segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

OLHÃO: A MOBILIDADE INTERURBANA

A Câmara Municipal de Olhão, anuncia no seu site http://www.cm-olhao.pt/listar-artigos/607-primeira-reuniao-da-comissao-externa-de-acompanhamento-sobre-mobilidade-interurbana-reuniu-representantes-de-40-entidades-em-olhao, uma reunião efectuada sobre a Mobilidade Interurbana.
Como não podia deixar de ser o emplastro em presidente sempre que há maquina fotográfica por perto e o ambiente era convidativo a isso, não podia faltar.
Mas parece que para estes senhores autarcas, gastar o dinheiro que constantemente sacam ao contribuinte, não é coisa que os preocupe, e vai daí encomendarem estudos a uma empresa do regime e a precisar de dinheiros públicos para sobreviver.
Estudos esses que até o Veríssimo, figura típica da terra, contestaria. Senão vejamos:
Seguiu-se uma apresentação detalhada pela equipa da DHV, que se encontra a elaborar o estudo das principais conclusões do trabalho desenvolvido até ao momento, tendo sido salientada a predominância da utilização do transporte individual nas deslocações diárias da população, a necessidade de melhoria ao nível do sistema de transportes públicos, nomeadamente no que concerne ao transporte ferroviário regional na Linha do Algarve e às questões relacionadas com a intermodalidade entre os vários modos de transporte (articulação horária, tarifária e condições de transbordo).
Esqueceram-se estes pretensos estudiosos que se há predominancia da utilização de transporte individual em detrimento dos transportes públicos, é porque o transporte publico não oferece condições para os utilizadores a não ser em ultimo recurso; e quando o dizemos não nos estamos a referir a autocarros sobre lotados e sem condições de conforto, mas sobretudo pelo preço dos bilhetes. É óbvio que quer os estudiosos, pagos por todos nós, tal como os autarcas,z não utilizam os transportes públicos e por isso não sabem nem querem saber quanto custa uma corridinha entre Faro e Olhão,. Se a isso fossem obrigados e é frequente noutros países mais desenvolvidos, saberiam desde logo que sai mais barato o transporte individual do no publico apesar da roubalheira do preço dos combustíveis. Mas até aí, somos nós a alimentar os carrinhos desta bandidagem politica.
Com uma Mobilidade Interurbana destas ainda vamos ver o ambientalista Macário ou o técnico das laranjas Leal a andar de bicicleta a pedal, menos poluente, menos onerosa, para bem do erário publico e das nossas contas.
Sempre me saíram uns bons emplastros estes artistas.
Até quando?

Sem comentários: