segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

OLHÃO: CÂMARA POLUIDORA

Na imagem acima que reporta um texto do IPIMAR, verificamos que um dos focos de contaminação da Ria Formosa, são as fossas sépticas.
Pois bem, o contrato de concessão da Ilha da Armona previa precisamente a ligação dos esgotos à rede, mas a Câmara Municipal de Olhão sempre fez ouvidos de mercador, de tal forma que apesar do crime da Águas do Algarve de fazer assentar sobre o fundo da Ria as condutas de esgotos e agua com passagem pela ilha, não procedeu à sua ligação, mantendo ainda hoje as fossas sépticas.
São cerca de novecentas fossas as que contaminam as águas da Ria Formosa e sobre esse assunto o aprendiz de presidente, António Pina, nada diz embora saiba o problema que ali reside.
Fazer reuniões e mais reuniões apelando à calmaria, omitindo que a proximidade da ilha com a zona da Fortaleza pode ser uma das causas apontadas para a contaminação microbiologica dos bivalves, António Pina mais não faz do que varrer o lixo para debaixo do tapete mas há-de chegar o momento que não terá mais tapete que lhe tape tanto lixo.
A Câmara Municipal de Olhão debate-se pois com dois problemas que tem de resolver muito rapidamente que são os esgotos directos e este das fossas sépticas, que julgava o Pininha estar esquecido. O mesmo que se vangloriou de um despacho de arquivamento do Ministério Publico por falta de provas, vai agora ser confrontado com nova queixa, suportada pelo contrato de concessão e uns documentos do IPIMAR a apontar o dedo às fossas como causa provável da contaminação das águas da Ria.
Dessa maneira vai ser confrontado com o incumprimento do contrato de concessão por um lado mas também pelo crime ambiental por não providenciar a ligação dos esgotos à rede, por outro. Nestas matérias quem ri no fim, ri melhor e António Pina pode ter a certeza de que não dormirá descansado enquanto não resolver estes problemas.
Julgava António Pina que adormecia o pessoal, que comprava o silencio, com um gesto e apenas isso, de boas intenções que já se viu não tinha nem tem a intenção de cumprir. Pela parte que nos toca, por mais azedo, acre ou avinagrado que fique o aprendiz de presidente, pode ter a certeza de que enquanto pensar em fazer uma gestão de beneficio para grupos de interesses, contará sempre com a nossa critica.
Os viveiristas devem pedir explicações ao presidente da Câmara pela sua irresponsabilidade que põe em causa a sobrevivencia da actividade.
REVOLTEM-SE, PORRA!

Sem comentários: