quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Naufrágio em França pode causar desastre ambiental! E se este naufrágio fosse na Ria Formosa?

Cargueiro espanhol parte-se em dois na costa francesa



Navio não transportava carga, mas os 127 metros cúbicos de combustível  e as 12 toneladas de óleo que contém podem causar um desastre ambiental.
Carolina Reis


Cargueiro espanhol parte-se em dois na costa francesa 
Um cargueiro espanhol partiu-se hoje ao meio no sudoeste da costa francesa. O acidente aconteceu, segundo o jornal "El País", depois do navio bater numa barra da praia basca francesa de La Barre, próxima da cidade de Anglet e perto do porto de Bayonne, para onde se dirigia.
Os 11 tripulantes do "Luno" foram evacuados por dois helicópteros. "Eles estão chocados e cheios de frio ", disse o vice-presidente da câmara de Bayonne, Dallennes Patrick.
O navio não transportava carga, mas tinha nos seus depósitos 127 metros cúbicos de combustível e 12 toneladas de óleo. As autoridades francesas, de acordo com o jornal "Le Monde", lançaram o plano antipoluição marítima para controlar uma eventual fuga de materiais perigosos.
"Nós não sabemos se os depósitos são compartimentados",disse o vice-presidente da Câmara de Bayonne no seu Twitter.
O "Luno" já tinha tido problemas de motor antes do episódio de hoje, adiantou Jean Espilondo, presidente da Câmara de Anglet, à agência de notícias Reuters.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/cargueiro-espanhol-parte-se-em-dois-na-costa-francesa=f854366#ixzz2sTAQxGLJ
Noticia retirada do Expresso on line
Nota do Olhão Livre: E se este naufrágio acontece na  Barra Faro/Olhão à entrada da Ria Formosa?
Onde está o plano de antipoluição maritima para os residuos perigosos?
As autarquias de Faro e de Olhão saberão se este plano existe?Pelos vistos não devem estar muito preocupados com a poluição na Ria, pois Todos os dias as CMOlhão e a CMO poluem a Ria com esgotos Tóxicos como estes que podemos ver nas fotos.
Em Olhão o já celebre esgoto do T situado a menos de 50 metros da sede do IPMA e a 70 metros da Capitania do Porto de Olhão.Este esgoto já estáreferenciado como o local mais fotografado pelso turistas que visitam as ilhas,deve ser por isso que o aprendiz de presidente da CMO faz questão em o preservar.

Foto do esgoto tóxicoem Faro ao lado nascente das ruinas do Moinho de Maré ao pé da  Horta da Areia,epor nós há muito denunciado,infelizmnete só a moto lá não está o veneno essse continua todos os dias a vertere a envenar as Aguas de Producção de Bivalves na ZPE da Ria Formosa.
O actual presidente da C.M.Faro  Rogério Bacalhau afirmou no Face book, que são aguas saponárias.



Sem comentários: