quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

O Fascismo está de regresso em Portugal!

Atentados à Democracia nas Escolas 1 - Na Escola Secundária Alves Redol (Vila Franca de Xira) o director da Escola tenta por todos os meios impedir os estudantes de realizarem uma RGA para decidirem o calendário eleitoral para as eleições da Associação de Estudantes! Temos direito a reunir, temos direito a ter Associações de Estudantes, dos e para os estudantes! Comunicado da Lista V:
"COMUNICADO
A única lista que este ano se candidatou às eleições para a Associação de Estudantes da ESAR, a Lista V, foi chumbada pelo director da nossa escola. Isto porque, segundo os Estatutos da AE, nenhum aluno finalista pode candidatar-se enquanto suplente, pois isto não garante a continuidade.
Do ponto de vista da direcção, a nossa lista estava a ir contra os Estatutos.
No entanto, segundo a lei 23/2006 23 de Junho que estabelece o regime jurídico do movimento associativo juvenil diz que, segundo o princípio da Democraticidade, todos os estudantes têm o direito de eleger e ser eleitos. Esquece-se também o Director que, segundo os Estatutos, não é a direcção que verifica a legalidade das listas apresentadas, mas sim a Comissão Eleitoral segundo a lei 23/2006 23 de Junho que estabelece o regime jurídico do movimento associativo juvenil. Mas mais o mais grave disto tudo é que nos Estatutos da ESAR, vão contra a Lei do Associativismo Jovem que diz que as Associações de Estudantes gozam de autonomia, e são os estudantes que têm o direito de tomar nas mãos todo o processo eleitoral. Por isso, perguntamos que legitimidade tem o sr. Director para decidir o que quer que seja quanto à Associação de Estudantes e as listas que concorrem às eleições.
Aquilo com que nos deparamos é nada mais, nada menos do que uma profunda ofensiva aos nossos direitos. Os estudantes não se revém nestes estatutos, que põe em causa a democracia na escola e os direitos dos estudantes.
Convidamos todos os alunos a juntarem-se a nós na Reunião Geral de Alunos que vai ser realizada quinta-feira, dia 11/12, pelas 12h35, no anfiteatro. Todas as faltas serão justificadas ao abrigo do artigo 32º da lei 23/2006 23 de Junho que estabelece o regime jurídico do movimento associativo juvenil que diz que a participação em RGA´s tem as faltas justificadas
EXIGIMOS O DIREITO A CONSTITUIR UMA ASSOCIAÇÃO DEMOCRATICAMENTE E SEM INGERÊNCIAS EXTERNAS"
Retirado daqui
Nota do Olhão LIvre:O Olhão Livre como blog que defende a liberdade ao saber deste atentado à Livre participação dos estudantes num plenário de estudantes,não podiamos deixar passar estes acto de puro fascismo em claro.
O fascismo está de regresso ninguém tenha duvidas, e são essas acções, agora da PSP, que nos levam a afirmar isso,pois a PSP não pode de maneira nenhuma entrar num pelnário de estudantes faz-nos lembar o que fazia a PIDE no tempo do regime fascista de Salazaer e Caetano.
Os estudantes devem dar a devida resposta e denuciar esse acto a todos os portugueses, pois o que se passou hoje em Vila Franca vai-se passar por todo o país, quando outros estudantes se revoltarem em defesa da escola publica que este governo quer acabar..
 

Sem comentários: