segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

POLUIÇÃO NA RIA FORMOSA CHEGA AOS ALEMÃES


A revista "entedecken sie algarve", publicação para os alemães residentes e visitantes de passagem pelo nosso Algarve, dá a conhecer da forma que se reproduz na imagem, a poluição na Ria Formosa e a contaminação fecal das suas águas. Publicação visível também em  www.entdecken-sie-algarve.com.
Esta publicação assume particular importância pela censura que a generalidade da comunicação social regional faz às denuncias sobre a poluição da Ria Formosa e mais ainda num momento de interdição de apanha de toda a espécie de bivalves, excepto da ameijoa-boa, decretada pelo IPMA, não por haver qualquer foco de contaminação detectado, mas porque aquele Instituto publico não fez o trabalho de casa, isto é, por não ter feito as analises, o que era sua obrigação.
As entidades publicas, Câmaras Municipais, Águas do Algarve, Agência Portuguesa de Ambiente e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, sempre encobriram e branquearam a poluição, chegando-se ao ponto de arquivarem uma queixa feita a proprosito, apesar de reconhecerem o incumprimento dos normativos de descarga. A pouca vergonha leva-os já a reconhecer publicamente os incumprimentos cientes de que nesta republica de bananas, a impunidade é uma imagem de marca.
Uma impunidade resultante dos níveis de corrupção que afectam o País, com escritórios de advogados com "representação" no parlamento, a produzirem leis com alçapões que permite escaparem à acção da Justiça, e à reparação ambiental que toda a população e particularmente os pescadores e produtores de bivalves merecem e têm direito.
Lamentavelmente é a imprensa estrangeira a divulgar o que de mal existe na região, mas em boa hora o faz, para ver se estas entidades ganham um pouco de vergonha na cara. Pode ser que ponde em causa a propaganda da excelência da qualidade das águas balneares, sintam a necessidade de acelerar todo o processo de regeneração ecológica da Ria Formosa.
Daqui enviamos uma palavra de agradecimento à revista por ousar publicar aquilo que outros tentam esconder. Bem hajam!

Sem comentários: