segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

RIA FORMOSA: ABAIXO O POOC, A POLIS E QUEM OS SUPORTA!

No próximo sábado, 31 de Janeiro, realiza-se no Auditório Municipal de Olhão uma reunião conjunta das associações de moradores das ilhas barreira para uma tomada de posição sobre as demolições e não só.
Em primeiro lugar esclarecer que o Polis é o instrumento financeiro para a execução do POOC, naquilo que interessa às entidades oficiais. É o POOC quem manda demolir as casas e não a POLIS!
O POOC começou a ser elaborado em 1998 embora a sua aprovação date de Junho de 2005, e como tal atravessou vários governos das máfias politicas que têm gerido o País desde aquele longínquo ano de 1998.
À época, os especialistas em erosão costeira admitiam que o edificado na Ilha da Culatra, núcleos da Culatra e dos Hangares.não apresentava sinais de risco por se situarem no lado da Ria, o que não acontecia com os núcleos do Farol e da Praia de Faro.
Foi então apontado o dedo às grandes obras da Barra de Faro/Olhão, aos molhes de Vilamoura e aos esporões de Quarteira e aos molhes da barra de Tavira, como sendo as principais causas da degradação do sistema que é a Ria Formosa.
Porque se levantam algumas vozes favoráveis às demolições e em defesa da renaturalização do cordão dunar como forma de permitir a fruição publica do espaço balnear, devemos esclarecer que o cordão dunar não é nem nunca será para uso balnear, uso esse destinado às zonas de praia. Perante a ameaça de erosão, o cordão dunar não só serve para alimentar a mancha de areal que é a praia como para protecção da Ria.
A estes pseudo-ambientalistas lembramos que as ilhas barreira têm também uma movimento de migração em direcção à terra que é evitado com as dragagens dos canais. Ou seja quando se fala de renaturalizar o cordão dunar, em coerência, deveriam as barras artificiais desaparecer e ao mesmo tempo deixar que a natureza empurrasse as ilhas para terra. Qualquer um, compreenderá que por razões de navegabilidade e das proprias actividades económicas tradicionais da Ria, tal não é possível e menos ainda desejável. Assim, falar-se em renaturalização é completamente despropositado e uma boa forma de esconder outros interesses maiores.
Aliás, quando as entidades oficiais falam no reforço do cordão dunar, mais não fazem do que encher as manchas de areal nas praias com o fito da exploração balnear e dar alguma segurança a bens do Estado, como é o exemplo na Ilha do farol para proteger precisamente o farol, e que levou à construção de um esporão porque o mar ameaçou jogá-lo abaixo.
O POOC foi aprovado em Junho de 2005 e o Polis em Junho de 2008, e portanto desde essa altura que já estava definido o uso do camartelo para a Ria Formosa, mas só em 2009, foram ligadas as condutas de agua e saneamento básico. Só não percebe quem não quer, que interesses ocultos estão por detrás das demolições.
Passados todos estes anos, surgiu uma nova tecnica de defesa costeira, onde os recifes artificiais multi-funcionais têm um papel preponderante. A costa algarvia apresenta caracteristicas adequadas a essa tecnologia, com um mar pouco profundo, o que não permitindo grandes ondas para a pratica do surf permite no entanto aumentar a mancha de areal, evitando o risco para pessoas e bens.
Entretanto, representantes regionais da máfia politica, têm-se pronunciado contra as demolições, alguns apontando eventuais irregularidades da Polis. Mas porque estamos em ano de eleições, seria interessante perceber quem realmente está a favor e contra as demolições. Os moradores das ilhas estão fartos de demagogia e precisam de ser esclarecidos e têm uma boa forma de o saber. Porque não enviam as associações dos diferentes núcleos habitacionais, umas cartinhas a questionar a posição dos grupos parlamentares sobre esta matéria? E se realmente estão contra, porque não pedem a suspensão do POOC e da Polis, uma vez que as perspectivas de desenvolvimento económico, social e ambiental não correspondem à realidade?
LUTEM, CACETE!
SEM LUTA NÃO HÁ VITORIA!
REVOLTEM-SE, PORRA!


4 comentários:

Anónimo disse...

Agora já é tarde mas a que horas será o encontro?

Anónimo disse...

Nunca será tarde para parar o que ainda se pode salvar da MAFIA.
Ao menos para que se tome consciência do que de sinistro é encoberto com algumas verdades.
Quem foram os "autores" do POOC? Quem se aproveita do mesmo?
Um deles, o chefe, está preso,acusado de algo que envergonharia o Al Capone.

Anónimo disse...

Será difícil saber o horário?

Alor disse...

15h. Ver convocatória (p'la Associação de Moradores da Ilha da Culatra) em: https://www.mediafire.com/?fcy545qx5yvqds3

O tempo urge!

Até Sábado,

R.