sábado, 28 de dezembro de 2013

OLHÃO: O ASSALTO DAS PAPOILAS

Fonte do gabinete da presidência, a quem desde já agradecemos a confidência, revelou-nos o conteúdo das declarações de um eurodeputado papoila, que a rosa há muito que degenerou, durante o almoço e reunião realizados ontem com a participação do Toine das Canecas e os representantes dos produtores de bivalves.
A encenação socialista e uma vaga ideia de resolução ainda em fase de proposta visam sobretudo o controlo dos produtores como forma de evitar o levantamento popular, como procuraremos demonstrar.

Na imagem que reproduzimos e que reporta o Relatório Cientifico e Técnico do IPIMAR de 2006, na parte por nós emoldurada, pode ler-se que "em caso de mau funcionamento, as estações de tratamento de águas residuais (ETAR) estão entre as principais fontes de contaminação microbiologica....verificaram que a área de maior impacte de contaminação fecal para os viveiros pode abranger 300 a 400 metros do ponto de descarga. Por seu lado, o modelo langrangiano...permitiu que, sob determinadas condições hidrográficas, viveiros que distam 1000 a 2000 metros do ponto de descarga podem ser bastante afectados. "
Significa isto, que o mau funcionamento das ETAR, e isso é um facto confirmado, está na origem da contaminação microbiologica da Ria Formosa, ou seja neste texto está contido tudo aquilo que há muito afirmamos e que todas as papoilas sejam Santos ou não, têm procurado desmentir..
É óbvio que estamos contra a desclassificação pela forma como foi conduzido o processo de recolha de amostras para analise e há motivos bastantes para pedir a suspensão do despacho do IPMA (ex-IPIMAR) até por não ter criado as zonas de transposição, as quais deveriam ocupar os viveiros ilegais em áreas susceptíveis de serem classificadas como B. Mas isso é um paliativo, não a cura, que essa passa pelo fim das ETAR na Ria Formosa, mas também por acabar com os esgotos directos.

A tabela acima foi elaborada a partir dos resultados analíticos da Águas do Algarve e dizem respeito à ETAR de Olhão Poente, com os asteriscos a indicarem os incumprimentos.
Para quem não está familiarizado com esta matéria, SST é a sigla de Sólidos Suspensos Totais, composto na sua grande maioria por massa fecal, que vai sedimentar nos viveiros.
No mesmo paragrafo do RC&T do IPIMAR acima e no mesmo paragrafo do sublinhado podeis ver a importância que um sedimento desta natureza pode ter pela carga de contaminação microbiologica. Das vinte e quatro analises possíveis num ano, duas ou não foram feitas ou não foram publicadas; apenas três estão em conformidade e 19 estão em incumprimento e em 2013 todas estão em incumprimento.
Claro que as papoilas e os Toines não querem discutir isto pelas responsabilidades que têm neste crime ambiental, social e económico, praticado com o conhecimento de todos eles e para os quais sempre se estiveram borrifando.
A perspectiva de um novo zonamento, à luz deste documento, pode significar que a única zona que poderá ser beneficiada é a da Fortaleza onde o presidente Toine tem o viveiro ilegal. 
REVOLTEM-SE, PORRA!

Sem comentários: