terça-feira, 22 de janeiro de 2013

OLHÃO: DOCAPESCA UM PERIGO


As imagens acima mostram-nos o exterior das instalações da DOCAPESCA em Olhão, onde diariamente trabalham um avultado numero de trabalhadores e operadores.
O Estado, detentor da empresa, que é muito lesto a exigir dos privados, é ao mesmo tempo demasiado lento em cumprir com as suas obrigações, nomeadamente em matéria ambiental. Senão vejamos, todo o telhado daquelas instalações é de amianto que contem células cancerígenas, expondo assim a saúde de todos os que ali trabalham. E já se fizeram ouvir vozes de descontentamento com a situação, mas a administração faz orelhas moucas.
Mais, para alem dos que por ali trabalham, ali são processados produtos alimentares não se sabendo até que ponto não poderão interferir com a saúde dos consumidores.
E porque o que está em causa é a saúde de cada um, a Docapesca tem um sistema de tratamento de águas no qual utiliza cloro sem conta nem peso e muito menos medida; vai a olho. Qualquer um sabe que o cloro é incompatível com os géneros alimentares, pondo em causa a qualidade do pescado.
Percebe-se que a Docapesca queira dar a perceber que trata as suas águas com este tratamento, atribuindo aos coliformes fecais todos os males, mas perguntamos nós, e então os hidrocarbonetos que estão presentes  nas águas da doca e com muito fraca renovação?
Andam a querer tapar o sol com a peneira!
Mas mais, não há muito tempo, que foi levantada a questão dos esgotos da docapesca por estes descarregarem dentro do porto, e resolveram-se por umas obras para calar as más línguas que diabolizavam o facto. Pois bem, passados os primeiros tempos, eis que volta tudo à mesma, com as descargas continuas.
Esta Docapesca é realmente um perigo para a saúde de todos nós, os que lá trabalham, dos operadores, dos consumidores de peixe e de todos aqueles que fruto da poluição vêem os seus rendimentos baixarem dia.a-dia. Não nos bastava um Gaspar; afinal são muitos.

2 comentários:

vitor silva disse...

nessa doca roubam tudo desde gasoleo nos camiões a baterias.
o estado da doca é péssimo,desde crtateras escadas de acessos aos barcos partidas betão à vista nos cais onde acostam as embarcaçoões só vendo pois contado ninguém acredita que é uma doca da união europeia, nem marrocos tem docas dessas.
deixam degradar para depois gastar milhões e milhões que nós pagamos.

Anónimo disse...

José Graça... cala-te!