domingo, 9 de novembro de 2014

OLHÃO: EM DEFESA DA ZONA HISTORICA

Promovida pela comunidade estrangeira residente em Olhão, realizou-se ontem um encontro de cidadãos na Recreativa Rica para apresentação de um documento que pode e deve servir para participar no processo de revisão do Plano Director Municipal para todos os que estiverem interessados na defesa da Zona Histórica da cidade.
Pela nossa parte, concordando com o conteúdo do documento e com os receios da comunidade estrangeira, pensamos ir mais longe na nossa participação uma vez que o Plano Director Municipal visa todo o concelho e há muito mais para acrescentar quer no que diz respeito à Ria Formosa como à Quinta de Marim e ao que se projecta para a Fuzeta que sofre do mesmo ataque que a Zona Histórica.
O encontro, maioritariamente participado por estrangeiros, reuniu ainda assim um numero apreciável de pessoas, sendo de notar a ausência dos nossos autarcas pouco ou nada interessados na participação das pessoas nestas matérias. E infelizmente a participação dos olhanenses, mais uma vez, foi muito fraca, desvalorizando aquilo que os cidadãos estrangeiros valorizam.
No essencial, a apresentação do documento de forma simples e de linguagem acessível resumiu, e muito bem, a alternativa à destruição programada da Zona Histórica à sua preservação.
Desde sempre que temos defendido que a cidade deve desenvolver-se preservando a sua historia, a sua cultura, o património edificado, humano e gastronómico, as suas caracteristicas, de tal forma que quem nos visite sinta a vontade de voltar ou aqui fixar residência.
A Zona Histórica, só faz sentido de assim ser chamada se mantiver o traçado marcado pelos nossos antepassados, com o seu casario, as suas vielas, as suas tascas e mercearias,e sobretudo o seu Povo. A Zona Histórica deve ser inclusiva, mesclando nacionais e estrangeiros e não exclusiva, ao contrario do que pensam os nossos eleitos, para quem o Povo de Olhão é um empecilho.
Convém aqui recordar, que em sessão de câmara, foi o arquitecto que elaborou o Relatório de Avaliação da Execução do PDM quem deu a conhecer o recurso ao camartelo demolidor para a Zona Histórica assim como a substituição da calçada. Ou seja, a Câmara Municipal de Olhão, embora não tivesse ainda aprovado o Plano de Pormenor para a Zona Histórica, tinha em mente a sua execução, só que a denuncia antecipada nesta pagina provocou uma onda de contestação que obrigou a autarquia a recuar nas suas intenções e pedir a alteração do PP.
Entretanto, avançou para o processo de revisão do PDM, um plano de nível superior ao PP e no qual pretende incluir as indicações deixadas pela proposta do PP da Zona Histórica, tal como se infere do Relatório de Avaliação da Execução do PDM. Por isso a importância da participação dos interessados no processo de revisão do PDM, pelo menos no que respeita à Zona Histórica, podendo obter mais informações em www.algarvedailynews.com, consultando em Latest Features. Podem ainda ser consultadas as paginas do Facebook - I love Olhao, Olhão Livre e Algarve Daily News.
PARTICIPA! 
DE TI DEPENDE O FUTURO DA ZONA HISTÓRICA!

5 comentários:

Armando Baptista disse...

Sou um cidadão, envelhecido na idade, que, fruto de uma "exemplar descolonização", e sentidno-se traido pelas consequencias que daí frutificafram, dando origem ao "exilio" a que muitos milhares de honestos cidadãos se lhes bagteu à porta, português de Angola, ,caiu de "para-quedas" nesta acolhedora cidade de Olhão da Restauração, e que tudo fará, que eseja ao seu alcance, para que aqui se continue a vivder em Paz , Tranquiilidade Sossego...

Armando Baptista disse...

Em aditamento ao meu anterior comentario,aqui fica mais um adicional acerca das gloriosas valentias dos marinheiros olhanenses que, após terem expulsado os invasores franceses, num combate vitorioso na ponte de Quelfes, meteram-se a bordo de um caíque - "Bom Sucesso", a caminho do Rio de Janeiro, afim de darem a noticia da sua valentia, ao Rei D. João VI, exilado no Brasi, e, conforme dados historicos foi este acontecimento o desfraldar da independencia de Portugal.

Anónimo disse...

Realmente... está tudo bem entregue, os partidos da Governação são o que são... e a dita Oposição é o que é..cambada de froxos... tanto: "revoltem-se PORRA" e montam-se ás costas de um grupo de estrangeiros "interessados" na terra... fazendo-nos passar por ignorantes e incapazes mas talvez tenham razão, VERGONHA!
Lolito

Zé do Mar disse...

Cuidado António!
Já sabes o que os Olhanenses fazem quando os estrangeiros se querem imiscuir nos assuntos desta terra! O Napoleão levou um pontapé no traseiro, e os traidores que alinharam com ele, tiveram má sorte. A nossa história de vielas e prostitutas, não tem assim tão grande importância, se alguém tem um plano para valorizar a baixa de Olhão, transformando os cubitos numa zona de prestigio e glamour, deixa trabalha-los.

Armando Baptista disse...

Há dois jornais que se publicam cá na terra,( Olhão da Restauração) que, sem propagandear, recomento que sejam lidos por toda a população local, pois conteem artigos muito interessants e a maioria deles subscritos por Pessoas muito instruidas e conhecedores dos acontecimentos históricos, curiosos:
- "BRISAS DO SUL " e " O OLHANENSE".