quarta-feira, 20 de março de 2013

OLHÃO: BIOSFERA, RAMSAR E CRIME CONTINUADO





Passou ontem e repete hoje o programa BIOSFERA na RTP2 sobre a poluição na Ria Formosa, ao mesmo tempo que a estação elevatória da Associação 11 de Março entrava em colapso.
E enquanto os trabalhos decorriam, dava inicio uma sessão sobre a Convenção Ramsar com o patrocínio dos criminosos da Câmara Municipal de Olhão que se fizeram representar pelo vereador António Camacho, sendo notada mas esperada a ausência do vice-presidente e candidato à presidência.
E se o programa já era perturbador a sessão sobre a Convenção ainda mais se tornava não fossem aparecer, como apareceram, uns talibans a questionar sobre crimes contra a zona húmida, protegida pela Convenção, como aterros efectuados por entidades publicas, a ocupação de faixas do domínio publico marítimo com indícios de negociatas muito escuras ao tempo em que decorria a elaboração dos planos de ordenamento e a poluição apontada como o principal desastre da Ria Formosa.
Se sobre algumas questões os representantes da Convenção e da UNESCO não tiveram respostas para dar, o mesmo aconteceu com António Camacho que confrontado directamente sobre se poderia negar a ligação de esgotos à rede de águas residuais quando em pontos concretos, preferiu dizer que não era o momento para falar nesse assunto. É assim a nossa autarquia, que quando questionada, não responde.
O colapso da estação elevatória nada teria de anormal, como acidente de percurso, se...
A exploração em alta da rede de saneamento básico pertence à Águas do Algarve, que estava bem representada a acompanhar os trabalhos. Ora a Águas do Algarve não tem a obrigação de saber os contornos da rede saneamento básico em baixa, pois tal compete à Câmara Municipal de Olhão, que como não podia deixar de ser, não acompanhou as andanças dos camiões. Poderá dizer-se que os camiões deveriam ter descarregado na ETAR e não na rede de saneamento como as imagens dão a conhecer, mas por desconhecimento, fizeram-no e de tal forma que era eles a despejarem a caca no esgoto e ele a sair na doca apesar de a maré estar a encher.
Os crimes cometidos pela autarquia contra o ambiente continuam, até que um dia terão uma desagradável surpresa.
Quanto à ausência do vice-presidente e candidato à sucessão é pena que não tenha aparecido para mostrar os seus dotes de chique espertice. A cobardia politica que se esconde por trás de terceiros para não ser confrontado, é um sinal claro de que não está interessado na discussão dos problemas que afectam uma boa parte da população, e que o seu mandato, caso ganhe as eleições, será a continuação dos crimes já cometidos e de que, aliás, tem conhecimento.
Quem condena o Povo à fome e miséria não é senão um pulha da pior espécie que deve ser confrontado com a indignação e revolta da população. Os seus dias estão contados.
REVOLTEM-SE, PORRA!

Sem comentários: