quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Afinal havia esgotos Tóxicos a envenenar as Aguas da Docapesca em Olhao!

IPTM já avançou com ligação de esgotos que viabilizará fábricas no Porto de Olhão

A obra de construção de um ramal de saneamento, que irá permitir às duas novas fábricas instaladas no Porto de Olhão começar a laborar, já está em curso e deverá estar concluída em menos de um mês. Esta solução é provisória, mas deixa já parte da intervenção final feita e permite às unidades produtivas trabalhar sem restrições, a partir do momento que estejam concluídas.

O diretor da delegação do Sul do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) Brandão Pires confirmou ao Sul Informação que as obras estão em curso há poucos dias e que custarão «pouco mais de 20 mil euros», como já se previa.

Quando, há cerca de mês e meio, estalou a polémica em torno da falta de condições de saneamento básico para que as fábricas inseridas no porto de Olhão pudessem obter as licenças necessárias para operar, Brandão Pires já havia avançado a possibilidade de se avançar para uma solução provisória, mais barata.

O impasse esteve ligado, disse então o diretor do IPTM no Algarve, ao facto de a obra definitiva custar cerca de 200 mil euros, verba que, apesar de estar inscrita no orçamento de Estado de 2011 e 2012, acabou por nunca ser liberada.

O IPTM avançou, desta forma, com uma intervenção de ligação do Porto à rede de saneamento básico pública da Câmara de Olhão bem menos pesada, mas que resolve o problema no curto prazo. Além disso «a parte mais importante da obra fica já feita», faltando depois preparar a rede interna de saneamento do porto de Olhão para aguentar um maior volume de esgotos.

Além das duas fábricas novas, uma da Companhia de Pescarias do Algarve (CPA) já há muito concluída e outra da empresa Freitas-Mar, em fase de conclusão, serão ligadas a esta rede todas as unidades que já existiam e que neste momento deitam os seus efluentes diretamente para a Ria Formosa.

Noticia retirada do Sul Informação on line.

Nota do Olhao Livre: Durante anos andamos a alertar em vários artigos esse crime,como pode ver aqui já em 2010 do que se passava na Docapesca em Olhão, a CMO fez orelhas moucas e chamava-nos mentirosos, e aprovou a construção de unidades industriais, sabendo que não havia rede de esgotos onde ligar esses esgotos industriais.

A presidente da ARH, Valentina Calixto, dizia desconhecer esse esgoto, e dizia que eram descargas pontuais,como se pode ver em mais este artigo do Olhao Livre.

Os sucessivos directores do PNRF a quem foram feitas inúmeras queixas nem tugiram nem mugiram pois foram lá colocados para não abrir a boca, perante os crimes cometidos contra o ambiente na Ria Formosa .

Os Capitães de Porto que passaram por Olhão também devem ter as orelhas a arder pois tantas vezes foram chamados ao local do crime,mas a unica coisa que fizeram foi colocar as queixas num sitio bolorento onde aí, se perderam.

Parece, que esse esgoto vai ter um FIM, mas e os responsáveis, vão ficar sem julgamento????? E os prejuízos que causaram ao ambiente, e em quem faz da Ria o local de trabalho.

Será Portugal um estado de direito onde se vê que houve um crime cometido,contra o ambiente durante anos, e agora uma obra de 20 000€ apaga tudo???

Mas este não é o único esgoto Tóxico em Olhão sem tratamento, pois basta ir, na maré vazia, ao T, local de embarque para as ilhas da Armona Culatra e Farol ,e verificamos que existem lá 2 esgotos Tóxicos sem tratamento a despejar para o porto de abrigo de Olhão também da responsabilidade do IPTM, só que esses esgotos são da responsabilidade da CMOlhão, e sabemos que a CMOlhão desde há décadas que nada faz para acabar, com esse crime, que diariamente é cometido contra a ZPE da Ria Formosa, e contra quem trabalha na Ria Formosa.

Na Marina de Olhão também da responsabilidade do IPTM acontece isso diariamente,mas parece que nem com um Hotel de 5 Estrelas construído lá em frente o presidente da CMO e o vereador Carlos Martins ,pretendem acabar com mais este crime cometido pelos esgotos Tóxicos despejados pela CMO para a ZPE da Ria Formosa.

Até quando perguntamos Nós??????? Responda quem souber, ou então façam , como tem feito até aqui, continuem a poluir, pois a lei em Portugal protege os detentores de cargos públicos, nestes crimes contra o ambiente e contra a Ria Formosa.

É caso para perguntar se perante tais crimes, cometidos à vista de todos,e sem que ninguém seja chamado à Justiça,se Portugal é mesmo um país de direito?

OLHÃO: O AUDITORIO DA DISCORDIA



O Auditorio Minicipal de Olhão, elemento essencial da propaganda politica-partidaria do partido no Poder em Olhão e que já está em campnaha eleitoral, usa e abusa dos dinheiros publicos como se não tivessem que prestar contas à população olhanense.
Celebra este mês o seu terceiro aniversario com gastos muito acima das posses do municipio a contas com dividas superiores a cinquenta milhões de euros.
A agenda do municipio cuja capa e contra capa reproduzimo´s, é um exemplo disso. Dez mil exemplares, tal como consta da ficha tecnica e mais uma vez o designer escolhido é deputado municipal pelo partido no Poder cuja prestação de serviços se não for ilegal é no minimo destituida de um pingo de etica, revelando a forma como os jovens (i)responsaveis socialistas se comportam na gestão da coisa publica. Bons mestres tiveram!
Habituados e fartos das candonguices dos eleitos, e por se achar suspeito, pedimos orçamentos a duas tipografias, que para situação semelhante cobraria no minimo três euros cada agenda, ou seja 30.000 euros mensais, 360.000 euros anuais.
Ao mesmo tempo que esbanjam o dinheiro pago pelos municipes, inventam mais uma taxa de protecção civil onerando o seu pauperrimo peculio, cujas receitas são inferiores à cobrança da taxa agora criada.
Antonio Pina, vice-presidente da câmara tentou desmentir, de forma atabalhoada os numeros relativos à edição com a programação anual do auditorio, atribuindo-lhe a ridicula quantia de dois mil euros, o que qualquer perceberá que é perfeita mentira.
Mandou o seu pagem e assessor de imagem, pago por todos nós, assumir as suas dores de parto, o qual procurou limpar as asneiras de tão inutil politico, já que a um dirigente que se preze, basta-lhe o trabalho em prol da população para dispensar a necessidade de retoques de maquilhagem com desperdicio de dinheiros publicos.
Antonio Pina aprendeu a mentir e fá-lo sem pudor, na ansia da chegada à cadeira da presidencia, nem que para isso, e conjuntamento com os seus comparsas de conspiração, tenha de atribuir culpas ao "velho ché-ché" na presidencia como dizem.
A Antonio Pina falta-lhe o savoir-faire do progenitor na arte da intriga e estrategia politica e por isso condenado ao fracasso, já que a oposição interna e externa se preparam para o derrubar.
As politicas anti-populares dos autarcas de Olhão associadas às politicas recessivas do governo central, representam um verdadeiro assalto à carteira do cidadão anonimo, destinando-os a uma vida de miseria ao mesmo tempo que alguns, poucos, vão enriquecendo como se de um rolo compressor capaz de esmagar o Povo se tratasse.
Venha lá agora o Antonio Pina tentar desmentir mais esta.
Contra a politica camararia de extorsão do Povo, devem os olhanenses mostrar a sua INDIGNAÇÃO e REVOLTA.
REVOLTEMOS-NOS, TODOS!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Dia 8 de Março sai de casa vem para a Estrada e Luta,contra as portagens na Via do Infante!!

Via do Infante: Buzinão e marcha lenta contra portagens chega ao aeroporto
27-02-2012 7:57:00

Um novo protesto organizado pela Comissão de Utentes da Via do Infante realiza-se a 8 de março, 2pela suspensão imediata das portagens na Via do Infante” com mais uma marcha lenta e um buzinão, chega ao aeroporto de Faro.
portagens-buzinao-8março12.jpg
Ver Galeria

A partida da marcha lenta será às 16h30 de Boliqueime seguindo pela EN125, em direção à capital algarvia, mas com um desvio pelo acesso ao aeroporto.

A marcha termina na rotunda de entrada oeste da cidade, junto ao Fórum Algarve e Teatro das Figuras.

Noticia retirada do Observatório do Algarve on line

Nota do Olhão Livre: Só o povo Algarvio, pode e tem de lutar pelos seus direitos, saindo à rua e boicotando as portagens, seja ela a forma de boicote que for.Não podem é esperar mais,e alimentar esperanças, por quem foi eleito pelo Algarve para o parlamento, pois os deputados eleitos do PS e do PSD e do CDS já votaram a favor das portagens, contrariamente ao que pregoavam em campanha eleitoral.


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

OLHÃO: CRIAÇÃO DE MOSQUITOS




A Cãmara Municipal de Olhão não pára de nos surpreender, desta vez com a criação de mosquitos.
As imagens revelam uma descarga de efluentes domesticos até há dias encoberta com um canavial, que o vereador responsavel pelo ambiente mandou jogar abaixo. Carlos Martins, o vereador em questão foi o mesmo que dizia que as baterias e os frigorificos na ILha da Armona, não tinham impacto negativo para o ambiente da Ria Formosa.
Quando da betumização do prolongamento da Rua João Augusto Saias, a Cãmara Municipal de Olhão deu-se ao luxo de mandar passar um dreno por baixo da estrada, jogando os efluentes não tratados para a propriedade do vizinho, em lugar de logo nessa altura ter providenciado a sua ligação à rede de saneamento basico.
Agora, passados alguns, poucos anos, os serviços camararios ao abaterem o canavial vieram pôr a descoberto o que durante anos ocultaram. Certo é que a criação de mosquitos eparticularmente em epocas de seca, encontra naquele espaço as condições adequadas`ao seu desenvolvimento.
Não sabemos qual o negocio da Câmara: se pretende exportar mosquitos, como apela o Alvaro, ou se tem algum acordo com certas farmacias que ficam de caminho e a quem Francisco Leal, com a cumplicidade dos seus camaradas, terá favorecido.
Situada numa zona habitacional nova de Olhão, para os autarcas não deve haver qualquer inconveniente por estar bem perto do Centro de Saude. Mostra no entanto este episodio, a incapacidade da nova geração de socialistas para a gestão da coisa publica, não resolvendo os problemas da cidade e da sua população. A bandalheira, a desorganização, o compadrio, os indicios da pratica de crimes conexos aos de corrupção, os atentados ambientais e ao ordenamento, a ausencia de apostas no desenvolvimento sustentavel, são tão evidentes que qualquer um compreenderá a necessidade de uma mudança seria e profunda, não só a nivel da autarquia mas e até mesmo na liderança do partido que tem estado no Poder desde o 25 de Abril.
Ao Povo de Olhão cabe mostrar toda a sua indignação e revolta contra estes megalomanos de meia tigela que não têm servido os interesses da população, mas antes se têm servido a si proprios e à sua legião de interesses.
REVOLTEM-SE, PORRA!

domingo, 26 de fevereiro de 2012

RIA FORMOSA E A SUA DESTRUIÇÃO




De há dois anos a esta parte que o cordão dunar da Ria Formosa tem vindo a ser fustigado por violentos vendavais que provocam os galgamentos oceanicos e a sua destruição.
Nas imagens reproduzidas, ainda que não muito visiveis, são dados três exemplos de outros tantos galgamentos na peninsula de Cacela com arrastamento da vegetação e o espraiamento das areias para o interior da Ria.
Depois de uma barra aberta artificialmente por ordens de Valentina Calixto, rainha dos crimes ambientais no Algarve, e a pedido do presidente da Cooperativa Formosa de Olhão para servir interesses proprios, sem qualquer estudo ou avaliação ambiental numa zona protegida, os galgamentos oceanicos fazem o resto do trabalho, estando neste momento, e com o aproximar da epoca de rigorosos vendavais, em jogo o desaparecimento completo do que resta da antes peninsula de Cacela.
As pessoas não afectadas directamente por estas ocorrencias desvalorizam-nos, só dando a importancia devida quando o mal lhes bate à porta. O acentuado estado de degradação e a fragilidade de todo o cordão dunar da Ria Formosa aliada à incuria e neglicencia das autoridades com responsabilidades na materia, permite-nos dizer que se não houver uma intervenção urgente que vise não o combate mas sim a prevenção da erosão costeira, a Ria Formosa corre o serio risco de desaparecer.
A diferença do preia-mar de marés vivas em relação à cota soleira é em regra inferior a meio metro, em toda a zona da Ria Formosa. A continuação dos galgamentos oceanicos e o desaparecimento do cordão dunar conjugados com situação de vendaval em preia-mar de marés vivas pode assim afectar todas as populações das zonas ribeirinhas da Ria Formosa, para lem de que as tradicionais actividades economicas da Ria, como a pesca, o marisqueio ou a salicultura poderão tambem elas desaparecer, com impactos negativos para o desenvolvimento economico e social desta região.
Já foram apresentadas soluções alternativas, menos dispendiosas que as costumeiras negociatas e reconhecidas como viaveis até pelas autoridades com poder de decisão. Alega-se a falta de dinheiro, mas o Plano de Gestão da Bacia Hidrografica do Algarve prevê gastar mais de cento e cinquenta e seis milhões de euros, não estando previstos gastos na reabilitação da Ria Formosa, a nivel da protecção do cordão dunar, do desassoreamento das barras naturais ou na minimização da poluição.
A Ria Formosa, segundo calculos do IPIMAR, produzia o equivalente a 70 milhões de euros só em ameijoa-boa a que se juntarmos os valores referentes à apanha de outras especies molusciculas ou piscicolas, bem se pode dizer que produz de mais valias locais para cima de 200 milhões de euros, a maior parte dos quais para exportação, ocuando directa e indirectamente cerca de dez mil pessoas. Nenhuma outra actividade economica na zona em tanto peso no desenvolvimento economico e social das populações.
A situação é de indignação e a população da Ria Formosa deve manifestar toda a sua revolta contra os responsaveis pels crimes cometidos por omissão e negligencia.
REVOLTEM-SE, PORRA!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

OLHÃO: CÂMARA DESPESISTA

A Cãmara Municipal de Olhão já nos habituou aos excessos em termos de consumismo apesar de estar mais que falida.
Ainda recentemente o Correio da Manhã publicava que a Câmara de Olhão devia trinta e seis milhões de euros quando a realidade apontava para os quarenta e quatro. uma vez que e à pressa transferiram oito milhões de divida para a Ambiolhão.
Se clicarem no link http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjusteDirecto=291091&lk=srch constatarão que foram concedidos mais 74.500 euros ao Centro de Cultura e Desporto da Câmara, subsidiando assim de forma encapotada as viagens turisticas de alguns funcionarios, amigos do regime, ou não fora a sua presidente a actual secretaria do narigudo presidente.
A Câmara Municipal de Olhão que enveredou pelo assalto às carteiras dos municipes, gasta muito acima das suas posses. Para alem deste ajuste directo os autarcas eleitos e que fazem parte da pandilha no Poder, degustam quase diariamente, em conhecidos restaurantes do burgo à pala do municipe, muito particularmente ali para os lados de Pechão, usando do cartão de credito.
Esta canalha na sua impunidade não distingue o que são despezas de representação das despezas pessoais.
A cultura imposta por Francisco Leal mantem-se inalterada apesar dos pretensos sucessores dizerem que não concordam com ele, praticando os mesmos actos e pautando a sua actividade autarquica pela falta de transparencia dos assuntos do municipio.
O Partido Socialista no Poder em Olhão desde o 25 de Abril comporta-se como um partido fascista por mais que a concelhia local diga o contrario. Antonio Pina, presidente da concelhia e vice-presidente da câmara não é capaz de dar o murro na mesa e obrigar Francisco Leal a dar conta dos seus actos ao proprio partido. Ao inves disso ainda está contra quem questiona internamente as situações menos claras e transparentes da gestão autarquica, acusando-os de fazerem parte da oposição ao partido.
Dentro de pouco mais de um ano teremos eleições e chegou o momento da contagem das espingardas com vista à elaboração das listas, antecediadas pela eleição de nova concelhia local. Estará Antonio Pina em condições de asegurar a continuidade ou vai ser afastado da grande pugna eleitoral? O tempo o dirá, mas as suas decisões não têm contribuido para um futuro risonho.
Olhão precisa de mudanças e quem fez parte do mal, obviamente não pode fazer parte da cura.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

RIA FORMOSA EM FANICOS


Em post recentemente publicado alertavamos para as demolições previstas na Ria Formosa e hoje damos aqui conhecimento de carta enviada a um futuro desalojado conforme se pode ver nas imagens.
As autoridades nacionais, regionais e locais estão mais interessadas, mais preocupadas com as demolições do que em resolver os problemas da Ria Formosa numa clara atitude de quem varre o lixo para debaixo do tapete, senão vejamos (cliquem nos links para ler):
A Ministra do Ambiente e Ordenamento tem pleno conhecimento do se passa http://polvodoalgarve.blogspot.com/2011/07/salvem-ria-formosa.html
Fez uso do contraditorio dando conhecimento a aberração chamada de Valentina Calixto que respondeu em http://polvodoalgarve.blogspot.com/2011/11/valentina-brinca-com-o-fogo.html
E porque Valentina Calixto é uma autentica cascavel politica que usa e abusa do poder, não tendo pejo em mentir e os seus superiores, de mediocres que são, aparam-lhe as golpadas, respondi-lhe à letra em http://polvodoalgarve.blogspot.com/2011/11/valentina-pra-fogueira.html .
Como vêem a situação da Ria Formosa vai-se degradando dia-a-dia, com o pleno conhecimento das autoridades, a todos os niveis.
A Câmara Municipal de Loulé sabe do impacto negativo dos campos de golfe para a Ria Formosa e autorizou a contrução de um deles em pleno Dominio Publico Maritimo, em terrenos ganhos à Ria.
Macario Correia, presidente da Câmara Municipal de Faro e tambem presidente do Comité do Ambiente das Regiões da União Europeia sabe que a Etar nascente polui gravemente a Ria Formosa mas está mais interessado nas demolições do que em resolver os problemas da Praia de Faro. Os doze milhões que vai gastar no realojamento das pessoas dava para a construção de uma Etar de terceira geração, ou, com muito menos aplicar nos recifes multi-funcionais que permitiam o crescimento natuaral da mancha de areal e promovia a segurança dos moradores da Praia de Faro.
Francisco Leal, um asno em presidente da Câmara Municipal de Olhão está mais preocupado em favorecimentos a empreendimentos turistico-hoteleiros do que promover a reabilitação da Ria Formosa, que só em ameijoa-boa criava de mais-valias locais setenta milhões de euros, para não falarmos de outras especies de inigualavel valor, sendo que a maior delas se destinam à exportação.
Para queles que ainda acreditam no Pai Natal não será demais lembrar que no Plano de Gestão das Bacias Hidrograficas que Integram a Região Hidrografica das Ribeiras do Algarve está prevista uma verba de 74 milhões para o Polis Ria Formosa e que podereis verificar em http://planogestaorh8.arhalgarve.pt/ .
Então há verbas para tudo quando seja maquilhagem e não há para resolver os problemas da Ria Formosa? Ou será que os nossos politicos dos mais diversos quadrantes, cambada de irresponsaveis, não os querem resolver? Porque não houvem as pessoas?
Contra isto, REVOLTEMOS-NOS, TODOS!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

OLHÃO: LIXO POLITICO MUITO TOXICO



As imagens dizem respeito à brochura mandada executar para anunciar a programação anual do Auditorio Municipal de Olhão. Para alem desta brochura a Câmara Municipal de Olhão edita tambem uma agenda cultural mensal, onde se anuncia mês a mês o que esta traz de uma acentada.
A qualidade do papel e ilustração desde logo fez desconfiar de alguma golpada e por isso pedimos um orçamento como se pretendessemos fazer outra publicação semelhante e foram-nos pedidos cem mil euros para impressão, design, composição e material. Num concelho, que é do dominio publico, não tem dinheiro para mandar catar um cego, o esbanjamento de uma tal maquia é no minimo uma aberração.
Mais grave ainda, quando o vice-presidente da edilidade anunciar pretender gastar em artistas metade do que gasta em publicidade. E é de tal forma que Antonio Pina, no pequeno texto que assina diz que no ano transacto, o auditorio teve pouco mais de treze mil espectadores, supomos que pagantes, o que poderá ter originado uma recita na ordem dos 65 mil euros, bastante inferior aos custos da brochura.
Como não podia deixar de ser, esmiuçamos o livrete de nula utilidade pois não serve nem para limpar o àz de copas e constatamos que o designer selecionado, não sabemos se de borla ou pago, é deputadp municipal pelo partido do Antonio Pina. Promiscuidades que não se ficam por aqui. Na brocchura faz-se publicidade, não se sabe se de borla ou pagantes, ao Hotel onde em tempos se realizou a boda da filha do presidente e que durante anos polui os lençois freaticos ao jogar os efluentes num poço; fazendo publicidade a uma empresa que vendeu os suspeitos audis da vereação ou a um conhecido empresario que de sociedade iria ficar com a concessão da exploração da marina. Tudo coincidencias!
Antonio Pina é licenciado em economia pela Universidade do Algarve e pelos vistos deve ter sido um pessimo aluno ou saberia que na situação em que se encontra o municipio não existem margem para estes desperdicios. Ou será que não é assim, e fá-lo por outras razões?
Muito fraco politicamente, não percebendo ainda se é de direita ou de esquerda, Antonio Pina na ausencia de politicas de satisfação das necessidades da população envereda pelo culto da imagem como forma de se apresentar ao eleitorado nas proximas eleições autarquicas, só que a azelhice é tanta que a oposição interna do partido no poder autarquico desde o 25 de Abril, prepara-se para lhe tirar o tapete.
A imagem que passa é a de um lider politico tão frouxo que mais parece lixo politico toxico com a propaganda com que pretende enganar as pessoas.
O Povo de Olhão saberá dar a resposta a este menino que mais não fez na vida que exercer cargos de indole politica e por herança.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

ALGARVE: TRAFULHAS AO ATAQUE

As mudanças na gestão da coisa publica que os eleitores esperavam do governo de Pedro Passos Coelho está a sair completamente defraudada. Cada dia que se passa aumenta a opacidade das decisões em materia de substituições de muita duvidosa eficacia e ensombrada por não serem as melhores escolhas.
A nomeação de David Santos para a presidencia da CCDR-Algarve não augura nada de bom para o ambiente e ordenamento da região quando se sabe que este cavalheiro é só mais um daqueles trafulhas da politica regional.
Ex-vereador e ex-presidente (nomeado) da Fagar onde a sua gestão se pauta pela falta de transparencia para alem de que enquanto lá esteve não foi capaz de acabar com descargas directas para a Ria Formosa algumas delas com anos.
Mas mesmo sem isso, vejam o que foi a gestão dos dinheiros publicos deste artista:
http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjusteDirecto=144692&lk=srch
http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjusteDirecto=184698&lk=srch
http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjusteDirecto=238626&lk=srch
http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjusteDirecto=179883&lk=srch
Como podem ver, entre o primeiro ajuste directo e o ultimo medeia um ano, um mês e dezassete dias. O Codigo dos Contratos Publicos apenas permite para a aquisição de bens e serviços até 206.000 euros por um periodo de três anos à mesma empresa. Ora, só um destes ajustes viola o Codigo da contratação publica por execder os limites agravado pelo facto de ter celebtado com a mesma empresa no espaço de uma ano três contratos que excedem largamente os valores permitiodos.
Por outro lado constata-se que o contrato de 247.000 euros não revela o numero de contadores, algo que é referido nos resantes. Porquê? É que se 3.000 contadores custam pouco mais de sessenta mil euros infere-se que os 247.000 euros tenham servido para adquirir 12.000 contadores, ou seja a Fagar de David Santos adquiriu no espaço de um ano 20.000 contadores o que para uma cidade da dimensão de Faro parece ser excessivo.
David Santos é um homem do aparelho partidario que move os cordelinhos detendo até mais poder dentro do partido que o lider da distrital passando por ele todas as grandes decisões do PSD Algarve, tais como a indicação de candidatos a deputados ou a presidentes de câmara. Sabe o que se passa em Olhão, onde o actual director regional da educação, Alberto Almeida, paga as quotas de pseudo-militantes a fim de garantir a manipulação da concelhia, mas ainda assim não lhe retira o tapete. Sabe que Alberto Almeida não olha a meios para atingir os fins de tal forma que com conduta eticamente reprovavel aceita ser vereador a meio tempo na Câmara Municipal de Olhão, em detrimento do cabeça de lista. De igual forma aceitou inegrar o conselho de administração da empresa Municipal Mercados de Olhão passando por cima do cabeça de lista.
O PSD neste contexto ao permitir comportamentos deste tipo torna-se le proprio um partido sem etica, e sem vergonha quando faz o apelo aos demais quando ele proprio dá tiros nos pés.
O cidadão comum que assiste a esta dança de cadeiras em que os trafulhas se alternam na partilha do peculio do Povo sente indignação e revolta.
CONTRA A CANALHA, REVOLTEMOS-NOS!

domingo, 19 de fevereiro de 2012

OLHÃO: ROUBO TRAPALHÃO


O habito de roubar a população por parte da Ambiolhão está instalado e veio para ficar, tal como o demonstra a imagem, jogando com a ignorancia das pessoas e a impunidade instalada na administração publica, dando até a impressão que estamos perante uma instituição benemerita.
A factura que hoje apresentamos pertence a um casal, que vive só, num primeiro andar, sem quintal ou piscina, o que não impede que o contador marque 61 metros de agua. A Ambiolhão no entanto, muito simpatica,apenas cobra 40 metros, deixando 21 para o mês seguinte, que a registar o mesmo consumo passará então para 82 metros, agravando-se a situação.
Mas não se fica o gesto benemerito da Ambiolhão; é que se o primeiro escalão é de 1/5 metros como cobra 10? E o segundo que vai de 6 a quinze, como cobra 20? E o terceiro que vai de 16 a 25 como cobra 10?
Toda a factura está viciada por forma a não atingir o 4º escalão porque se o fizessem, só de taxa fixa de residuos solidos teria de pagar 60 euros. A factura real, a ser aplicada a tabela de taxas de aguas, saneamento basico e residuos solidos, custaria a este casal em mais cento e tal euros.
Vivendo num primeiro andar, se houvesse uma rotura, e com uma tal quantidade de agua, é obvio que teria de haver infiltrações e repassos no piso terreo do qual ninguem se queixou. Garante o casal, que passa os dias fora de casa, não ter consumido nada que se pareça com os valores indicados, mas que mesmo com as torneiras fechadas, vê o contador a marcar, pelo que tudo indica tratar-se de uma avaria de contador. Reclamando por diversas vezes junto da Ambiolhão que faz ouvidos de mouco, a opção desta é dourar a factura da forma como se explica para que o consumidor ainda fique a dever um favor à autarquia, quando deveria mandar substituir o contador. Perpetuar o roubo é o que a Ambiolhão está fazendo.
Contra a actuação da Ambiolhão e da Câmara Municipal de Olhão devem os olhanenses mostrar a sua indignação e revolta subscrevendo a petição para a convocação de uma Assembleia Municipal Extraordinaria para se discutir e rever a tabela de taxas de agua, saneamento basico e residuos solidos.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

OLHÃO: BRANQUEAMENTO NO PLANO DA AGUA


Está em curso e prolonga-se até 19 de Março a Discussão Publica sobre o Plano de Gestão das Bacias Hidrograficas que Integram a Região Hidrografica das Ribeiras do Algarve.
Ontem, teve lugar uma sessão de esclarecimento promovida pela ARH, cuja presidente não compareceu, no auditorio da Biblioteca Municipal de Olhão e cedo se percebeu a operação de branqueamento que se cozinha.
No folheto distribuido aos presentes e que nos fizeram chegar, do qual se reproduz parte, verificamos alguma contradição nos numeros apresentados. É do conhecimento de todos os elevados consumos dos campos de golfe que são já em numero mais que suficiente para que lhe seja atribuida menos de metade do consumo domestico. No canto inferior esquerdo, dá-se conta de que o consumo domestico representa 24% do total de agua consumida contra os 11% do sector do Turismo que inclui os campos de golfe. Ainda não há muito tempo que se dizia que a agricultura consumia 85% do total da agua e nela estavam incluidos os campos de golfe, ´mas agora por graça do espirito santo doura-se a pilula, atribuindo um consumo daqueles dois sectores apenas 67%.
No canto superior direito, o grafico mostra-nos a percentagem na classificação das massas de agua, em que 51% têm Estado Bom ou Superior, e é com esta classificação que se encontra a Ria Formosa. EXCELENTE! Diz o relatorio, quando toda a gente sabe que é o oposto.
A qualidade das aguas foi definida por directivas comunitarias transpostas para o direito interno português pelo decreto-lei 236/98, onde se marcam os parametros de qualidade para o uso das massas de agua. As aguas da Ria Formosa estão classificadas como Aguas Balneares, Piscicolas e Conquicolas. Não se compreende pois, os criterios que levaram a atribuir a nota excelente quando as aguas da Ria Formosa não cumprem os parametros estabelecidos. Aliás, no lado esquerdo a imagem e sobre o titulo de Pressões Significativas, reconhece-se os efeitos negativos das rejeições das aguas residuais provenientes das ETAR. Mas e ainda assim pretendendo-se branquear aquele efeito atribuindo, e bem, às escorrencias superficiais dos campos de golfe a degradação das massas de agua pelo excesso de azoto e fosforo, quando se sabe que as rejeições das ETAR despejam em media o triplo dos valores maximos permitidos daqueles fertilizantes.
Há ainda outras contradições no presente estudo, apadrinhado por uma empresa do regime, a NEMUS, mas que, e devido à extensão do texto não cabe agora escalpelizar.
Entendemos é que a haver mexida nos parametros de qualidade das massas de agua, eles terão de ser tendencialmente mais rigorosos que os agora em vigor para que possa ser melhorada.
Dizer-se que por haver outras regiôes em pior situação, a Ria Formosa está bem, é criminoso e merce o repudio de todos, os que cá vivem e os que nos visitam.
Este Plano tem de ser rejeitado e todos, mas todos devemos mostrar a indignação e revolta contra mais este crime contra a Ria Formosa.
REVOLTEM-SE PORRA!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

SOS Barra da Fuzeta!É assim que o governo diz que aposta no MAR, deixando os pescadores sem Barra?

Este post, é a transposição de um comentário que nos enviaram.Pensamos que é tempo de alguém de bom senso resolver de vez os crimes cometidos na Barra da Fuzeta e chamar à pedra que gastou, Engenheira Valentina Calixto que gastou, mais de 10 milhões de €, em Fecha r a Barra que o Mar abriu contrariando as directivas da Ministra Lurdes Pássaro e do Técnico da ARH, Engenheiro, Sebastião Teixeira, que era afundar a Barra que o mar abriu e o POLIS fechou!

"Este comentário nada tem a ver com este assunto, mas merece ser denunciado!
Esta tarde, passeando na praia dos Tesos, com a maré baixa, está um barco da Fuseta, ancorado na ria há saída da nova barra, aquela nova obra de arte, está completamente assoreada, em breve poderá passar-se a pé, tal é a quantidade de areia na saída para a ria.
Os pescadores, só poderão sair com a maré alta, uma verdadeira vergonha, como aquele barco ali retido, não compreendo porque os pescadores e donos dos barcos, não se manifestam e chamem à responsabilidade a pessoa responsável por aquela vergonha, em que se esbanjou milhares de Euros ou seja a mulher de farta cabeleira ou seja a D. Valentina Calisto, ténica altamente qualificada, que se fosse noutro Pais, há já muito que teria sido corrida do cargo que ocupa, tal a quantidade de disparates cometidos.
Mas aqui, não se compreende, mesmo com novo Governo ela continua, será que a nova Ministra do Ambiente, a Cristas está ao corrente destas situações ou terá que ser informada?dos milhares de Euros gastos e que passado tão pouco tempo se encontra naquela triste situação-
O povo, tem que protestar, chamar as Televisões e mostrar o descontentamento, senão nada se faz?"

17 de Fevereiro de 2012 18:07

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

APRENDER COM OS BONS EXEMPLOS!

O fascista deputado do CDS João Almeida,que nunca fez outra coisa na vida que não fosse só a política, tem a desfaçatez de achar que, quem trabalha para o Estado e não aceite a mobilidade deve sair pelo seu próprio pé. Para além de ser um dos proxenetas que nos sugam ainda que a função pública deste País tem sofrido pouco. É daqueles "artistas" que deveria ser atirado para a fogueira na primeira oportunidade.
A igreja católica sempre viveu à sombra do Estado, nunca se soube a proveniência dos seus dinheiros e pouco se sabe do seu vasto património. Paga IMI como qualquer cidadão se vê obrigado a pagar pelas suas propriedades? Paga impostos sobre o que vende e que lhe dá lucros? Com isso o CDS não se preocupa. Preocupa-se em atacar os já bastante penalizados.
Não são estes os exemplos que os portugueses querem. As politícas que os sucessivos governos tem prosseguido são a de aumentar a fortuna dos mais ricos, as dos amigos e deles próprios. Nestes últimos trinta anos só temos assistido a chulagem. Mas há alternativas, alternativas que ninguém está interessado em discutir e ou em divulgar. A própria comunicação social não se faz eco. De quem é a propriedade dos meios de comunicação social? Grandes grupos económicos portugueses e não lhes interessa que o Povo tenha conhecimento. Quantos tem ouvido falar dos progressos da Islândia? Foi o primeiro a ir para a bancarrota. Tiveram a coragem de prender políticos e banqueiros e deram a volta por cima.
http://www1.ionline.pt/conteudo/113267-islandia-o-povo-e-quem-mais-ordena-e-ja-tirou-o-pais-da-recessao
O FMI reconhece o crescimento na Islândia, muito superior ao da União Europeia, praticamente o triplo em 2012. É seguindo o exemplo da Islândia que poderemos sair do atoleiro em que estamos metidos. Para além do crescimento económico, tem o desemprego a diminuir. E nós? Sacrifícios atrás de sacrifícios, austeridade e mais austeridade, desemprego e mais desemprego e os mesmos galifões a prosperarem à custa do Povo. PS, PSD e CDS são os grandes responsáveis pela situação a que chegámos. Foram eles que (des)governaram este País nos últimos trinta anos. São eles quem tem de ser julgados e não é com eleições...
http://www.ionline.pt/dinheiro/islandia-crescimento-economico-triplica-relacao-ue-2012 

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

As autoridades Maritimas combatem o que não existe e fecham os Olhos, à Verdeira Poluição da Ria Formosa!

O Departamento Marítimo do Sul da Autoridade Marítima vai realizar um exercício de combate à Poluição por hidrocarbonetos (petróleo ou combustível) a decorrer no cais comercial de Faro entre as 9h00 e as 14h00, a 15 de fevereiro.
marinha-combate-poluiçãopetroleo.jpg
Ver Galeria

O exercício insere-se no plano Mar Limpo e será o primeiro de dois previstos para 2012, será conduzido pela Autoridade Marítima, através do Departamento Marítimo do Sul.

O cenário a criar neste exercício pretende simular a resposta a um derrame acidental como resultado da colisão de um navio de médio porte contra o cais, revela a Marinha.

No momento desta ocorrência com o estofo da praia-mar, a urgência das ações de contenção e recolha são fundamentais para reter as manchas do hidrocarboneto médio na zona sinistrada, evitando o seu espalhamento na Ria Formosa, refere a mesma fonte. Por forma a minimizar os danos ambientais nas águas da Ria Formosa serão colocadas barreiras para contenção do derrame e instalados dois pontos de recolha com um recuperador em cada ponto, e todo o sistema de trasfega do hidrocarboneto recolhido. Em simultâneo, é realizado a limpeza da praia/pedras que foram atingidas pelos produtos poluentes.

A ação visa o treino e avaliação do desempenho das equipas de intervenção do Departamento Marítimo do Sul e da Capitania do Porto de Faro em resposta aos incidentes mais prováveis.

Foram convidadas a participar no exercício a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, o Parque Natural da Ria Formosa, a Delegação do Sul do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM Faro), a Câmara Municipal de Faro (CMF); Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente (UALG-FCM) e a Sociedade Farense das Areias (Sofareia), S.A., localizada no porto.

Noticia retirada do Observatório do Algarve on line

Nota do Olhão Livre : O departamento Maritimo do Sul simula o combate à poluição no Cais comercial de Faro,mas fecha os olhos à poluição existente, que está a destruir a biodiversidade da Ria Formosa, desde as florestas marinhas de Zooestera ( Ceba e cebarrinha)A toda a fauna que desaparece de dia para dia, e não falamos só de amêijoas.

Pode a autoridade marítima simular combater o que não existe, mas não actua, quando as pessoas chamam as autoridades ao local dos crimes, descargas de esgotos Tóxicos e sem qualquer tratamento ,como tem acontecido nos últimos meses na Docapesca de Olhão, onde a Policia Marítima tem sido chamada ao local dessas descargas venenosas, e tem testemunhado, a triste realidade, mas até hoje as descargas assassinas continuam, e o peixe das traineiras continua a ser descarregado com o uso da agua conspurcada com esgotos Tóxicos como o próprio IPTM já admitiu, é um caso crime de saúde publica, mas as autoridades continuam a fechar os Olhos.

Já há anos que andamos a alertar as autoridades para este grave problema! Por quanto tempo mais vão as autoridades Departamento Maritimo do SUL, ARH, CCDR, ICNB,PNRF, IPTM , CMOlhão C.M.Faro, Aguas do Algarve, esconder e abafar, esta triste realidade?

Salvem a Ria Formosa, antes que ela acabe de vez.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

OLHÃO: DEMOLIÇÕES NA RIA FORMOSA VÃO AVANÇAR

Os moradores da Ilha do Côco já receberam as malditas cartas dando-lhes dez dias para fazerem prova de que não têm outra habitação para alem da que possuem na Ilha. Em junho, segundo o calendario previsto, receberão nova carta dando-lhes outros dez dias para retirarem os seus haveres, findos os quais, se procederá às demolições.
A Câmara Municipal de Olhão ainda nã providenciou as habitações para proceder ao realojamento das familias que não têm uma segunda habitação.
Não será demais lembrar aos nossos leitores que todas as casas em cima das ilhas se encontram sob a alçada do dominio publico maritimo, independentemente de se situarem em zonas concessionadas ou não.
A estrategia da Sociedade Polis da Ria Formosa passa por dividir as pessoas, desencadeando as acções a conta gotas, para evitar grandes controversias. No caso como se tratam de pessoas pobres, humildes e sem capacidade de defesa, aliado a um certo egoismo da restante população, ninguem se manifesta, esquecendo que amanhã chegará a sua vez. O despertar para a realidade dos que agora se mantêm distantes poderá ser tardio. É preciso lutar contra estas demolições porque a seguir virão as restantes.
Para aqueles que ainda acreditam nalguns mercenarios da justiça, que iludem as pessoas com promessas de resolução do conflito pela via judicial mas enriquecendo à custa de pacovios, desenganem-se; o mais que poderão conseguir é um prolongar o caso.
Valentina Calixto, odiada pelos moradores das ilhas, recebeu de Socrates um ultimo favor, que foi o de ver a sua propriedade desafectada do dominio publico maritimo com direito a publicação em Diario da Republica. Esta gaja que outra coisa não lhe posso chamar, tem passado incolume por todos os governos independentemente da cor, por ter patrocinado toda a especie de ilegalidades aos crapulas que ao longo dos anos se alternam no poder.
No sitio da Fabrica em Cacela, um ex-ministro francês construiu uma mansão em dominio publico maritimo; no extremo poente das Cabanas de Tavira, Macario Correia, então presidente da Câmara de Tavira, autorizou a construção de blocos de apartamentos a menos de dez metros do preia-mar ou seja em dominio publico maritimo: Francisco Leal permitiu a construção de varios blocos de apartamentos na Fuzeta em dominio publico maritimo; Valentina Calixto tem a sua moradia no Ludo em reserva ecologica e dominio publico maritimo; na Quinta do Lago há construções a menos de dez metros da crista das arribas em terrenos do dominio publico maritimo; Vale de Lobo, Vilamoura e outras zonas mais do mesmo. Em tudo esteve presente Valentina Calixto, fazendo favores a torto e a direito, o que lhe permite manter-se no Poder eternamente.
Mas uma coisa são as figuras publicas, outras são os simples cidadãos. Os primeiros têm toda a especie de direitos; os segundos, quando muito poderão ter direito a umas migalhas, se sobrarem.
Para aqueles que julgavam que a Sociedade Polis não arranjava o dinheiro para estas investidas, desiludam-se, porque o actual governo arranjou uns trocados para esta cruzada contra os moradores das ilhas. Mudou o governo mas o panorama mantem-se.
REVOLTEM-SE PORRA!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

SOMOS PIEGAS, SIM SENHOR!

O "nosso" primeiro ministro diz que os portugueses são piegas e tem toda a razão. Somos piegas porque aceitamos que a sua eleição tenha sido na base da omissão e da mentira. Tivesse, ele, em campanha eleitoral, anunciado que nos iria atirar para o empobrecimento e certamente não teria sido eleito. Somos piegas, sim senhor, porque aceitamos uma "justiça" para ricos e outra para pobres. Somos piegas, sim senhor, porque aceitamos que um mendigo seja condenado ao pagamento de 250 euros enuqnato Isaltino Morais continue à solta. Somos piegas, sim senhor, porque não temos a coragem de condenar um juiz que não tem moral e que cobardemente aplica tal sanção. Somos piegas, sim senhor, porque não somos capazes de rejeitar a máfia que se instalou na "justiça", desde os juízes, procuradores e advogados. Gente séria há em todo o lado mas é preciso que essa gente séria também combata o que está mal e não se assiste a esse combate. Somos piegas, sim senhor, porque aceitamos que os "nossos", ex's e actuais, governantes continuem a "roubar-nos", que nos tirem das reformas, que nos tirem dos ordenados, que nos cortem nos subsídios de férias e de Natal, que nos cortem nos mais elemtares direitos. Somos piegas, sim senhor, porque não reagimos aos desmandos da classe política, afinal, os únicos responsáveis pela situação em que o País caiu. Somos piegas, sim senhor, quando aceitamos que nos tirem os feriados mais importantes da nossa história, aqueles que representam verdadeiramente a nossa independência, 5 de Outubro e 1º de Dezembro. Somos piegas, sim senhor, quando aceitamos que nos "façam esquecer" a data da nossa independencoa e mantenhamos um feriado próprio da ditadura, um feriado que servia para as condecorações daqueles que eram obrigados a matar e a deixar-se matar, a assassinar, a defender os interesses da Pátria una, como dizia Salazar: o 10 de Junho. 
Somos piegas, sim senhor, quando aceitamos pagar a factura de um José Oliveira e Costa ou de um Dias Loureiro, quando aceitamos pagar a factura de um Joe Berardo, quando aceitamos pagar a factura do roubo da EDP ou da água. Somos piegas quando aceitamos que as polícias pouca utilidade tenham, para além de nos passarem multas e que sejam o braço armado dos governos. Somos piegas quando aceitamos este tipo de democracia em que os políticos estão acima da lei, porque toda a legislação é no sentido de os proteger.
Somos piegas, sim senhor, porque não temos a coragem de sair à rua e mostrarmos a nossa raiva, a nossa fúria. Somos piegas, sim senhor, porque não temos a coragem dos gregos ou dos espanhóis. Somos piegas, sim senhor!!! 

domingo, 12 de fevereiro de 2012

OLHÃO: OLHA A PERDA DE MANDATO

No segundo paragrafo do nº 1 do despacho final do Processo Administrativo nº 33/2008 proferido pelo Ministério Publico do Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé datado de 21 de Junho de 2011, pode ler-se que “ De qualquer modo, foi-se procedendo à instrução de todas as situações denunciadas, já foi extraída uma certidão para instauração de processo autónomo urgente com vista à apreciação de um pedido de instauração de acção de perda de mandato, e já foram instaurados mais três processos autónomos relativos a outras tantas situações em que se
reconhece a existência de fundamentos para a instauração de acções de impugnação
de actos administrativos…”.
Já nos últimos parágrafos dos pontos 6-2, 6-3, 6-4 do mesmo despacho lê-se que “O Ministério Publico, feitas as necessárias averiguações e recolhida a documentação pertinente entendeu que assistia a razão aos denunciantes…”.
Tudo isto pode ser visto em http://pt.scribd.com/doc/60020529/Despacho-CV-MP#archive.
Diz o nº 3 do artigo 11º da Lei 27/96 que “ O Ministério Publico tem dever funcional de propor as acções referidas nos números anteriores no prazo máximo de vinte dias após o conhecimento dos respectivos fundamentos.”
Ora bem, numa primeira apreciação das denuncias apresentadas o Ministério Publico junto do Tribunal Administrativo de Loulé ordenou seu arquivamento, o que o Somos Olhão contestou hierarquicamente reconhecendo-se-lhe com este despacho as suas razões.
Mas, numa leitura mais atenta, sobram-nos motivos para pensar que o que o reconhecimento das razões não abrange o pedido de perda de mandato, ou então a acção especial urgente já teria determinado a perda de mandato de Francisco Leal e Antonio Pina, uma vez que aos denunciantes é-lhes reconhecida a razão.
Tal como nas autarquias, também há habilidades na Justiça, pelo que a questão deve ser colocada à Procuradoria-Geral da Republica, no intuito de saber o que se passou, passa ou passará com esta acção de perda de mandato, já de si ineficaz por estarmos a um ano do termo dos mandatos.
Contra estas habilidades do Poder politico e judicial devem as populações de todo o País
mostrar a sua indignação e revolta, porque foi com elas que nos colocaram na gravíssima
situação em que estamos.
O compadrio e corrupção são uma das principais causas da situação do País sem que se vislumbre o mais ténue sinal de levar ao banco dos réus quem delapidou a riqueza colectiva do Povo.
REVOLTEM-SE PORRA!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

OLHÃO: UM ENVELOPE SÓ PARA MIM !

É do conhecimento publico que a Câmara Municipal de Olhão pauta a sua actividade pela falta de transparencia, tendo sido denunciados casos e mais casos que a na sua lentidão a Justiça há-de julgar.
Os maiores cambalachos aparecem naturalmente ligados ao urbanismo com atropelos aos planos de ordenamento e não só. De tal forma tem sido o uso e abuso das posições que ocupam que agora foram questionados na Policia Judiciaria dois funcionarios da secção de obras por supostamente receberem dinheiro de empreiteiros. Na verdade, os ditos funcionarios já há muito estavam referenciados no meio da construção civil por pedirem dinheiro "emprestadado".
Mais, estes exemplares funcionarios usavam amiudadas vezes os veiculos da autarquia para os seus almoços em Moncarapacho, como se de viaturas suas se tratassem o que por si só constitui crime.
Como o calhau em presidente tambem tem os seus telhados de vidro. faz vista grossa como se de nada soubesse. A unica vitima deste calhau foi um simples canalizador e por um dia ter levado a filha ao colegio quando o "chefe" do auditorio, por ser marido da agora ex-secretaria de Francisco Leal, o faz todos os dias. Dois pesos e duas medidas. Para alem da dualidade de criterios com que trata os funcionarios, o presidente e restante vereação sabem que estamos perante o crime de peculato de uso e nem sequer têm autoridade para permitir situações destas sob pena de serem eles a responder, apenas lhes valendo a ineficacia da Justiça.
A actividade criminosa de alguns agentes da Câmara Municipal de Olhão vem sendo tema de conversa de café há bastante tempo começando a dar sinais de indignação por parte daqueles que eram perseguidos por funcionarios sem escrupulos sob a ameaça disfarçada de não aprovarem uma implantação ou uma vistoria, recebendo em troca envelopes ("vazios", não podia deixar de ser). E que o diga aquele construtor, tambem ele ouvido na Policia Judiciaria a proposito do pedido de uma determinada importancia para aprovação de um projecto.
Olhão precisa urgentemente de uma mudança mas tambem não se vê da parte do maior partido da oposição uma atitude condenatoria, pelo contrario tambem beneficiam deste estado de coisas.
OLHANENSES REVOLTEM-SE CONTRA ESTA CANALHA QUE NOS SUGA O SANGUE E SUOR!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

OLHÃO: BATOTA E BATOTEIROS


Passada a Assembleia Municipal de Olhão, importa agora fazer um pequeno balanço das manigancias de bastidores que os candidatos a corruptos tentaram fazer aprovar.
Comecemos então pelo facto de ter surgido um primeiro edital assinado por um presidente que já correu todos os partidos (e não é oportunista) sem ordem de trabalhos, o que indiciava desde logo que estavam em curso grandes trapalhadas.
O ponto que visava, de forma encapotada, aumentar a factura da agua e saneamento basico sob a capa de uma taxa de recursos hidricos foi retirada depois de ter sido denunciada nesta pagina, o que representa já um claro recuo destes criminosos na questão da agua.
Constava tambem da ordem de trabalhos a criação de um Nucleo de Desenvolvimento Turistico (NDT), não se especificando onde porque existe algo de errado. Senão vejamos:
Na comunicação interna do Gabinete de Planeamento e Gestão Urbanistica para o narigudo presidente, é pelo despacho constante do processo de obras nº 75/2005 o que permite concluir que era naquele local e não num outro qualquer que se iria criar um NDT.
Ora, em 2005 ainda não havia sido aprovado o novo PROT nem a alteração do Plano Director Municipal na forma simplificada dali derivada, pelo que se encontrava, nesta materia, em vigor a versão do PDM de 1995, em que estavam assinalados os NDT da Cabeça, da Boavista e da Fuzeta/Moncarapacho, não constando outro.
No segundo paragrafo da comunicação pode constatar-se que o concurso a anunciar integra toda a area do municipio fora dos perimetros urbanos, sem localização previa. Pretendendo-se assim de uma só palhetada, alterar o PDM permitindo a construção de um cogumelo de NDT, sem jeito nem trambelho e muito menos com repeito pelos planos de ordenamento, nomeadamento o PDM em vigor.
Mas fiquem descansados os mentores do projecto que vão ter de cumprir com as normas estabelecidas, pois vamos seguir atentamente mais esta cegada.
Por outro lado, sabe-se da existencia de um contrato promessa de compra e venda de um terreno da ACASO e que fazia parte da herança do Dr. Ayres Mendonça, onde se prevê a criação de um NDT. Aparentemente nada de anormal, não fora o caso de à epoca em que foi celebrado o contrato promessa de compra e venda, pertencerem à Direcção da ACASO três dos actuais vereadores com a particularidade do vice-presidente da Câmara Municipal de Olhão, dr. Antonio Pina, ser filho do actual presidente da ACASO e presidente da ERTA, tambem ele dr. Antonio Pina.
No ultimo mparagrafo da comunicação pode ver-se que os documentos vão ser enviados ao Turismo de Portugal, questionando-se se não haverá aqui uma incompatibilidade, dado que o dr. Antonio Pina, pai, é juiz e parte interessada no processo.
Pinas, pai e filho, devem pois cuidar-se perante as aguas turvas em que navegam, sob pena de se serem varridos pela tormenta que eles proprios criaram.
E agora digam lá que não há traficancia politica com estes habilidosos?
O Povo de Olhão deve indignar-se com as tramoias destes traficantes politicos e revoltar-se penalizando-os. Afinal são os mesmos que vivem à grande e à francesa à custa do empobrecimento dos olhanenses, e lhes assaltam as carteiras com a factura da agua.
REVOLTEM-SE PORRA!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

OLHÃO: LADROAGEM

Hoje realiza-se uma Assembleia Municipal Ordinaria estando previsto mais um roubo à população, desta vez utilizando a taxa de recursos hidricos.
A entidade que fez o levantamento dos recursos hidricos foi a Administração da Região Hidrografica (ARH). Essa entidade já cobra aquela taxa de varias maneiras: aos titulares de poços e fossas e à Aguas do Algarve quer no consumo da agua quer na utilização da Ria Formosa como mictorio do Sotavento algarvio, despejando nela efluentes mal tratados.
É mais que obvio que na cobrança da agua e saneamento basico à Câmara Municipal de Olhão, a Aguas do Algarve faça reflectir os custos com aquelas taxas, sendo completamente despropositado que venham cobrar mais uma vez a mesma taxa. Trata-se pois de uma duplicação de taxas.
A cobrança de tal taxa visa a recuperação de investimentos e despesas de manutenção ou modernazição das redes e aqui o que temos verificado é o desinvestimento associado à poluição da Ria Formosa, com custos muito superiores àqueles que as empresas gestoras dos sistemas multi-municipais apresentam.
A verdade é que a Câmara Municipal de Olhão está falida por praticar uma gestão ruinosa e que quer roubar ao Povo aquilo que distribui por amigos, familiares ou camaradas de partido.
Na legislação invocada, mais uma trapalhada do camarada Socrates, diz-se no artigo 14 que a liquidação da taxa é da competencia da ARH, que deve emitir a correpondente nota de liquidação.
Podem ser celebrados contratos-programa para a gestão de recursos hidricos com as autarquia desde que estas não tenham entrado em incumprimento contratual grave com as entidades gestoras dos sistemas de abastecimento de aguas e saneamento basico (art.º 27º).
As autarquias mantêm o poder de cobrar taxas proprias pela utilização do dominio publico hidrico da sua titularidade, devendo partilhar com a ARH a informação suficiente para que não haja concorrencia sobre o dominio publico hidrico (artº 34º).
Sabemos nós que os recursos hidricos há muito que estão sob a alçada da Aguas do Algarve. Não temos conheciment da elaboração de qualquer contrato-programa entre a administração central e a local, mas tambem sabemos da divida acumulada da CMO à Aguas do Algarve, o que pode sugerir um incumprimento grave.
Não se vê razão alguma para mais uma taxa que visa massacrar os municipes. A população olhanense dará a devida resposta a esta canalha, mais talhada para roubar o cidadão do que estar ao serviço dele.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

OLHÃO: OS BANDIDOS DA POLITICA


O Plano Director Municipal de Olhão rezava a propósito das áreas de cedência,
transformadas em áreas de compensação que deviam obedecer aos seguintes parâmetros:
Espaço
urbanizavel I: 60m por cada 120m de área
bruta de construção
Espaço
urbanizavel II: 35m por cada 120m de área
bruta de construção
Espaço
urbanizavel III: 20m por cada 120, de área bruta de construção
Para aplicação das compensações em numerário deverá corresponder ao valor de mercado
das mesmas.
(Pode ser consultado no Diário da Republica 126/95, Serie I-B, pagina 3422, artigos
84º e 85º).
Como isso saia um bocadinho caro a construtores e bancos que o financiavam, entendeu a Câmara Municipal de Olhão, por iniciativa do demente mental que a ela preside, alterar as regras do jogo, com a criação do Regulamento Municipal da Urbanização e da Edificação.
E porque as leis neste país estão em constante mudança e para beneficiar os
coitados, o emplastro já apresentou a proposta de alteração daquele Regulamento,
ainda que mantenha o essencial do seu antecessor mas que pode ser visto em http://www.cm-olhao.pt/NR/rdonlyres/BD7DAD15-A674-4311-86E0-DFE87B26AA56/0/Proj_Rgl_Mun_Urb_Edif_Olhao.pdf
Assim pode-se constatar como se transforma aquilo que poderia originar uma receita de
mil euros em sessenta e três cêntimos ou seja, mil e quinhentas vezes menos do que estava previsto no PDM.
Os espaços verdes e de equipamentos colectivos fazem parte da qualidade de vida
das populações que se vêem assim entaipadas por betão e mais betão, sem infra-estruturas publicas que deviam estar ao seu serviço, mas que para estas cabeçorras
pensadoras só a lógica do lucro conta.
Ao mesmo tempo de dava o ouro ao bandido, esbanjava os fracos recursos da edilidade com contratações de pessoal e outras de favorecimento, empenhando-a
com sucessivos pedidos de empréstimo.
Vem agora em ultimo recurso, assaltar os munícipes, com a aplicação de taxas
escandalosas em bens tão essenciais como a agua, esquecendo que a ela todos,
mas todos, independentemente da sua condição económica, devem ter acesso.
O silencio dos partidos ditos da oposição, o seu comprometimento votando
favoravelmente ou abstendo-se decisões desta natureza, mostram que afinal não
estão lá para defender os interesses do Povo mas sim para a partilha do bolo.
Até quando vão os olhanenses suportar esta cáfila de bandidos, corruptos ou lixo
politico?
Está na hora das pessoas mostrarem a sua indignação e revolta contra as iluminarias
que têm gerido mal e porcamente,os recursos públicos.
REVOLTEM-SE PORRA!

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Um ano depois, crimes ambientais continuam em Olhão

Passado um ano de darmos conhecimento da degradação e abandono das Zonas Húmidas no Concelho de Olhão, conforme "post" de 2 de Fevereiro de 2011 que abaixo se republica, tudo continua na mesma.
A CCDR, a ARH,o ICNB, o PNRF, O SEPNA e a Capitania do Porto de Olhão nada fizeram para acabar com os crimes que são do conhecimento de todos e que as fotos comprovam. A única coisa que mudou foi o facto de o IPTM ter reconhecido que realmente existe um esgoto tóxico na doca de Olhão sem qualquer tratamento. Por esse motivo e também devido à falta de rede de esgotos ligados às ETAR a fábrica da Companhia de Pescas do Algarve e a fábrica J. A. Pacheco estão impedidas de laborar, apesar do investimento feito e comparticipado com dinheiros da União Europeia e impedindo também assim a criação de novos postos de trabalho no concelho.

"Post" de 2 de Fevereiro de 2011

Hoje é dia Mundial das Zonas Húmidas

As zonas húmidas são dos ambientes mais produtivos do mundo, considerados reservas naturais de diversidade biológica, proporcionando sistemas de apoio à vida de grande parte da humanidade, cumprindo funções ecológicas fundamentais, regulando os regimes hidrológicos e a sua riquíssima biodiversidade.
As Zonas Húmidas contribuem para uma estabilidade climática, devido ao seu papel nos ciclos globais de água e carbono, constituindo assim um recurso de grande importância científica, económica, cultural e recreativa, que se deve preservar a todo o custo.
Em Olhão temos estes exemplos da não preservação das Zonas Húmidas.
Mais palavras para quê? As fotografias são reais e tiradas em zonas húmidas do concelho de Olhão.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

OLHÃO: PORQUE CUSTA TANTO A AGUA

Bem se esforça a Câmara Municipal de Olhão para explicar o autentico roubo que representa a facturação da agua, omitindo porque a paga tão cara à Aguas do Algarve, empresa da qual é accionista.
Os mamões que estão à frente da Aguas do Algarve, o presidente e os seus dois vogais executivos têm de remuneração fixa efectiva, somados apenas 269.767 euros.
E como se tata de gente fina, em plena crise, alugaam nada menos que duas viaturas de "serviço" da marca BMW que custaram nada menos que 64.811 euros.
Como o serviço que a Aguas do Algarve é de alta qualidade criminosa ambiental, necessita de muita gente para pensar e pouca para trabalhar, que as ETAR tresandam de merda. Assim tem 107 tecnicos superiores e de pessoal administrativo e operacional 71, que custam a modica quantia de 3.428.280 euros.
Porque precisam de branquear as suas actividades, de ludibriar o Povo, com os custos da agua, gastaram na comunicação social apenas 13.993.75 euros.
Bem podiamos acrescentar os lucros da Aguas do Algarve mas achamos que estes numeros falam por si. E como se isto não bastasse, a mumia que preside aos destinos da Câmara Municipal de Olhão, inventou uma tal de Ambiolhão, onde só o director financeiro, que afinal parece continuar em exercicio apesar do pedido de demissão, com o salario de 2520 euros, para alem da admissão de outro pessoal com cargos pomposos, como responsavel pelas compras, ou ainda de pessoas que nem sequer prestam serviço na empresa de que é exemplo o assessor de imagem do vice-presidente.
A canalha é toda a mesma no que toca á repartição do bolo resultante do saque ao bolso do cidadão. É o soma e segue de gamanços atraz de gamanços aos municipes.
Porque a Cãmara de Olhão se tem ufanado de ser a que taxas mais baixas pratica entre a vizinhança, daqui lançamos o repto aos demais algarvios para contestarem junto das suas autarquias o roubo e exploração de que são vitimas na factura de agua, saneamento basico e residuos solidos.
A petição pela convocação de uma Assembleia Municipal Extraordinaria para se discutir esta materia continua a sua marcha e só parará quando tiver as assinaturas suficientes para obrigar a escumalha politica a marcar a dita Assembleia.
As populações têm o direito de se indignar e revoltar contra os autenticos roubos que representam o agravamento de taxas e impostos, devendo organizar-se para dar luta a estes gatunos.
FAZ COMO EU! INDIGNA-TE! REVOLTA-TE!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

OLHÃO: À ATENÇÃO DE FUZETA E MONCARAPACHO

A pesada factura da agua saneamento basico e residuos solidos, que sobrecarrega os bolsos dos municipes, só tem explicação pela abastança em que vivem os autarcas da nossa praça.
Senão reparem na imagem e constatarão que o municipio paga, antes deve, a agua e o saneamento ao preço global de 1.03 euros/m3, resultante da soma do preço da agua e saneamento basico.
Interpretemos agora a tabela da Câmara Municipal de Olhão, fazendo repercutir as taxas fixas no preço por m3 e juntando as três componentes:
CONSUMO DOMESTICO
1º escalão- 2.47
2º escalão- 1.96
3º escalão- 2.33
COMERCIO E INDUSTRIA
1º ESCALÃO - 2.96
2º ESCALÃO - 2.60
3º ESCALÃO - 2.54
AUTARQUIA -
Escalão unico - 1.40
O municipio consome cerca de 4.000.000 de metros cubicos e tem outro tanto de saneamento basico. O custo minimo situa-se no 2º escalão do consumo domestico com 1.96 ao qual se retirarmos o 1.03 que a autarquia paga obtemos uma diferença de 93 centimos que multiplicados pelos 4.000.000 de metros cubicos geram mais valias de trinta 3.720.000 euros.
É verdade que nestes serviços a autarquia tem encargos com o pessoal, que não excederão, salvo se houver outros cambalachos, os 420.000 euros anuais que juntamente aos cerca de 380.000 euros gastos/investidos nas respectivas redes, perfazem os 800.000 euros.
Feitas as contas, sobram cerca de três milhões de euros. Os municipes vêem-se e desejam-se para pagar esta conta enquanto os autarcas inventam maneira de gastar o nosso dinheiro. Desde a criação do balcão unico com obras, maquinas e fardas, aos almoços dos cabecilhas num conhecido restaurante do burgo e o despesismo consumista da edilidade, vivem todos na maior como se estivessemos em tempos de vacas gordas.
Se outras razões não houvesse para que as pessoas se sintam revoltadas, bastaria o simples facto de a agua ser um bem essencial do qual o cidadão não deve ser privado pelo facto de não ter dinheiro, quanto mais assistindo ao esbanjamento destes criminosos politicos.
É nesse contexto que decorre uma petição com vista à realização de uma Assembleia Municipal Extraordinaria para discutir as taxas da agua, saneamento basico e residuos solidos.
Se nada de impeditivo acontecer, os promotores estarão presentes AMANHÃ, QUINTA-FEIRA NO MERCADO DA FUZETA E DOMINGO no MERCADO DE MONCARAPACHO.
Assina e divulga. Quantos mais formos,maiores serão as hipoteses de alterar este estado de coisas.
INDIGNA-TE! REVOLTA-TE!