sexta-feira, 12 de abril de 2013

OLHÃO: MINISTRA E CÂMARA MENTEM QUANTO AO PREÇO DA AGUA

Segundo diz a Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, sete em cada dez concelhos, o preço da agua vai baixar, isto a fazer fé no que vem publicado em http://www.jornaldenegocios.pt/economia/Detalhe/sete_em_cada_dez_municipios_vao_baixar_o_preco_da_agua.html.
A primeira questão que nos assalta, é que foi a Entidade Reguladora do Sector da Agua, Saneamento e Resíduos (ERSAR) quem elaborou a recomendação aos municípios onde preconizava o actual modelo de tarifário, tarifas fixas e variáveis. Se compararmos os Regulamentos Municipais sobre estas matérias, constatamos tratar-se de uma copia daquela recomendação, até porque os autarcas olhanenses não têm o mínimo de originalidade naquilo que fazem, e quando copiam, fazem-no mal. É verdade que a formatação do tarifário não implicaria os preços fixados, que esses dependem também de outras componentes que vão para alem do custo da agua praticado pela empresa gestora dos sistemas em alta, neste caso a Águas do Algarve.
A agua custa cerca de 46 cêntimos/m3 e a Ministra fala num aumento de 30, ou seja de mais de 65%, sendo certo que no caso da Águas do Algarve, os relatórios e contas revelam que têm lucro, apesar das dividas das autarquias, accionistas da empresa, e às quais os municípes são alheios, não se percebendo qualquer razão que justifique este aumento.
Certo é que se a Águas do Algarve aumentar o preço da agua e dos outros serviços, logicamente as autarquias aproveitarão a boleia para praticar preços ainda mais criminosos do que já praticam. Basta ver que à pala da empresa municipal, que devia ser extinta, a Câmara Municipal de Olhão tem vindo a aumentar os efectivos de pessoal, segundo critérios dúbios da utilização do cartão, que só a alguns dá acesso a um emprego, e que fazem reflectir no tarifário da agua, todos os cambalachos eleitorais, entre os quais os sindicatos de voto. E com a desculpa dos custos da exploração em baixa da agua, desta forma inflacionados, sobrecarregam o Povo, elevando o preço para mais do dobro do que aquilo que efectivamente custa.
E não se ficam por aqui as medidas, que certamente vão degradar ainda mais as condições de vida das pessoas, senão vejamos esta estirada e as suas consequencias " São também estabelecidas regras que permitem canalizar para a liquidação da divida as verbas correspondentes à componente da factura paga pelos consumidores finais relativas aos custos com o serviço prestado pelas entidades gestoras dos sistemas multi municipais  e intermunicipais". Quer dizer a Câmara Municipal de Olhão já deve cerca de dez milhões de euros à Águas do Algarve, e que por esta via, passará a pagar a dobrar o equivalente ao consumo dos munícipes, uma vez que uma parte se destina à liquidação da divida e a outra, ao consumo efectuado.
Ora, se a Câmara de Olhão tem utilizado os dinheiros da agua para pagar outras contas por estar falida e não tendo outra fonte de receitas, com esta cobrança será necessário aumentar substancialmente o tarifário praticado, quando os consumidores pagaram o que tinham a pagar. 
A canalha que está instalada na Câmara Municipal, PS e a muleta PSD prepara-se, pois, para aumentar o preço da agua para cerca de dois euros e meio o m3, algo extremamente revoltante, tanto mais que aquilo que já se paga ser um autentico roubo.
REVOLTEM-SE, PORRA!

Sem comentários: