sábado, 8 de junho de 2013

Dia dos Oceanos por Vitor Matias uma voz da Cidadania contra a Poluição na Ria Formosa!

Dia dos Oceanos

Em 2008, as Nações Unidas decidiram que o dia 8 de Junho passaria a ser designado como o Dia Mundial dos Oceanos.
Os Oceanos ocupam dois terços da superfície da Terra e por meio da interacção com a Atmosfera, Litosfera e Biosfera têm um papel importante nas condições climatéricas do planeta.
Por outro lado, os oceanos não são apenas o habitat de um vasto número de plantas e animais, mas também fornecem comida, energia e múltiplos recursos aos seres humanos.

Muitas terras devem a sua origem ao mar. É o caso de Olhão cuja sobrevivênvia dos seus primeiros habitantes dependia totalmente do mar, conforme Raúl Brandão nos relata no seu livro “Os Pescadores”: …”Há meio século, Olhão, entranhada de salmoura e perdido no mundo, vivia só do mar.”
Passados estes séculos, Olhão, poderia ter uma economia pujante assente em actividades ligadas ao mar. Todavia tal situação não se verifica devido à irresponsabilidade de toda uma comunidade.
Este ano o tema do Dia Mundial dos Oceanos é “Juntos temos o Poder para Proteger os Oceanos”.
De facto a preservação desta riqueza que é o mar e no nosso caso concreto a Ria Formosa deverá passar pela união entre a população em geral, os profissionais do sector, a Administração local e pela a Aministração Regional.

Nós, Olhanenses, temos essa obrigação porque o nosso futuro colectivo depende deste mar.
Nota do Olhão Livre:
O texto acima publicado, é do cidadão Vítor Matias, retirado das página do face book  O Poder ao Povo de Olhão-Nova Geração Volta a Acreditar! 
Vítor Matias, há muito que é uma voz activa da Cidadania Activa em Olhão, não caiu de pára quedaspara esta campanha eleitoral,o  texto  de Vitor Matias, na celebração do Dia do Oceanos, é uma pedrada no charco , no que toca a declarações sobre a poluição na Ria Formosa, dentro dos candidatos que até agora se perfilam, para concorrer às eleições autárquicas em Olhão. 
Como diz o tema deste dia dos Oceanos"Juntos temos o poder  para proteger os Oceanos" eu acresentaria só ao texto de Vítor Matias, em Olhão, Juntos temos o Poder de proteger a Ria ,1º Denunciado a Poluição existente 2º  as formas de ACABAR de vez com a Poluição, como já várias vezes aqui publicamos.Deixamos assim uma lista de Esgotos Tóxicos existentes em Olhão,e quais as nossas exigências:
1ª acabar com Todos os Esgotos Tóxicos a desaguar na Ria sem qualquer tratamento: Para reavicar as memórias aqui ficam a lista de alguns que estão mais à vista:
 Esgoto Tóxico  do T, ao pé do Cais de embarque para as Ilhas da Armona Culatra a Farol situado a 30 metros da sede do IPMA (ex.IPIMAR)-. Este esgoto está situado no local que no verão mais turistas passam, sendo um triste cartão de visita para a Cidade de Olhão!
Esgoto  Tóxico da Doca Pesca em Olhão, situado no topo Norte da Doca de Pesca em OLhão  que verte veneno para as águas da Doca e para a Ria Formosa, sendo que  os pescadores utilizam a água da doca para lavar o peixe,para lavar as embarcações e os apetrechos de pesca, ou seja usam agua  conspurcada de esgoto, para todas as tarefas que precisem de agua do mar. Este esgoto,  é um caso de saúde publica, pois se ASAE exige aos industrias as análises das aguas, também a ASAE , devia de exigir as análises às aguas que o pescado e as embarcações são lavadas, à Docapesca e ao IPIMAR sobre a qualidade das aguas, da Doca de pesca em Olhão!
Esgoto da Marina, situado no Porto de Recreio de Olhão em frente à PSP, a Sul do local onde se realiza o Festival do Marisco, sendo habitual as suas descargas sujasde excrementos humanos,  e mal cheirosas,  sempre que a maré vaza.
Esgoto da Horta da CMOlhão, situado na linha de água que passa pela Horta da CMOlhão e que provêm do Canil das oficinas dos estaleiros da CMOlhão e das lavagens dos camions do Lixo da CMOlhão. Descarrega diariamente na ZPE da Ria Formosa.
ETAR Poente de Olhão ,situada na Ilha da Lebre, hoje propriedade das Aguas do Algarve mas construída, pela CMO em Zona de Protecção Especial da Ria Formosa. e que é  constituída por lagoas de decantação(hoje ao abandono comas telas ou rasgadas ou a boiar), não havendo tratamento algum sem ser a dos raios ultravioletas ,emitidos pelo SOL.Qunado chega o Verão, devido ao aumento da População para o triplo, nem a decantação é feita!Esta ETAR emite um cheiro tão nauseabundo a metano(gás perigoso para a saúde) que colocaram um compressor Gigante para jogar perfume para a atmosfera para não se  sentir o cheiro a merda no arque se respira em Olhão sempre que os ventos são de Barlavento.
Parabéns ao Vítor Matias pela sua voz de Revolta! Pela nossa parte cá estamos para ajudar a resolver os problemas, e a dar algumas soluções, mas também para exigir as responsabilidades pelos crimes, até hoje cometidos, contra a natureza da Ria Formosa, e contra toda uma comunidade de pescadores viveiristas e mariscadores que dependem do bom estado da Ria para exercem com dignidade a sua actividade profissional

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois é eu penso ao contrário. A onde estava o candidato à junta de olhão, duante estes últimos 3 anos?
Os terraMOTOS AGORA COLARAM-SE E FALAM BEM DESTE HOMEM. PORQUE SERÁ?
SERÁ OS TACHOS.