segunda-feira, 14 de outubro de 2013

A revolta dos pais, deve aumentar na escola Nº 5 em OLhão, uma escola fora da lei!.

Pais da Escola Básica nº5 de Olhão «revoltados» com novos horários duplos


  Os pais da Escola Básica nº 5 do Agrupamento de Escolas Prof. Paula Nogueira, em Olhão, estão «revoltados» com a implantação de novos horários duplos, já depois do início do ano letivo, que consideram «desajustados» e prejudiciais para os seus filhos.
O anúncio por parte da direção do agrupamento dos novos horários, feito esta semana, levou os pais a marcar uma reunião com os responsáveis pela escola, «para tomarem uma posição conjunta contra os horários escolares impostos».
Segundo apurou o Sul Informação junto de um dos pais das crianças afetadas, que preferiu não ser identificado, a reunião terá lugar esta sexta-feira, às 19 horas. Em causa, o facto de crianças a partir dos 6 anos serem «agora obrigadas a iniciar as aulas às 7h50», enquanto outras «passaram a sair daquela escola primária às 18h35».
Os pais e encarregados de educação dos alunos daquela escola terão recebido através dos seus filhos uma carta da direção do agrupamento, na terça-feira, dia 8 de outubro, ao final da tarde. «Em papel timbrado com o nome do agrupamento e o logótipo do governo, a carta tinha informação sobre o novo horário escolar da EB1 n.º 5 de Olhão. Um novo horário para começar já na manhã seguinte, com aulas a terem início às 7h50», queixou-se o encarregado de educação.
«Isto significa que os miúdos dos 6 aos 10 anos têm de estar na escola muito cedo, para cumprirem um horário completamente desadequado ao ano frequentado». Tudo devido à implantação de um regime de horário duplo, «com o qual o Governo prometeu acabar», que determina que haja um turno da manhã, entre as 7h50 e as 13h10 e outro da tarde, entre as 13h15 e as 18h35.
Para os pais dos alunos afetados, um horário que é comunicado de véspera e que surge com o ano escolar em andamento, contraria a Lei em vigor, já que a legislação determina que  os horários deve ser comunicados aos encarregados de educação no momento da inscrição.
«E há apenas cinco minutos para fazer a rotação entre turmas,  comprometendo, obviamente, qualquer limpeza das salas. Um horário que choca com as atividades desportivas e culturais extraescolares dos miúdos, em curso desde o início de setembro», acrescentou o mesmo encarregado de educação.
«O próprio Estatuto do Aluno dispõe que “o aluno tem direito a usufruir de um horário escolar adequado ao ano frequentado, bem como de uma planificação equilibrada das atividades curriculares e extracurriculares, nomeadamente as que contribuem para o desenvolvimento cultural da comunidade”. O Estatuto enumera também 23 deveres do aluno, e nenhum colide com este direito», defendeu, ainda.
Noticia do SulInformação on line ver mais aqui

Nota do Olhão Livre: Conforme já tinhamos divulgado a indiganção sobre esta medida de novos horários, contra natura, revoltou e indignou os pais dessas,que se organizaram e exigem o cumprimento da lei.
Resta acresentar que essa escola Nº 5 situado no Bairro 28 de Setembro,  é a tal escola do 3º mundo,que o Cacique do  presidente da CMOlhão Francisco Leal ,disse ter vergonha de ter no seu concelho devido ao estado de degradação em que se encontrava, aquando uma visita a esta escola.
Passados 5 anos poucas obras se fez nessa escola ,além das pinturas em vésperas de eleições( para lavar a cara), pois funciona nesta escola uma secção, de voto da Freguesia de Quelfes.
Os problemas desta escola, segundo os pais das crianças,  não se resumem às obras que nunca fizeram,o estado de degradação é tanto, que há casas de banho fechadas há meses por a porcaria saltar das sanitas, a casa de banho ainda existente tem as sanitas soltas e a porcaria salta por tudo o que é lado, as professoras questionam a responsavél pela Educação do ensino Básico em Olhão, Carla Caramujo, e essa diz que não há dinheiro, para obras.
Neste momento, nesta escola, existem  4 funcionárias auxiliares de edcucação(antigas continúas),a prestar auxilio e vigilância,  limpeza das salas de aulas,  a mais de 200 alunos .imaginem o que é ter de fazer a limpeza das salas prestar assistência aos aluno no recreio e no refeitório, que começou a funcionar este ano com um serviço de refeições já confecionadas, onde o lixo das embalagens é mais que muito.
Os pais ao reunirem-se, deram um aviso mas não devem parar por aqui e exigir um horário digno para os seus filhos e que se façam obras nas casas de banho,  que o Nºde funcionários aumente e seja de acordo com a lei, para garantir a limpeza das salas a vigilância aos alunos no recreio e no refeiório.
A lei da segurança e da higiene, deve ter prioridade absoluta, e se a CMOlhão,  não cumpre a lei os inspectores que foram  inspecionar essa escola, deve obrigar a C.M.Olhão, que esta escola  funcione dentro da lei.
Resta acresentar que o ultimo vereador da educação foi Antonio Pina, que hoje toma posse como presidente da C.M.Olhão se enquanto responsavél pelo pelouro da educação,  não fez as obras devida,s é bom que como presidente  da C.M.Olhão as faça e que se deixe de mentiras, que não há dinheiro, pois se o dinheiro não falta para as festas festarolas e festivais, tambémo dinheiro, não pode faltar para a educação, higiene e segurança das crianças desta escola Nº 5 do Concelho de Olhão.

6 comentários:

Anónimo disse...

lá para cima as criancinhas levanta-se as 060h30, que saiba ainda não morreu nenhuma. Aqui os paisinhos estão mal habituados. Vao levar as criancinhas á escola e nem saiem dos pópos. Muitas das vezes são os funcionarios que vão as buscar aos pópos. E quando vão buscar é a mesma coisa.

Rafael disse...

Ao anónimo da 9.47 nós não estamos lá para cima vivemos e votamos em OLhão,mas já agora se calhar lá em cima a merda não sai das sanitas ao remotões como saem nas escolas de Olhão,lá para cima as escolas não tem 4 funcionarios para mais vigiar mais 200 alunos,limpar as salas e servir refeições pré confecionadas.
Nós os pais das crianças dessa escola devemos é exigir o cumprimento da lei,e a segurança e condições dignas de higiene para os nossos filhos.é isso que diz a constituição,no que diz respeito ao ensino obrigatório ministrado nas escolas publicas.
Quem manda em OLhão,como o PS manda, há quase 40 anos devia trer vergonha de haver escolas como essa no concelho onde mandam como querem,sempre em maioria.

Anónimo disse...

mom ió lá de cima porque tás cá embaxe?ou é serviço encomenda pelos caciques da CMO?

Anónimo disse...

tenham vergonha arrajem as casas de banho desta escola, coloquem mais funcionários,pois começaram 50 a almoçar mas devido à fome já há quase 100 alunos a comer no refeitório e as funcionárias são sempre as mesmas até os professores tem de ir dar apoio ao refeitório,pois as funcionárias não chegam para tantos alunos.

Francisco disse...

Anónimo das 9h47, devias ter vergonha do que escreves! O que é que tem a ver essas dos pópós? É para tentar denegrir a imagem dos pais? quem te encomendou? O que se passa aqui, foi uma imposição por parte do agrupamento (pelo menos a copia que meteram dentro da mala das crianças, vinha da parte do agrupamento) para que o horário sofre-se alterações (sendo que essas alterações se fossem para acontecer tinham de ser avisadas no inicio do ano)logo no dia seguinte a serem transmitidas.
Até dá a entender que é para mostrar serviço, para que a inspecção não ande a chafurdar no resto.
Alem das casas de banho, sabes que não existe vedação na parte de tras da escola? sim as vedações que existem são das casas adjacentes (grades velhas, ferros etc), as crianças conseguem saltar sem dificuldades, podendo se aleijar, e as 4 funcionárias não conseguem controlar. Assim como as crianças conseguem saltar, alguem pode entrar sem dificuldade.
Sabes que as aulas são frias durante o inverno e quentes durante o verão (no teu escritorio com ar condicionado não sentes).
Sabes que uma sala sem arejamento, utilizada de manhã por 20 e tal crianças, quando chega há parte da tarde o ar está irrespiravel? que existem estudos e leis que proibem a utilização de salas sem os respectivos arejamentos?
Mas como tu achas que não faz mal as crianças levantarem-se às 6h30, por outras palavras, acho que estas a dizer que as crianças deviam começar a trabalhar logo cedinho e borrifarem se para os estudos (antigamemte tambem era assim, e tambem podes dizer que não morreu ninguem) Retrogada!

Anónimo disse...

Nessa escola não há pessoal auxiliar a ir buscar ou levar alunos aos pópós esse comentador deve ser um lambe botas do pininha para que não se fale da merda que sai das sanitas da falta de segurança na escola e «da falta de limpeza da CMO só o ano passado os pais reuniram-se revoltados com o lixo no recreio, e tiraram toneladas de lixo da escola.