terça-feira, 14 de outubro de 2014

OLHÃO: NOVA LIXEIRA MUNICIPAL?










Tal como prometemos ontem, trazemos hoje, imagens daquilo que parece ser a nova lixeira municipal de Olhão.
Aquando da Urbanização da Quinta João de Ourem, o promotor sabendo o quanto iria ganhar com o cambalacho feito a meias com a Câmara Municipal de Olhão, não enjeitou esforços para que ficasse num brinco, gastando dinheiro que de outra forma competiria ao município, mas dotando-a de uma zona verde que enriquecia a urbanização.
Vendidos os apartamentos e entregues à Câmara Municipal os espaços verdes como determina a Lei nunca mais aqueles espaços foram tratados, tendo sido mesmo votados ao abandono, como tudo o que cai na alçada da autarquia.
As imagens mostram bem a degradação dos espaços verdes, podendo ver-se o estado que as telas e tubagens de rega apresentam e as ervas a crescerem mesmo junto aos prédios ao mesmo que a relva, se é que tal se pode chamar-lhe vai desaparecendo.
Bem protestam os moradores pelo estado de abandono a que a Urbanização chegou mas a aventesma em presidente faz ouvidos moucos.
E se o presidente faz que desconhece a situação ( o vereador Carlos Martins mora na primeira fase) já é tempo da oposição questionar o presidente e perguntar-lhe  que pensa fazer sobre aquilo, ou será que estão todos à espera que se transforme numa verdadeira lixeira?
Os espaços verdes em meio urbano são essenciais para a qualidade do ar, servindo de filtro à poluição mas contribuem também para o arrefecimento do meio tornando a temperatura ambiente mais amena. A relva não será o melhor contributo sendo preferível o arvoredo, até pelo elevado consumo de agua, mas criou-se a moda pela facilidade com que se faz um tapete de relva com placas ou rolos.
Certo é que se faz um investimento daqueles para depois se deixar ao abandono, degradando-se e péssimo para a imagem da cidade em geral e dos moradores em particular.
Que os moradores da Quinta João de Ourem se revoltem contra a Câmara e exijam uma intervenção de reposição dos espaços verdes em condições.
REVOLTEM-SE, PORRA!

1 comentário:

FURÂO disse...

E a culpa do lixo que lá está é da câmara, ou dos porcos dos moradores que jogam tudo pela janela, é porque isso eu já vi alguns a fazer, e agora a culpa é do município, é mas só alguma parte não toda. Se utilizarem as papeleiras e contentores, não havia lixo no chão, ou não será verdade.