segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

OLHÃO: A CARTA EDUCATIVA DA CM OLHÃO

O site da Câmara Municipal de Olhão, dá-nos a conhecer a Carta Educativa para o concelho, tão ultrapassada quanto o novo presidente, apesar deste ser quase tão jovem quanto aquela, que data de 2006 como se pode ver em http://www.cm-olhao.pt/en/municipio/documentos/category/1-educacao-e-escolas.
Para alem de outros factores, de 2006 para cá, o País sofreu importantes alterações a que o concelho não ficou indiferente e que têm um efeito bastante perturbador numa área tão sensível quanto a educação.
A destruição ou redução de quase todas as actividades económicas como a pesca, a agricultura e a industria, a diminuição do poder de compra da maioria da população, reflectem-se necessariamente na educação.
Manter de forma efectiva uma Carta que não contempla as alterações sócio-económicas entretanto operadas, mostra bem o desprezo que a autarquia tem pela Educação, apesar dos professores que têm composto os elencos camarários, alguns com responsabilidades directivas nas escolas.
Muitos dos pais não têm como dar uma refeição decente aos filhos e muito menos para comprar o material escolar, e a Carta não contempla essa realidade, porque elaborada num período onde o betão e a corrupção andavam de mãos dadas, com indicadores de riqueza aos quais faltava e falta qualquer sustentabilidade.
Como, e bem, se diz na Carta, Olhão tem no mar o seu principal potencial económico e social, mas é um mar degradado pelas condições criadas pela Câmara, que mantém esgotos directos, sem qualquer tratamento e foi ela quem pôs em funcionamento a ETAR dos problemas.
A actividade económica de Olhão depende e muito das condições ambientais da Ria, cujo potencial económico poderia ascender a mais de duzentos milhões de euros, a fazer fé nos documentos do agora IPMA, valor esse que pode ser bastante ampliado se tivermos em linha de conta que se trata de um sector primário cuja circulação cria mais riqueza e postos de trabalho.
Obviamente que as condições de fome e miséria a que Governos e Câmara votaram o Povo de Olhão tem efeitos na educação e impõe-se desde logo a actualização da dita Carta, até porque a cartografia do concelho ali apresentada não está em conformidade com a realidade com freguesias a serem prejudicadas e cujos responsáveis políticos, os do mesmo partido na Câmara, tentam esconder das suas populações.

Sem comentários: