quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Barra da Fuzeta visitada por traidores aos Pescadores da Fuzeta.

A Barra da Fuzeta foi ontem mais uma vez visitada por traidores que andam há 40 anos a enganar os pescadores da Fuzeta.

Onde andava essa gente,que agora se arma em defensora dos pescadores da Fuzeta,  quando fecharam a barra que a natureza abriu e o Polis fechou a pedido do  PS em Olhão,com o apoio do PSD e o silêncio da CDU?

Gastaram milhões na Fuzeta a fechar e a abrir barras o resultado está bem à vista.

Na altura os autores do Olhão Livre, fomos os unicos a denunicar o crime contra a natureza que o Polis estava a fazer, pois um programa de renaturalização não devia poder  fechar as barras que a natureza abriu, para depois abrir uma nova barra a cerca de 400metros da barra que fecharam, com o argumento que era preciso defender a zona ribeirinha da fuzeta.

De notar que Sebastião Brás Teixeira, então técnico da ARH e que é hoje o executor do Polis Ria Formosa, e quem manda hoje na APA ex ARH, defendia a mesma posição do Olhão Livre ,pode ver carregando aqui 

 

Pode ver mais afirmações do actual director da APA ex ARH,  aqui as afirmações de Sebastião Brás Teixeira à SIC 

 

O que o pencas Xico Leal então presidente da CMOlhão,  e companhia de aldrabões incluindo o então vereador  Pina, então acérrimos defensores do Programa Polis Ria Formosa, o que essas aventesmas queriam na altura,  era defender os edificios de 5 pisos construidos na Zona Ribeirinha da Fuzeta, com medo que  o mar viesse bater nos prédios, construidos ilegalmente em terrenos do Dominio Publico Maritimo,com o consentimento da então ARH, do PNRF da CCDR e da Capitanias do Porto de Olhão.

Deixamos aqui a foto daquilo a que chamam Barra da Fuzeta e foi retirada da página do face book Vila da Fuzeta


Para quem tem a memória curta aqui fica um artigo feito em 2011.

quarta-feira, 25 de maio de 2011


BARRA DA FUZETA OUTRA VEZ

http://www.youtube.com/watch?v=AlO39OHMcOs&feature=player_profilepage
Mais de seis meses após a inauguração com pompa e circunstancia, da nova Barra da Fuzeta, eis que voltamos ao assunto e pelas piores razões.
A sinuosidade e largura da nova barra, que parece ter sido desenhada pelo engenheiro que projectou a estrada da Serra do Caldeirão, não oferece o mínimo de condições de segurança para a sua navegabilidade. A juntar ao delta de vazante, que obriga a contornar o labirinto criado, as embarcações bastas vezes ficam atravessadas na barra e encalhadas em seco, à espera que um golpe de mar tira a vida daqueles que dela precisam para ganhar o dia-a-dia, os pescadores. E, como se fosse pouco, só os barcos de menor dimensão a podem atravessar e a partir de meia maré.
Por outro lado, e as imagens confirmam-no, a margem terrestre da Ria Formosa está completamente areada desde o molhe nascente do porto da Fuzeta até à Torre de Aires, matando toda a biodiversidade ali existente,de entre as quais, os viveiros de ameijoas.
Quando a descabelada Valentina Calixto e o narigudo Francisco Leal, dois criminosos ambientais, vêm falar na defesa dos interesses das populações locais, constatamos que afinal, mais não fizeram do que acabar com um sem numero de viveiros de ameijoas, prejudicaram gravemente os pescadores, degradaram o ambiente e o eco-sistema da Ria Formosa.
Milhões e milhões do erário publico gastos de forma inútil, em época de vacas magras, e que serão os agora prejudicados chamados a pagar, porque estes políticos de merda ainda não perceberam que não há qualquer incompatibilidade entre as actividades económicas tradicionais da Ria Formosa e o Turismo,antes pelo contrario, são um excelente cartaz de promoção turística. Quem nos visita, não tem hipótese de assistir a uma tal actividade nos seus pontos de origem, como a imagem do homem curvado sobre a terra apanhando o marisco.
Procurar eliminar as actividades económicas tradicionais da Ria Formosa em nome de um pseudo desenvolvimento, do qual apenas temos visto o engordar as algibeiras de alguns poucos na mira do lucro fácil e rápido, revela bem da incapacidade e da péssima qualidade dos nossos irresponsáveis políticos.
Perante isto e à beira de um novo acto eleitoral, os pescadores da Fuzeta, vão cruzar os braços e ficar indiferentes, ou vão lutar, e chamar mais uma vez a atenção promovendo novo boicote às eleições?
Nós apoiamos e apoiamos a luta dos pescadores da Fuzeta, solidarizamos.nos com eles e procuraremos dar mais visibilidade às suas justas reivindicações.
E para começar, porque não participar já na próxima Quinta Feira na concentração do Largo da Pontinha em Faro às 20.30 horas?
Mostremos o nosso descontentamento com aqueles que nos conduziram à miséria!

1 comentário:

Anónimo disse...

Vocês também parecem tomar umas drogas maradas. Há 40 anos metade daqueles deputados não eram nascidos ou ainda nem andavam.

Metam mais tabaco nisso mó.