sexta-feira, 28 de novembro de 2014

RIA FORMOSA: VÃO MAMAR À CONTA DE QUEM OS PARIU!



Tem hoje inicio o evento Ria Formosa Lab - Conhecer, Conversar e Experimentar organizado pela OPIUM, nada de confusões com charamuga e com a participação do quase todas as entidades ligadas ao ambiente no Algarve.
Tal como indica o projecto, os mamões que vivem e mamam à custa do erário publico, vão conhecer alguns pontos da Ria Formosa dos quais destacamos para o dia de amanhã, o Centro Histórico de Cacela Velha.
Por isso pensámos trazer a lume as politicas, que os mesmos que agora se apresentam como defensores deste património edificado e natural.
As imagens mostram o que foi a destruição da Península de Cacela levada a cabo pelas Sociedade Polis e Administração Regional Hidrográfica, sendo visível na imagem de cima parte dos trabalhos da abertura de uma desastrada barra, sem qualquer estudo de impacto ambiental, numa zona de elevada sensibilidade e classificada como Sitio de Interesse Comunitário, Zona de protecção Especial e integrando a Rede Natura 2000.
Na imagem de baixo, tirada em Junho de 2009 pode ver-se o estado em que se apresentava o cordão dunar da Península de Cacela, enquanto na imagem do meio, e praticamente no mesmo sitio,  depois dos estragos causados pela intervenção humana.
Mas porque os mamões não dão mostras de querer falar dos crimes ambientais ali cometidos, preferindo ver apenas o edificado histórico, queremos lembrar que a destruição do cordão dunar da Península de Cacela pode no curto prazo fazer chegar a agua do mar à base da arriba de arenito, e pôr em risco todo o edificado, incluindo o cemitério local, onde nem os mortos conseguem estar descansados com esta canalha.
Lamentamos que associações ditas de defesa do ambiente se prestem a colaborar nesta palhaçada embora a experiencia nos mostre que estas associações só têm língua quando se trata de interesses privados, mas que quando toca ao estado, de quem recebem subsidios, calam os crimes cometidos.
Será que os artistas que tanto se pronunciaram contra a construção do heliporto na Culatra para servir a sua população, vão abrir a boca nesta oportunidade para denunciar a situação da Península de Cacela, cuja destruição pode por em causa o edificado que agora visitam? Vão aproveitar a oportunidade para falar com as pessoas?
E porque muitos destes pulhas que se juntam neste evento e mais não pensam do que em demolir o edificado das ilhas barreira, não seria bem melhor que aplicassem os dinheiros públicos na renaturalização e valorização do cordão dunar da Peninsula de Cacela, uma medida essencial para a segurança de pessoas e bens de Cacela Velha, afinal aquilo que é anunciado como um dos grandes objectivos da Sociedade Polis?
Vão mamar de quem os pariu!
REVOLTEM-SE, PORRA!

Sem comentários: