quarta-feira, 22 de maio de 2013

Dia Mundial da Biodiversidade, o que mudou na Ria Formosa!

Este ano, o tema do Dia Mundial da Biodiversidade é "Água e Biodiversidade", no âmbito da Década das Nações Unidas sobre Biodiversidade e coincidindo, também, com o Ano Internacional de Cooperação pela Água.
Na Ria Formosa alguma coisa mudou. Por exemplo em Faro, ao pé do moinho da Horta da Areia onde o Olhão Livre, denunciou um  foco de poluição de um esgoto tóxico a céu aberto sem qualquer tratamento e onde estava uma mota no final dos esgotos venenosos, alguém responsável, incomodado pela foto, mandou retirar a mota. É verdade que o esgoto tóxico continua a verter para a Ria sem qualquer tratamento, mas em Faro alguma coisa mudou desde que colocamos este post. Os responsáveis do ambiente na C.M.Faro provavelmente lêem o OLhão Livre e tomaram algumas medidas, pois a sucata no cais Comercial desapareceu, bem como o barco afundado que era um foco de poluição dentro da Ria e um perigo para a segurança das embarcações que navegam nesse esteiro.
Contudo o lixo por detrás do estaleiro da CMFaro ainda lá continua e, se nos deixa contente a retirada da sucata atrás referida, não podemos deixar de  criticar e denunciar a continuação desse esgoto tóxico e a lixeira a céu aberto por detrás dos estaleiros da C.M.Faro no Cais Comercial. Até quando perguntamos nós????

 

 

Já em Olhão nada mudou, antes pelo contrário. Os esgotos tóxicos a descarregar na Ria continuam, embora os cidadãos e os viveiristas que dependem da Ria, façam queixas sistemáticas ao Procurador da Justiça em Olhão, que se dá ao luxo de as arquivar, argumentando que são águas fluviais, como se houvesse águas fluviais em pleno verão.
Também várias queixas foram feitas ao PNRF mas este nada faz. Se as queixas que os Guardas da Natureza recebem dos viveiristas sobre o esgoto da Docapesca chegaram ao director do PNRF, devem ter ir logo para o lixo, pois em mais de 10 anos foram feitas dezenas de queixas. Até hoje lá continua o esgoto da Docapesca a verter o veneno nas aguas da doca, com os pescadores a lavarem o peixe e os apetrechos de pesca com essa água mais que envenenada enquanto os inspectores da ASAE vêm dizer aos pescadores que se encontrarem ferrugem nas embarcações são multados.
As fotos que vos deixo são já muito conhecidas, mas continuam mais que actuais. Os aterros na zona húmida da Fuzeta perto da antiga ETAR continuam, com o consentimento do PNRF, da ARH, do SEPNA, da C.M.Olhão e da Junta de Freguesia da Fuzeta e de Moncarapacho.
Quer isto dizer que, em Olhão, a mentalidades dos autarcas é de tal forma assassina, que o ainda presidente da CMO, depois de 20 anos no poder não quis acabar com esses esgotos tóxicos. Além disso, a pouca vergonha do candidato à CMO António Pina (filho)é tanta que ele, usando a sua página do Facebook, veio vangloriar-se do arquivamento de uma queixa sobre os esgotos em Olhão, por parte do procurador. Querem negar aquilo que até os cegos não vêem mas sentem, tal é o cheiro nauseabundo  a merda, que todos esses esgotos emitem.
Deixamos as imagens que valem mais que as palavras.

 





Sem comentários: