sexta-feira, 27 de setembro de 2013

OLHÃO: PROSTITUIÇÃO POLITICA

Boa tarde,
Serve o presente para vos relatar alguns episódios que vêm ocorrendo com o Clube de Natação de Olhão, pela 2ªépoca consecutiva.
Este é um clube que existe há 8 anos no nosso Concelho, já com um bom historial, e com óptimos resultados dos seus atletas. Várias taças conquistadas, desde Campeões Regionais a presenças Europeias. Diversos atletas já subiram ao pódio como Campeões Nacionais. A equipa masculina participa na 2ªdivisão do campeonato nacional de clubes e a feminina representa-nos na 3ªdivisão. Poderão, se assim o desejarem pedir informações aos seus fundadores e treinadores, que se encontram nas piscinas municipais todos os dias entre as 18h00 e as 21h00. Este é um clube que transporta, que leva o nome da cidade, no seu equipamento e nas suas representações, por onde quer que vá.
Contudo, na época passada, foi autorizado pelo nosso município, nomeadamente pelo Sr. Presidente Francisco Leal, a criação de mais um clube de natação, desta feita Clube de Natação Bernardete Romeira, pertencente a uma instituição privada, com fins lucrativos. Este clube quando se faz representar, apresenta o nome do colégio, nunca fazendo referência à cidade de Olhão, nem nos seus equipamentos!
Importante será referir que pelo menos a nível regional, não se encontra mais nenhum Concelho com esta aberração: Dois clubes de natação na mesma Cidade!
Este clube, naturalmente, encontra-se a utilizar também as piscinas municipais de Olhão. Até aí, não existiria absolutamente problema algum, se o alvo das pessoas que o representam e da câmara municipal, não fosse, tão somente, acabar com o que já existe. Sim, porque a asneira já foi feita, a de autorizar a sua existência, agora, qual aquele que mais poderá interessar à Câmara, qual aquele onde se encontram mais “amigos”, ou os que sabem dar mais graxa? Pois no CNO esse tipo de pessoas não existe. Os treinadores apenas querem cumprir o seu trabalho, os atletas alcançar os seus objectivos como nadadores, e nós pais, apoiar os nossos filhos no seu desporto, assim como apoiar esta instituição, que tão bons princípios tem transmitido aos nossos filhos.
Numa reunião com o Sr. Pina, foi-nos dito, que nenhum clube seria prejudicado para benefício de outro. Contudo, o clube de natação de Olhão, tem visto as suas pistas a serem reduzidas gradualmente. Tem sido ofendido, e prejudicado em prol do clube do colégio Bernardete Romeira, de diversas formas.
Este novo clube, exige igualdade de tratamento de todas as maneiras, querendo estar dentro de água à mesma hora que o CNO, querendo usar o espaço facultado para ginásio à mesma hora. Um espaço pequeno e muito quente, que poucas condições reúne mesmo para os nossos atletas. Mas um pobre quando lhe dão um T0 fica contente, certo? Assim se contenta o CNO com este espaço concedido.
Pois já o colégio Bernardete Romeira tem um pavilhão e um ginásio em óptimas condições para a prática da actividade física fora de água, mas não estando satisfeito, vem exigir o pequeno espaço utilizado pelo CNO. Para quê vir importunar e ocupar o pouco espaço que o CNO dispõe para trabalhar?
Tudo o que estes indivíduos se lembram de querer mais, vão à Câmara, queixam-se e exigem igualdade, e imediatamente o Município vem importunar o CNO e retirar condições de trabalho, sem tão pouco verificar a veracidade das situações.
Na época passada, estava  o treino do CNO a decorrer, em simultâneo com o treino do colégio, quando a senhora treinadora do colégio mandou as suas 3 atletas saírem da água, sentarem-se no cais da piscina e foi telefonar para o responsável das piscinas a queixar-se que não tinha espaço para treinar pois o CNO estava a ocupar as pistas todas sem autorização. Imediatamente, os nossos treinadores foram contactados pelo respectivo senhor, que se encontrava de férias, e foi-lhes dito que o clube estava suspenso, dando ordens para tirarem os nossos atletas de dentro de água imediatamente. Esta situação ocorreu em vésperas de competições. Os miúdos só poderiam voltar à água depois do fim-de-semana. Sem sequer serem ouvidos, e por uma mentira dita, foram castigados. Reclama-mos... 
Claro está que a versão depois contada pela Sra. treinadora, não correspondeu com a verdade. Mas o assunto foi devidamente resolvido pela parte da câmara.
A última, situação verificou-se ontem, quando o nosso clube foi chamado, mais uma vez à Câmara, pois indivíduos do clube vizinho teriam estado a contar os atletas presentes no treino de cadetes (entre as 18h e as 19h) durante as ultimas semanas. Esta situação provocou um controle pela parte das piscinas, mais uma vez, aos nossos atletas dentro de água. Mas porque não contam também os atletas do colégio?
Este treino está distribuído por cadetes A, numa pista, e cadete B noutra pista (pois as características destes atletas diferem tanto na técnica, como na resistência, como na rapidez de movimentos). Naturalmente, há miúdos que faltam a um treino ou outro e raramente se encontram os 12 inscritos num treino. Eis porque foram comunicar à Câmara que, em média, estariam a treinar 8 cadetes por dia, logo não teríamos necessidade de ter 2 pistas a esta hora.
A senhora treinadora do colégio, ainda, esta manhã tinha a treinar um total de 8 atletas para 3 pistas! Uma das quais já foi retirada ao CNO. É esta a igualdade?
A senhora treinadora do colégio, tem 2 a 3 cadetes, não poderei referenciar bem pois eles também faltam e nem sempre se encontram todos juntos. Mas quer crescer e ter mais cadetes, logo quer tirar uma pista ao CNO para poder começar a dar aulas aos cadetes nessa pista à mesma hora, lado a lado. ...
Estamos a ver os nossos treinadores a ficarem cansados com todas estas situações. Retirando esta pista a esta hora, cortam a hipótese do CNO continuar a crescer e a formar cadetes para entrada nos escalões de infantis e seguintes, tendo em conta que são eles que irão frequentar os escalões seguintes, depois de devidamente formados e preparados, quando pequeninos. Ao acontecer, o CNO dentro de 2 anos deixará de ter os escalões de infantis, que posteriormente passariam para juvenis e assim por diante.
A classe que querem destruir, é, tão somente, a raiz de todas as outras. ...
A câmara avançando com esta decisão está a acabar com o clube da terra. Corta a raiz, a essência, a formação de atletas federados. E assim, se destrói, ... o que levou 8 anos a construir.
Como podem ser estes dois clubes considerados de igual forma?
Um clube existente há 8 anos, com um óptimo historial, uma instituição sem fins lucrativos, que carrega o nome da Cidade, ser prejudicado em prol de um clube que acabou de nascer e que pertence a uma instituição privada com fins lucrativos? Eles que cresçam dentro do que têm e não venham prejudicar quem já cá está, com o devido mérito.
Obrigada pela vossa atenção. Qualquer ajuda é bem vinda.
Cumprimentos,

NOTA DO OLHÃO LIVRE

O texto acima foi-nos enviado por email e por razões mais que óbvias e de princípios não divulgamos a fonte.
Curiosamente, em http://olhaolivre.blogspot.pt/2013/09/olhao-camara-falida-esbanjadora-e.html já nos referíamos aos benefícios concedidos pela Câmara Municipal de Olhão ao Colégio Bernardete Romeira e no edital nº 36/2013 não se vê qualquer apoio ao Clube de Natação de Olhão.
Temos conhecimento das perseguições que a Câmara Municipal de Olhão na pessoa de António Miguel Pina, agora candidato à presidência e Francisco Leal fazem às pessoas ou colectividades que não se prestam a prestar vassalagem, para alem do favorecimento que fazem a certas pessoas, neste caso a uma empresa com vários colégios espalhados pelo Algarve.
A continuar assim qualquer dia teremos alunos de colégios de fora do concelho a treinar nas nossas piscinas e tirando aos nossos filhos o direito à pratica de um desporto.
O Colégio Bernardete Romeira é uma instituição com fins lucrativos e deve ter os seus próprios meios, sem prejuízo de eventual utilização das piscinas municipais, mas jamais pode ser considerada em pé de igualdade com uma instituição sem fins lucrativos.
Os nossos autarcas, particularmente António Pina, candidato, não têm o sentido de servir o Povo mas antes de grupos de interesses, sob as formas mais aberrantes, como esta de formar uma associação e receber subsídios em detrimento das associações de cariz mais popular.
Aliás, basta reflectir na data em que nos encontramos, para verificarmos que estes autarcas da treta matam todas as tradições da terra, como era a Feira de Olhão.
Isto ó Pina são favores, é servilismo perante interesses gananciosos e contrários aos do Povo, mas dia 29 vais chorar por tanta subserviencia. Não te prostituas mais, que já chega!
As piscinas municipais são do Povo e não da Bernardete ou de qualquer outra empresa.
REVOLTEM-SE, PORRA!

2 comentários:

Anónimo disse...

Votem mais nesses parasitas. Toda a gente fala mas chegado o acto mais importante ( eleições ) parece que ficam com amnésia.

Anónimo disse...

Dizem socialistas mas não passam de um bando fascista.