sexta-feira, 12 de setembro de 2014

OLHÃO: ZONA HISTORICA - DESTRUIÇÃO DA CALÇADA PORTUGUESA

Quando se levantou a polémica da substituição da calçada portuguesa pelas famosas placas de chocar, no dizer dos nossos autarcas, nos Largos Históricos, estávamos muito longe de poder imaginar até onde se pretendia levar tal choque.
Pois bem, proposta do Plano de Pormenor da Zona Histórica, a paginas 9, dá-nos a real dimensão do problema, que extravasa e muito os largos da polémica.
Na realidade, a calçada portuguesa vai ser substituída pelas celebres placas em todo o Bairro da Barreta, nos termos dos extractos que a seguir reproduzimos:
" Finalmente temos de referir a definição de um pavimento que cobrirá toda a área de intervenção...
Esse pavimento (...) constituir-se-à como uma entidade comum que une...a Praça da Restauração, a Praça da Igreja Matriz e Museu, o Largo Sebastião Martins Mestre, o novo Largo Dr. Pádua bem como a Praça Patrão Joaquim Lopes, contaminando zonas mais interiorizadas da malha urbana, indo recuperar os pequenos Largos ou praças que já existem ou se criam dentro dessa malha urbana...Esse pavimento deverá ser entendido como um elemento funcional, como uma infra-estrutura alargada a todo o Centro..."
Depois de termos ouvido da boca dos aldrabões que gerem os nossos destinos que a substituição da calçada portuguesa nos Largos Históricos era apenas para chocar, verificamos agora que a onda de choque é bem maior do que aquilo que se dizia.
A destruição da calçada portuguesa é apenas um de entre outros passos que a proposta de Plano nos reserva no que concerne à completa descaracterização da Zona Histórica.
O Povo de Olhão deve pronunciar-se sobre mais este atentado contra a Zona Histórica que os testas -de- ferro dos interesses imobiliários, preparam e chumbar esta aberrante proposta.
REVOLTEM-SE, PORRA!

Sem comentários: