domingo, 25 de agosto de 2013

FUZETA: POLITICOS QUEREM MATAR PESCADORES

A luta por uma barra em condições de navegabilidade por parte dos pescadores da Fuseta é tão antiga quanto a mentira de uma certa classe politica, muita dada a promessas eternamente incumpridas.
Esta semana, que se saiba, pelo menos duas embarcações com menos calado que a do vídeo ficaram retidas na barra devido ao seu assoreamento, quando ela apenas tem três anos de existência, dificultando a vida de quem dela precisa.
Curiosamente, o IPTM já levou a cabo uma intervenção de "emergência" na Ilha da Armona-Olhão por causa do barco da carreira. Da mesma forma que prepara outra intervenção, também ela de "emergência" para dragar o canal de ligação da barra Faro/Olhão ao cais comercial. Mal se compreende que uma entidade destas possa declarar como de "emergência" as situações efectuadas e a efectuar quando teve e tem o conhecimento prévio e com bastante antecedencia, do estado em que se encontravam os locais a dragar. A Ria Formosa é uma zona abrangida pela Rede Natura 2000 e em condições normais, as dragagens deveriam estar sujeitas a estudos de impacto ambiental, que a declaração de emergência suprime mas que é da responsabilidade do primeiro-ministro.
Lamentavelmente, o mesmo não entende como de emergencia a necessidade de uma intervenção na barra da Fuzeta apesar de esta pôr em risco a vida dos seus utilizadores, dando prioridade a intervenções que visem o uso balnear.
Quando um governo e um presidente vêm fazer a defesa da exploração do mar, certamente não estão a pensar na pesca mas noutros recursos naturais, esquecendo que o peixe faz parte da alimentação dos portugueses e que na maior parte é importado.
As promessas eleitorais com que os políticos têm brindado os pescadores da Fuzeta têm as barbas mais brancas que as minhas, tal a sua velhice como bem se diz no vídeo.
Quando se levantou o problema da barra da Fuzeta, em 2010, e em vésperas da campanha eleitoral que levou ao Poder o actual governo, o PSD promoveu uma operação de charme, e não passou disso mesmo, contando com a presença de deputados eleitos pelo Algarve mas em final de mandato e o presidente da distrital da nova laranja.azulada, o tal que promoveu o candidato à presidencia da Câmara Municipal de Olhão para as próximas autárquicas, e que sobre o assunto não sabe que dizer.
Da parte dos socialistas, eternos prometedores-mentirosos, a barra contestada, foi deslocalizada apenas por causa de mais de duzentos fogos construídos em Domínio Publico Marítimo e como tal de forma ilegal, mas que chegaram a antigir valores na ordem dos 850.000 euros. A escumalha socialista, mais interessada nos interesses turístico-imobiliários, condenava assim os pescadores da Fuzeta a uma barra que já se sabia vir a dar barraca.
Desde a construção das barras artificiais que o sistema lagunar da Ria Formosa entrou em colapso, alterando por completo a hidrodinamica da Ria. Assim compreende-se que seja o Homem, que destruiu o sistema, a criar as condições de mitigação dos impactos provocados, fixando as barras naturais com intervenções mínimas,de maneira a que se tornem duradouras e de impactos negativos quase nulos.
Os pescadores da Fuzeta devem lutar por uma barra em condições de navegabilidade e tal como há três anos podem e devem boicotar as eleições e dizer aos políticos que sem condições de trabalho não há eleições para ninguém.
REVOLTEM-SE, PORRA!

Sem comentários: