiu.

Bruxelas acrescentou que Portugal “deve também incorporar medidas tendentes a assegurar o bom estado ecológico global da Ria Formosa”.
 
 Nós no Olhão Livre há muito que vimos a alertar e a deniciar as fontes de Poluição que são a CMOlhão através da emissão de esgotos Tóxicos não tratados para as zonas sensiveis da Rdede Natura 2000,e as Aguas do Algarve através da sua ETAR Poente de Olhão que emite as suas escorrências venenosas,para uma Zona de viveiros da Ilha da Lebre situado a menos de 50 metros,da saida desse veneno,e para uma zona tão senisvél da Ria Formosa, nem de barco a motor pode navegar. na zona.
 O  Estado português continua a fazer orelhas moucas,sobre a poluição que cada vez é maior, e a querer esconder uma verdade que está à vista de todos, mas que as autoridades competentes,como o IPIMAR a CCDR o PNRF o ICNB a Capitania do Porto de Olhão, tentam esconder a todo o custo.
Será que essa poluição de todos os esgotos ,e de todas as ETARs obsoletas e assassinas,não tem nada a ver com as Toxinas que cada vez são mais na Ria Formosa e em Todo o Litoral do Algarve?
Claro  que essa poluição só existe porque as Cooperativas e Associações profissionais não batem o Pé ,e exigem que se cumpra a lei europeia, de modo que  se acabe de vez com a poluição na Ria Formosa ,poluição essa que vai destruindo, toda a biodiversidade,,na Ria Formosa a cada dia que passa.

Sem comentários: