quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Defesa da Costa do Algarve não pode, nem deve ser, só obras de fachada!

Cristóvão Norte (PSD) quer políticas de valorização do litoral

26 de Fevereiro de 2014
O deputado do PSD, Cristóvão Norte, encerrou, em nome do seu Grupo Parlamentar, a audição de hoje dedicada às questões da orla costeira, designadamente em função das recentes tempestades que causaram danos em todo país, ao Ministro do Ambiente Jorge Moreira da Silva.
mariscad e barcos

O parlamentar algarvio assinalou que “a discussão da Lei de bases da política dos solos e do ordenamento do território deve ser a pedra angular de uma visão do território nova, que enfrente as alterações climáticas e fenómenos meteorológicos extremos de uma forma integrada e não com ações de curto prazo que ficam bem mas pouco resolvem, como foi exemplo a barra da Fuzeta no Algarve em 2010 e que são um excelente exemplo da sucessão interminável de erros que todos conhecemos porque as bases técnicas que deviam estar na sua origem eram insuficientes. “
Ostras cultura

Prosseguiu Cristóvão Norte requerendo que o Governo prossiga os esforços de cumprimento do Plano de Protecção e Valorização do Litoral aprovado em 2012, e saudando o Governo por assegurar que tem os meios financeiros para responder às acções de prioridade máxima e elevada constantes nesse programa, 77 das quais terão lugar no Algarve, bem como reavalie os POOC e demais instrumentos de gestão do território.A finalizar, o parlamentar algarvio considerou que “ tem que haver uma monitorização permanente, os planos devem ser dinâmicos e a vulnerabilidade demonstrada de partes do nosso território, a par com os ciclos de seca severa, exigem que os níveis de execução destes planos seja mais elevado e salvaguarda de pessoas e bens continue a ser uma prioridade política.”

hangares4

O deputado apresentou, em Junho passado, o relatório final da Petição 123/XII/ 1.ª na Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local, a qual versa sobre a Ria Formosa, em que sustentava que “importa garantir que as decisões que influem sobre a Ria Formosa são as que melhor salvaguardam o equilíbrio do ecossistema e asseguram que as suas potencialidades são aproveitadas em harmonia com a preservação da biodiversidade, a proteção costeira e as atividades económicas que aí têm lugar. Tal não é um equilíbrio fácil, mas exige maior esforço das entidades públicas, as quais, historicamente, não têm conseguido promover um clima de confiança e credibilidade na gestão deste espaço lagunar. Importa salientar que a Ria Formosa está sob muitas tensões, aliás como o comprovam vários estudos sobre este objeto e que, nesse quadro, mal se compreende que se avolumem riscos para a sua vitalidade por efeito de fontes de poluição que podem ser controladas e que constituem gritantes violações deste meio ambiente. Está mais que na hora que as entidade públicas: Governo, autarquias e outras, bem como os cidadãos, compreendam que à proteção ambiental se associa a valorização económica como um eixo fundamental para a coesão económica e social dos concelhos tocados pela Ria Formosa. Para isso, impõe-se, desde logo e como medidas prioritárias, a execução do Programa de Dragagens previstas pela Sociedade Polis Ria Formosa, bem como a intervenção nas ETAR e nos esgotos não tratados que poluem a Ria Formosa.”

Noticia retirada doAlgarve Press on linehttps://algarvepressnahora.wordpress.com/2014/02/26/cristovao-norte-psd-quer-politicas-de-valorizacao-do-litoral/
 
Nota do Olhão Livre:Cristóvão Norte é um deputado algarvio eleito pelo Algarve ,que consegue levantar questões muito concretase pertinentes,  no que toca aos problemas da Ria Formosa.
Cristóvão Norte foi o unico deputado que se interessou pela Petição Publica em defesa da Ria Formosa e lutou por ela.
Cristóvão Norte foi o unico deputado,eleitopelo Algarve, que sensibilizado pelos cidadãos e viveiristas revoltados contra os crimes da ETAR Poente de Olhão, pulou a cerca e foi visitar a ETAR assasina,das Aguas do Algarve.
Critóvão Norte, hoje mais uma vez levantou a voz contra os crimes que foram as obras do Polis Ria Formosa, no fecho da Barra da Fuzeta,que a natureza abriu e o Polis ,pela mão dasua presidente Valentina Calixto conluiada com o defunto presidente da CMOLhão F.Leal ,fechou, gastandomassim milhões de euros, para proteger prédios construidos na Zona Ribeirinha da Fuzeta a menos de 10metros do Preia Mar.
As pessoas devem de exigir, que sejam apurada Toda a verdade do gasto de milhões de euros do erário publico,  no fecha e abre barras que foi a pouca vergonha do Polis Ria Formosa na Ilha da Fuzeta.

2 comentários:

Anónimo disse...

A Ria Formosa foi e é o sustento de milhares de pessoas atrevo-me a dizer a galinha dos ovos de oiro, mas infelizmente uma galinha muito mal tratada ultimamente.
Os Planos para as Ilhas que protegem a nossa Ria quando é que são executados?
A Polis Ria Formosa que tem feito pela manutenção deste espaço?
Criam-se Serviços como APAS, POLIS e Outros que mais não servem para emprego(roubo) para o compadrio desta escumalha de politicos.
Entristece-me ver todos os dias a degradação a que a Ria está sujeita e os Organismos tanto Publicos como Privados pouco ou nada fazerem. Todos sacudindo a água do capote, ninguem toma decisões com alguma finalidade, que raio não é necessário ser Drº ou Engº para ver o que está mal.
Já se efeturam tantos estudos tanto em relação ás correntes, como ás deslocações das areias, como á poluição, dentro e fora da Ria. Já chega de estudos meus Srºs chega de tachos para os amigos façam alguma coisa pela ria que a cada dia que passa se vai degrandando e como tal o sustento de muitas familias vai piorando, tudo é possivel conjugar a proteção do Ambiente com todos os seus habitates assim como as actividades hunanas dentro da nossa Ria ISTO SE OS HOMENS QUISEREM.
Trabalhem todos para termos novamente a galinha de ovos de oiro é o que lhes peço.
Sou um Culatrense que vive da Ria e para a Ria. UNEM-SE e REVOLTEM-SE.

Anónimo disse...

cristovao norte foi, é e será um chulo, assim como todos