quarta-feira, 17 de setembro de 2014

FUZETA: PESCADORES IMPEDIDOS DE EXERCER A SUA ACTIVIDADE!


A Ria Formosa é, sem sombra de duvida, uma das maravilhas deste País à beira-mar plantado mas, porque mal tratada, pode tornar-se um perigo para quem dela vive.
Os aldrabões da politica, em vésperas de campanha eleitoral tudo prometem e depois nada fazem mesmo que com a sua leviandade ponham em risco a vida dos pescadores.
Em Março de 2010, fruto do vendaval que fustigou a costa algarvia, o mar abriu uma nova barra que nunca deveria ter sido fechada, mas porque poderia pôr em causa os prédios construídos em Domínio Publico Marítimo, Francisco Leal e Valentina Calixto, entenderam-se e mandaram fechar a barra aberta naturalmente e mandaram abrir uma outra que desde o inicio, os pescadores da Fuzeta, contestaram.
E mesmo depois de aberta a nova barra, os pescadores da Fuzeta voltaram a contestar porque em meia duzia de dias ficou impropria para a navegabilidade, como se pode ver em http://olhaolivre.blogspot.pt/2010/12/barra-da-fuzeta-so-funciona-com-mare.html.
No vídeo que hoje editamos, é possível ver os botes à espera que a maré subisse para poderem entrar a barra, porque está, novamente, assoreada. Alguns dos pescadores saltaram para dentro de agua e foi de empurrão que atravessaram a malfada barra, Mas isto são botes, porque se fosse uma barco com um pouco maior de calado, tal era impossível, obrigando-os a deslocar-se para Olhão.
Mas mesmo em relação aos botes se por acaso se levantasse um pouco de vendaval, e uma qualquer onda traiçoeira apanhasse um destes barquinhos de lado, virava-o, podendo originar a morte de quem estivesse a bordo.
Tal como em 2010, a barra não oferece condições de navegabilidade e põe em risco a vida dos pescadores da Fuzeta.
No entanto as entidades publicas com poder na Ria Formosa, particularmente a Agência Portuguesa de Ambiente através dos seus serviços desconcentrados a ARH e a DGRM, a herdeira do extinto IPTM, nada fazem para diminuir o risco de quem, por força das circunstancias não conhece outra vida que não seja o mar.
Dinheiro, esse só abunda para as zonas turísticas, mas para resolver os problemas deste eco-sistema único, não há.
Em 2011, numa acção de puro charme politico, porque o governo de Sócrates já tinha sido mandado às urtigas e as eleições estavam a chegar, o PSD apresentou-se na Fuzeta como se fosse resolver  situação, ficando-se pelo afastamento da Valentina Calixto, como se isso resolvesse o problema dos pescadores.
Daqui a um ano teremos eleições novamente e, porque sabemos que o governo de Passos Coelho não gastar um chavo na barra da Fuzeta, os pescadores podem e devem ir ponderando acções a desenvolver para chamar a atenção do problema nem que para isso seja necessário outro boicote.
REVOLTEM-SE, PORRA!

Sem comentários: